3 cidades para visitar no litoral sul do ES

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

O Espírito Santo tem seus encantos e uma visita ao litoral sul do ES é uma boa pedida para uma viagem de fim de semana ou feriado prolongado.

Estive no Espírito Santo para participar da segunda edição do Pocando no ES, um encontro que reuniu blogueiros de viagem de vários cantos do Brasil com a proposta de mostrar algumas das belezas desse estado.

3 cidades para visitar no litoral sul do ES

Em 2 dias visitamos lindas praias, comemos muitíssimo bem, passeamos e conhecemos um pouco sobre o Espírito Santo. Foi uma experiência maravilhosa que deixou um gostinho de quero mais!

Visitamos 3 municípios do litoral sul do ES:

Como se locomover pelo litoral sul do ES?

Esse é o roteiro perfeito para uma road trip! Tem praia, tem mar e alugando um carro você pode parar onde quiser e fazer tudo no seu tempo.

Use o o site da Rentcars para economizar tempo e dinheiro, comparando preços de diferentes locadoras em uma única plataforma.

A Rentcars é uma empresa brasileira que garante o melhor preço, as melhores condições, com pagamento em real, parcelado no cartão de crédito e sem iof. Aproveite!

FAÇA UMA COTAÇÃO


Use o mapa interativo no final do post para organizar a sua viagem pelo litoral Sul do Espírito Santo


 3 cidades para visitar no litoral sul do ES

» Marataízes, a pérola sul capixaba

Marataízes fica a 127 Km de Vitória, a capital capixaba e a viagem até lá dura pouco mais de 2 horas de carro pela Rodovia do Sol (ES-060).

3 cidades para visitar no litoral sul do ES

A cidade é turisticamente conhecida como a “Pérola Sul Capixaba” e ganhou esse nome por conta de sua grande produção de abacaxi ‘pérola’, e por esse mesmo motivo também é conhecida como terra do abacaxi.

O que fazer em Marataízes

» Trapiche

3 cidades para visitar no litoral sul do ES

Nossa primeira parada, em Marataízes, foi para conhecer o conjunto arquitetônico formado pelo Trapiche e pelo Palácio das Águias, tombado como patrimônio cultural.

Essas duas edificações datam do século XIX e tiveram grande importância para o desenvolvimento da região.

O Trapiche foi construído pelo Barão de Itapemirim com a finalidade de armazenar as mercadorias escoadas pelo Porto e também abrigava o escritório de controle aduaneiro.

Com a construção das estradas de ferro e de rodagem o Trapiche foi sendo cada vez menos utilizado até ser totalmente desativado. Sobraram suas ruínas.

» Palácio das Águias

O Palácio das Águias por sua vez foi restaurado e hoje em dia abriga uma biblioteca municipal. No passado o local funcionava como casa de passagem dos viajantes. É possível visitar o Palácio das Águias e conhecer um pouco mais da história do lugar.

3 cidades para visitar no litoral sul do ES

» Praia e Lagoa do Siri

O belo cenário não poderia ser mais convidativo, de um lado a praia e do outro a lagoa, água salgada e água doce separadas por uma faixa de areia dourada.

3 cidades para visitar no litoral sul do ES

Deve ser essa combinação que faz desse lugar um dos mais visitados de Marataízes e que na alta temporada fica lotado de visitantes.

3 cidades para visitar no litoral sul do ES

Visitamos a Lagoa do Siri num fim de semana de abril e por ser baixa temporada o movimento estava bem tranquilo e confesso que me deu vontade de passar ali uma manhã inteira.

O lugar conta com uma boa infraestrutura, vários restaurantes e bares ficam na beira da Lagoa e oferecem cadeiras e guarda-sol para você aproveitar o dia.

3 cidades para visitar no litoral sul do ES

E foi ali que avistei o primeiro letreiro #amors2es, mereceu uma foto!

3 cidades para visitar no litoral sul do ES

» Praia das Falésias

Uma paradinha na Praia das Falésias vai bem para admirar a beleza desses paredões avermelhados desenhados pela ação do mar. É bonito de se ver.

3 cidades para visitar no litoral sul do ES

A Praia das Falésias fica a cerca de 6 km da Lagoa do Siri, na Rodovia do Sol sentido Rio de Janeiro.

Onde ficar em Marataízes

Se você quiser aproveitar mais a cidade, o ideal é se hospedar lá. Boas opções de hospedagem em Marataízes, são: Pousada Portal da Barra (★ 8.1) e Pousada Cia do Peixe (★ 7.8).

Avaliação no Booking.com


Encontre outras ofertas de hospedagem em Marataízes


Você já pensou em fazer seguro viagem nacional?

Além de assistência médica e odontológica, o seguro viagem nacional oferece outras coberturas importantes, como: reembolso de despesas por atrasos ou cancelamentos de voo, dano ou extravio de bagagem e até mesmo cancelamento de viagem.

Tudo isso por um investimento de menos de R$5 por dia de viagem! Não perca tempo e faça já uma cotação no site da Seguros Promo com até até 10% de desconto!

QUERO DESCONTO


Leia também: 5 razões para fazer seguro viagem em viagens no Brasil


» Anchieta – Litoral Sul do ES

Deixamos Marataízes e partimos rumo ao município de Anchieta. Depois de uma viagem de aproximadamente 1 hora chegamos ao balneário de Iriri, localizado a 80 km de Vitória, com ótimos restaurantes e hotéis.

3 cidades para visitar no litoral sul do ESIriri tem 4 praias: Santa Helena, Namorados, Areia Preta e Costa Azul.

O que fazer em Iriri

» Santuário Nacional de São José de Anchieta

Uma visita ao Santuário Nacional de São José de Anchieta é interessante para se conhecer um pouco da história dos jesuítas no ES e sobre a vida de José de Anchieta.

3 cidades para visitar no litoral sul do ES

O complexo abriga Museu, Ruínas Arqueológicas, Igreja, o cubículo de José de Anchieta, o Coro e a Torre Sineira e está aberto para visitação diariamente das 8 às 17h.

» Passeio de barco pelo rio Benevente e visita às ruínas do rio Salinas

Um passeio que adorei fazer em Anchieta foi de barco pelo Rio Benevente e por seu afluente, o Rio Salinas, com direito a visita às misteriosas Ruínas do Rio Salinas.

São 32 colunas feitas de pedra, conchas e óleo de baleia. No meio do mato.

3 cidades para visitar no litoral sul do ES

As ruínas cuja hipótese mais provável é de que sejam de uma antiga salina clandestina, foram tombadas como Monumento de Valor Histórico e Cultural. Há ainda quem acredite que sejam ruínas de uma igreja ou construção jesuítica inacabada.

O percurso de barco leva cerca de 40 minutos, até chegar ao local onde ficam as ruínas e então o barco atraca e você percorre a pé uma trilha de aproximadamente 200 metros.

3 cidades para visitar no litoral sul do ES

3 cidades para visitar no litoral sul do ES

Onde ficar em Iriri: Hotel Espadarte

O Hotel Espadarte (★ 8.6) é uma excelente opção de hospedagem em Iriri.

3 cidades para visitar no litoral sul do ES

O hotel fica na praia da Areia Preta, é bastante confortável e tem vista para a praia da Areia Preta. Além disso oferece aos hóspedes uma deliciosa piscina.

3 cidades para visitar no litoral sul do ES

Outras boas opções de hospedagem em Anchieta, são: Hotel Ponta de Ubu (★ 9.1) e Pousada Santa Helena (★ 8.5)


Encontre outras ofertas de hospedagem em Anchieta


Onde comer em Iriri: Restaurante Recanto da Pedra

Também em Iriri conhecemos o Restaurante Recanto da Pedra. Foi lá que provei a famosa torta capixaba, prato típico servido na Semana Santa.

3 cidades para visitar no litoral sul do ES

O restaurante é super agradável e tem vista pro mar, vale a visita!


» Guarapari, no Litoral Sul do ES

Era final do dia, o sol já estava se despedindo quando seguimos viagem por cerca de 20 minutos até o município de Guarapari, uma das cidades turísticas mais importantes do Espírito Santo, localizada a 60 km da capital Vitória.

Guarapari é conhecida como ‘Cidade Saúde‘ devido às propriedades medicinais das areias monazíticas de suas praias.

3 cidades para visitar no litoral sul do ES

O que fazer em Meaípe

Meaípe é um badalado balneário pertencente a Guarapari,  a 9 km do centro do município e possui alguns dos melhores restaurantes para se comer a famosa moqueca capixaba!

» Praias da Enseada Azul

Comece seu passeio pelas praias de Meaípe na Enseada Azul e suas três praias: Praia dos Padres, Praia de Bacutia e Praia de Peracanga. Se você curte tranquilidade recomendo as praias da Enseada Azul já que as praias do centro de Guarapari são mais movimentadas.

Praia dos Padres

Eu estava doida pra entrar no mar e foi na tranquila Praia dos Padres que realizei meu desejo. A mistura de mar + areia + árvores é o que torna essa praia especial. Um pedacinho do paraíso.

3 cidades para visitar no litoral sul do ES

A praia é meio escondidinha, e pra chegar lá é preciso descer uma escada. Não é algo cansativo e certamente você não vai se arrepender!

Uma delícia passar o dia ali curtindo a água do mar, tomando sol em suas areias ou mesmo relaxando na sombra das árvores que fazem toda a diferença dessa praia.


Uma boa opção de hospedagem na Praia dos Padres é a Pousada Enseada do Corsário (8,2)


Praia de Bacutia

Após o delicioso banho de mar continuamos o passeio pelas praias da Enseada Azul. A segunda praia visitada no domingo foi a Praia de Bacutia.

Praia linda, com mar tranquilo e águas transparentes. É uma ótima pedida!

3 cidades para visitar no litoral sul do ES

Praia de Peracanga

Mais uma praia deliciosa! A Praia de Peracanga também conhecida como Mucunã é rodeada por prédios de alto padrão.

3 cidades para visitar no litoral sul do ES

Que vontade de voltar pro litoral sul do ES e curtir mais essas praias!

» Praias do Centro de Guarapari

Se você gosta de burburinho as praias do centro de Guarapari são ideais, elas possuem ótima infraestrutura com muitas opções de bares e quiosques e um calçadão bem iluminado durante a noite. Dá pra curtir o dia todo!

Praia da Areia Preta

A Praia da Areia Preta é a mais famosa de Guarapari. Suas areias monazíticas possuem propriedades terapêuticas capazes de tratar doenças como reumatismo e artrite.

3 cidades para visitar no litoral sul do ES

É muito comum encontrar pessoas sentadas ou até mesmo cobertas por sua areia escura.

Praia das Castanheiras

A Praia das Castanheiras é a mais frequentada do centro de Guarapari. Com castanheiras por todo seu percurso, o que garante uma sombrinha boa, e recifes que formam piscinas naturais é uma praia super recomendada para crianças.

3 cidades para visitar no litoral sul do ES

Praia dos Namorados

A Praia dos Namorados é pequena, com águas calmas e clima aconchegante. Fica bem ao lado da Praia das Castanheiras e é uma ótima opção para curtir e relaxar.

3 cidades para visitar no litoral sul do ES


Uma boa opção de hospedagem na Praia dos Namorados é o Hotel Atlântico (★ 8,5)


Praia das Virtudes

Mais uma praia deliciosa do centro de Guarapari. A Praia das Virtudes é pequena e com essa formação de enseada que faz com que o banho seja tranquilo.

3 cidades para visitar no litoral sul do ES

Onde ficar em Meaípe: Bistrô e Pousada Orquídea Café

Em Meaípe nos hospedamos na charmosa Pousada Orquídea Café, uma ótima dica pra quem quer curtir com tranquilidade as atrações de Guarapari.

O Bistrô e Pousada Orquídea Café (★ 8.6) fica afastado da praia e por isso é importante estar de carro para se hospedar na pousada ou mesmo provar as delícias do charmoso bistrô. O local fica no alto e tem uma vista lindíssima.

3 cidades para visitar no litoral sul do ES

A pousada é puro charme, todos seus ambientes são muito bem decorados e aconchegantes. E tem piscina!

3 cidades para visitar no litoral sul do ES

A pousada possui poucos apartamentos. Fiquei em uma suíte com cara de novinha, cama de casal confortável, tv, frigobar, ar condicionado e banheiro espaçoso. Os quartos são simples porém com todo o necessário para uma boa hospedagem e o café da manhã é ótimo!

Onde comer em Guarapari: Moqueca capixaba no Restaurante Gaeta

Que tal uma moqueca capixaba para fechar com chave de ouro o passeio pelo litoral sul do ES?!

3 cidades para visitar no litoral sul do ES

Fomos experimentar o tradicional Restaurante Gaeta, em Guarapari.

3 cidades para visitar no litoral sul do ES

E até moquequinha de banana experimentamos! Tudo uma delícia!

3 cidades para visitar no litoral sul do ES


Leia também: Onde ficar em Vitória e Vila Velha no Espírito Santo


 3 destinos no litoral sul do ES para o final de semana | No Mapa


Leia também: Como usar um mapa personalizado do Google para organizar seu roteiro de viagem


Salve essas dicas no Pinterest!

3 cidades para visitar no litoral sul do ES


3 cidades para visitar no litoral sul do ES


Sofia Conchester
Sofia Conchester
Publicitária e produtora cultural. Escreve, pesquisa e produz. É ela que comanda as redes sociais do Tô Pensando em Viajar e se tem foto de comida, pode apostar que a fome é dela!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

  1. Sou Mineiro, da Região Leste do Estado. Amo o Estado do Espírito Santo pelas suas caracyerísticas próprias.
    Cidades encantadoras, a Capital, um espetáculo de beleza.
    Vale a pena conhecer este estado mergulhado na imensidão do nosso Brasil.

  2. Ai quanta coisa maravilhosa para ver no Brasil!!!! Tenho de regressar e explorar um pouco melhor esta região e visitar estas 3 cidades do litoral. Adorei.

  3. Que lugar lindo! O Espirito Santo é um dos poucos estados brasileiros que não conheço. Depois dessas fotos deu muita vontade.
    Obrigado por compartilhar.

    • Eu que agradeço a visita! Pois é, eu demorei pra conhecer esse estado e quero voltar logo.Vale muito a pena.

  4. Eu devo a mim mesma uma viagem com mais tempo ao Espirito Santo. Só tive uma passagem rápida por Vitoria (só na cidade mesmo), e uma temporada em Domingos Martins. Litoral não conheço nada e pelo visto tô perdendo muuuuito. Meu marido sempre me disse q Guarapari é lindo, e pelas suas fotos achei Marataizes tão simpatica :) Quero!!!

    • Olha, vou te dizer que você não vai se arrepender, Klecia! E eu doida pra ir pra Domingos Martins, você gostou de lá? E também quero conhecer o litoral norte que também é lindo.

      • Eu moro no ES aqui tem lugares maravilhosos para conhecer praia secreta . praia da costa e por ai temos muitas cachoeiras lindas também , Domingos Martins e muito lindo .precisa só ser mas divulgado o turismo .temos a festa da polenta , temos a festa da torta do Morango , e varias outras festas espetaculares .

        • Maria Zezinha, o Espírito Santo merece muito ser mais divulgado, tem lugares fantásticos. Eu quero muito voltar e anotei suas dicas. Muito obrigada! Feliz 2019!

    • OLÁ SOFIA, KLÉCIA. Acabei de chegar de ES a uma semana. Havia visitado 3 vezes, sendo que aprendi a gostar mais e a escolher tb, rsrs. Saiu hoje resultado de qualidade da água das praias do estado. Graças. As que escolhemos estão dentre as mais próprias para banho, sendo as de Nova Guarapari as melhores. Veja vídeos de lá. Amei todas. Peracanga, Bacutia, Guaibura, Mucunã. Faltou ir na Dos Padres. Iriri e Castelhanos tb fomos. Amei. Havia ido a 9 anos em Castelhanos. Lá vc tem 3 opções, eu classifico: parte da orla à esquerda com piscinas naturais e pedras, corais, onde é muito bom para brincar nos pocinhos com crianças, mas com muito cuidado para não machucar os pés. Está em frente a toda ótima estrutura do local, cara, em alta temporada, rsrs. À direita da praia, após 14 h aproximadamente, o nível vai subindo e forma muitas ondas que todos gostam de “surfar” e pular. Um numero sem fim de crianças, até assustei. Caminhando pela praia, à direita, um pouco mais afastado das barracas, vc encontra pedras, mas com piscinas naturais maiores e mais vazias. Para quem não nada ou só para curtir, dá para se esbaldar até a maré subir, em torno de 16-17 h. Tenha cautela porque sobe rápido. As formações de corais claros e escuros, as águas claras dão excelentes fotos. Iriri tem uma estrutura muito boa para alimentação a noite. E praias com e sem ondas. Estivemos 2 dias na praia de Areia Preta em Iriri. Linda. Subir, com cuidado, e contornar as pedras te dá um cenário lindo do mar. tanto à direita e esquerda da praia. À esquerda chega-se pelas pedras com visão para praia da Costa Azul. Pedras ficam quentes com o calor e não convém ir sozinha. O que achamos estranho é que a praia de Areia Preta, sem ondas, dá para curtir como uma lagoa, mas tinha uma gordura visível, visto de dentro da água. Não entendemos vindo de onde. Nenhuma outra nós observamos. Tem outras muito boas, como Setiba, Três Praias e Dunas de Itaúnas. VALE A PENA CONHECER SIM.

  5. Não sei do que eu gostei mais nesse texto! As praias ( a praia da Falésia e do Siri me ganharam especialmente)? A comida (preciso provar a moqueca capixaba!!!!)? Alias, eu sei sim: as ruínas do Trapiche. Tenho especial apreço por ruínas! :)

  6. Oi Sofia. Das três cidades, só conheço Guarapari. Fui correr em Vitória e denos um pulo rápido a Guarapari. Inclusive comi no restaurante Gaeta uma moqueca show. Preciso voltar com calma para conhecer os outros locais. Parabéns pelo post!! Abraços. Carolina.

    • Nossa, só de lembrar da moqueca do Gaeta eu já salivei, rs. Boa demais! Esse litoral sul tem muito lugar bonito, vale uma nova visita. Um abraço e obrigada!

    • Fui uma vez só e já me apaixonei, tem muitos lugares lindos e além de praias tem a parte da serra que dizem ser linda.

  7. Wou quanto lugar massa para conhecer no Espírito Santo. Sou mineiro e moro perto de BH… ES nem é tão longe assim para mim… já tá passando a hora de eu conhecer esse Estado incrível!

    Um abraço e parabéns pelo post. Está show!

    • Muito obrigada!! Olha que os mineiros gostam muito de curtir as praias do ES, você tá perdendo tempo, rs. Uma delícia de estado.

  8. Post muito bom, super completinho! Não conheço quase nada sobre o Espírito Santo, e fiquei com vontade depois das belas fotos e dicas que você deu =)

    • Pois é, é um estado que não é muito conhecido e que tem lugares lindos, pode incluir na sua lista que não vai se arrepender. Obrigada!!

  9. Confesso que nunca tinha ouvido falar de qualquer uma dessas belas terrinhas. Se o texto me dá vontade de explorar as três, as fotos fazem com que a vontade de partir seja JÁ!! Maravilha… dica anotada :)

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM