IMS Paulista: a nova unidade do Instituto Moreira Salles em SP

11

Seríamos nós as últimas paulistanas apaixonadas por fotografia a conhecer o IMS Paulista, a nova unidade do Instituto Moreira Salles em SP?!

Para garantir que não, separamos uma tarde para conhecer do começo ao fim, o novo centro cultural dedicado à fotografia, um dos meus assuntos favoritos, que chegou para abrilhantar a já brilhante avenida mais bonita do Brasil Avenida Paulista.

IMS Paulista, a nova unidade do Instituto Moreira Salles em SP

IMS Paulista: a nova unidade do Instituto Moreira Salles em SP

Como eu já te falava, o prédio do Instituto Moreira Salles em SP fica na Avenida Paulista, número 2424, pertinho da Rua da Consolação e foi inaugurado recentemente, no dia 20 de setembro de 2017.

Com arquitetura moderna e espaços abertos para a cidade, o prédio do novo IMS em SP é deslumbrante. É impossível não se impressionar com sua estrutura translúcida e suas vistas!

IMS Paulista, a nova unidade do Instituto Moreira Salles em SP

A recepção e a Praça IMS

Ao lado da recepção do IMS, ficam: a Praça IMS, um espaço aberto e de convivência para os visitantes, o café Balaio, que oferece lanchinhos rápidos e uma loja da Livraria da Travessa.

IMS Paulista, a nova unidade do Instituto Moreira Salles em SP

IMS Paulista, a nova unidade do Instituto Moreira Salles em SP

Devagarzinho, depois do assombro de modernidade arquitetônica, fomos desvendando o que realmente importa aqui: a fotografia. E não tem pra ninguém! Tem?!

A programação do IMS Paulista

Você pode conferir a programação completa do IMS SP no site oficial.

IMS Paulista, a nova unidade do Instituto Moreira Salles em SP


Confira também a nossa Agenda SP, com a melhor programação da cidade!


O que ver no IMS Paulista

Os Americanos, de Robert Frank

Pra começar, a exposição inaugural do IMS em SP, “Os Americanos”, do fotógrafo Robert Frank é tiro certeiro direto e reto no rumo do coração.

IMS Paulista, a nova unidade do Instituto Moreira Salles em SP

Robert Frank é um dos maiores fotógrafos do século XX e ‘Os Americanos’ é um clássico. Ver essas fotos e histórias tomarem conta do espaço dessa maneira é inebriante.

A última vez que senti essa euforia foi quando visitei a galeria de Claudia Andujar no Inhotim. É um sentimento de estar imersa no resultado da inspiração desses grandes fotógrafos. É a materialização dessa inspiração. Arrepiei.

IMS Paulista, a nova unidade do Instituto Moreira Salles em SP

Só pra te dar um panorama geral, sem muito spoiler, a exposição é um conjunto de imagens produzidas em uma viagem de 9 meses pelos Estados Unidos entre 1955 e 1956 sem rumo e sem direção.

Frank fez mais de 27.000 fotografias da ‘vida como ela é’ e inaugurou a street photography, fotografia de rua, rompendo com padrões e ‘regras fotográficas’ e colocando a sua assinatura nas fotografias.

As fotos são espetaculares e o vídeo sobre a exposição é IMPERDÍVEL! Escutar um fotógrafo como Robert Frank falar de sua obra é uma verdadeira aula, não desperdice, hein?!

IMS Paulista, a nova unidade do Instituto Moreira Salles em SP


E por falar em fotografia, você já conhece nossa série Fora de Foco?


Corpo a Corpo

A exposição apresenta um recorte da nova produção brasileira em fotografia, cinema e vídeo.

IMS Paulista, a nova unidade do Instituto Moreira Salles em SP

Os trabalhos de Bárbara Wagner, Garapa, Jonathas de Andrade, Letícia Ramos, Mídia Ninja e Sofia Borges nos conduzem a uma viagem pelos tempos atuais utilizando diferentes suportes para fotografia e vídeo.

IMS Paulista, a nova unidade do Instituto Moreira Salles em SP

IMS Paulista, a nova unidade do Instituto Moreira Salles em SP

IMS Paulista, a nova unidade do Instituto Moreira Salles em SP

Acredito que você já esteja morrendo de vontade de conhecer o IMS em SP, né?! Mas se ainda não se convenceu, calma, tem mais!

IMS Paulista, a nova unidade do Instituto Moreira Salles em SP

The Clock

‘The Clock’ é uma videoinstalação do artista Christian Marclay, que tem 24 horas de duração e usa cenas de programas de televisão e filmes para ilustrar cada minuto do dia, em tempo real. Surreal!

Outras atividades

O IMS Paulista também vai promover cursos, workshops e palestras e oferece aos apaixonados por fotografia, uma biblioteca totalmente dedicada a publicações fotográficas. É muito amor, né?!

Restaurante e Café Balaio

Pra fechar com chave de ouro, o premiado chef Rodrigo Oliveira comanda o restaurante e o café Balaio, no térreo do IMS Paulista.

Quanto custa?

Ufa!! Quanta coisa legal! E sabe o que é melhor?! As exposições e a visita ao IMS Paulista têm entrada gratuita!

IMS Paulista, a nova unidade do Instituto Moreira Salles em SP


Em shows, cursos e determinados eventos, ingressos podem ser vendidos online ou senhas são distribuídas gratuitamente meia hora antes do início da atividade.


Horário de funcionamento do IMS Paulista

O IMS Paulista funciona de terça a domingo, das 10h às 20h; quinta, das 10 às 22h; e feriados (exceto segunda), das 10h às 20h.

Como chegar?

O melhor jeito pra chegar até o IMS, na Avenida Paulista é de metrô. A estaçõe Consolação (Linha 2 – Verde) e Paulista (Linha 4 – Amarela), ficam a menos de 5 minutos a pé do IMS Paulista.

Se você preferir chegar até aqui de ônibus, pode usar o

Ponto da Praça do Ciclista: 669A-10 Terminal Princesa Isabel | 917H-10 Terminal Pirituba | 875A-10 Perdizes | N506-11 Metrô Vila Madalena | 175P-10 Metrô Santana | 874T-10 Lapa | 805L-10 Aclimação | 874C-10 Metrô – Trianon – Masp | 917M-10 Morro Grande | 975A-10 Vila Brasilândia | 875H-10 Term. Lapa | 875P-10 Metrô Barra Funda | 877T-10 Vila Anastácio

Ponto Paulista Bairro/Centro: 178L-10 Lauzane Paulista | N801-11 Terminal Parque Dom Pedro II | 7545-10 Praça Ramos de Azevedo | 702C-10 Metrô Belém | 778R-10 Terminal Princesa Isabel | 7272-10 Praça Ramos de Azevedo | 8700-10 Praça Ramos de Azevedo | 702U-10 Terminal Parque Dom Pedro II | 7458-10 Estação da Luz | 8705-10 Anhangabaú | 7903-10 Praça Ramos de Azevedo | 701A-10 Parque Edu Chaves | 909T-10 Terminal Parque Dom Pedro II | 7267-10 Praça Ramos de Azevedo | 7282-10 Praça Ramos de Azevedo | 7411-10 Praça da Sé | 8700-21 Praça Ramos de Azevedo | 7281-10 Praça Ramos de Azevedo

O IMS Paulista também oferece um bicicletário, aberto das 10h às 20h.*


*Informações do site oficial do IMS Paulista


Já conhece a Cabify?!

Na onda dos aplicativos de motorista, você já conhece a Cabify?! Cadastre-se através deste link e ganhe R$15!!

Onde Se Hospedar na Avenida Paulista

A região da Avenida Paulista é uma das melhores regiões pra se hospedar em São Paulo. Você pode encontrar ótimos preços no Ibis São Paulo Paulista e no Ibis Budget SP Paulista, na Consolação, ou no Ibis Budget SP Paraíso, lá na outra ponta da avenida.

Meliá Paulista, Mercure Sao Paulo Paulista e Golden Tulip São Paulo Jardins também são ótimas opções na região da Bela Vista. Se tiver em busca de uma opção mais requintada, pode se hospedar no clássico Maksoud Plaza ou o super charmoso L’Hotel PortoBay São Paulo.


Leia também: 5 dicas de onde ficar em SP para assistir aos shows no Allianz Parque


Semana Sampa

Você já conhece nosso projeto Semana Sampa?!

Segunda-feira em SP

Leia mais sobre São Paulo!

Onde comer em São Paulo:

Onde se hospedar em São Paulo:


Salve essas dicas no Pinterest e aproveite todas as nossas dicas por lá!


Gostou da dica?!

Usando nossos links pra encontrar ofertas de hospedagem e alugar um carro durante sua viagem. Assim você ajuda a manter o Tô Pensando em Viajar e não paga nada mais por isso!


Siga o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais:

FACEBOOK, INSTAGRAM e TWITTER


Compartilhar
Alessandra Fratus

Viajante, fotógrafa, e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!

11 COMENTÁRIOS

  1. Estou louca pra ir ao IMS e seu post piorou meu estado! E está super completinho, parabéns!
    Você viu o trabalho do artista alemão Micahel Wesely que instalou câmeras para registrar a construção do prédio desde 2014? O projeto se chama Câmera Aberta.

  2. Adoraria ver essa série de fotos dos americanos, já que a sociedade dos anos 50 seria diametralmente oposto à nossa. Para além disso, acho as fotografias a preto e branco um charme.
    E que maravilha não ter que pagar para desfrutar destas maravilhas.
    Abraço

  3. Que interessante! Estava justamente planejando o que fazer em Sampa na minha próxima viagem. Já vou colocar essa dica! Amei a exposição!

  4. Muito interessante a exposição e o espaço, confesso que não tinha ouvido falar. Vou colocar aqui na agenda pra visitar na próxima ida a Sampa. O melhor de tudo é ser grátis, abs

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome