Tour no Eataly SP: Uma experiência gastronômica memorável!

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Sou fã do Eataly. Conheci primeiro a loja de Nova York e me apaixonei. Depois experimentei a de Dubai. E quando a loja de São Paulo abriu, foi uma emoção! Hoje em dia, me sinto praticamente em casa lá. Mesmo assim, me surpreendi muito durante o Tour no Eataly SP, que eu nem sabia que existia.

A ação foi uma parceria entre o Eataly Brasil e o Vem pra Sampa, meu!, e ofereceu uma experiência gastronômica memorável para 20 blogueiros de viagem em uma das unidades do Eataly mais criativas do mundo. Olha só o vídeo resumão com toda a nossa experiência durante o tour no Eataly SP!


Eataly?!

O nome Eataly é a fusão de EAT (comer) + ITALY (Itália) – Ahhh, a Itália! -, e como eles mesmos dizem: ‘A ideia por trás do Eataly é muito simples: reunir todos os alimentos italianos de qualidade sob o mesmo teto, um lugar onde você pode comer, comprar e aprender.’


O que é o Eataly?

Muito mais que um mercado de produtos italianos, o Eataly também está envolvido com a produção de uma série de alimentos e bebidas de alta qualidade, e apesar de ser uma marca global, eles se preocupam muito com a questão do consumo sustentável e com o pequeno produtor local.

Tanto, que cada loja tem uma boa dose de autonomia pra fazer escolhas sobre produtos, divulgação e cardápios baseadas em características locais de cada cidade, cada país.

Tour no Eataly SP


Eataly SP

Quem não se lembra das imensas filas que se formaram em frente ao Eataly SP na sua inauguração?!

A tão esperada ‘única unidade do Eataly no Brasil‘ e primeira loja na América Latina não podia ser diferente. Ela ocupa belíssimos 4.500 metros quadrados, que abrigam 13 pontos de alimentação (8 restaurantes variados) e um mercado gastronômico com mais de 7.000 produtos.

Tour no Eataly SP

Eataly no Mundo

Como eu já falei, você pode encontrar lojas do Eataly pelo mundo todo: Itália, Japão, Estados Unidos, Dubai, ou Istambul e não importa em qual delas você vá, vai sempre encontrar qualidade e aquele conforto que só a comida italiana pode te oferecer!


Aproveita que estamos falando de Itália e vai conhecer nosso Roteiro de 2 a 5 dias no Lago di Garda, uma das regiões mais lindas do país da bota.


Eataly e a renovação da Santa Ceia

A mais recente ação do Eataly foi anunciada no dia 19.4, pelo seu fundador, Oscar Farinetti, durante uma coletiva de imprensa que aconteceu simultaneamente em Milão, Nova York e São Paulo. O Eataly irá doar 1 milhão de euros para ajudar na conservação de uma das mais belas obras de arte já criadas pelo homem, ‘A Última Ceia‘, de Leonardo Da Vinci.

Projeto ‘Una cena da non perdere’

Estivemos no Eataly SP pra assistir ao vivo a apresentação do projeto ‘Una cena da non perdere‘, ou em bom e velho português, ‘Um jantar que não se deve perder‘, que pretende aumentar o acesso de visitantes a esta incrível obra de arte, que fica exposta em uma sala, o ex-refeitório do convento Santa Maria delle Grazie, em Milão.

Atualmente, a visitação à obra é bastante restrita. Para você ter uma ideia, pouco mais de 1.000 pessoas podem visitar a obra por dia, em datas específicas, já os pedidos para conhecê-la somam mais de 2.000.000 por ano!!!

Tour no Eataly SP

A restrição nos acessos se dá pela própria fragilidade da obra. Mas como disse o próprio Oscar Farinetti durante a coletiva: “Essa será a primeira restauração ambiental que garantirá que a obra tenha outros cinco séculos de vida e, por mais de 500 anos, a humanidade não perderá essa ceia”.

O projeto de restauração ambiental, que permitirá a limpeza de 10 mil metros cúbicos de ar por dia da sala onde a obra está exposta, foi idealizado pelo Ministério dos Bens Culturais da Itália em parceria com alguns dos melhores institutos de pesquisa italianos, como o Politécnico de Milão e a Universidade de Milano-Bicocca e do mundo, com participação da Universidade de Hong Kong.

Estavam presentes na Coletiva o Ministro dos Bens Culturais da Itália, Dario Franceschini, o escritor italiano Alessandro Baricco, o vigário episcopal para a Cultura da Arquidiocese de Milão, monsenhor Luca Bressan e a diretora do ‘Cenacolo Vinciano‘, Chiara Rostagno.


Quer conhecer o país ‘mais gostoso’ do mundo?! Confere nosso Roteiro de 10 dias na Itália!


Tour no Eataly SP: Experiência Gastronômica Memorável

Voltando ao nosso Tour no Eataly SP, fomos recebid@s pela simpaticíssima Olivia Vachon, gerente de eventos do Eataly SP, que nos deu uma verdadeira aula sobre o que é ser Eatalyano!!

Tour no Eataly SP

Acho muito inspirador conhecer mais sobre a paixão das pessoas pelo que elas fazem, e trabalhar com comida então, é algo que envolve 100% de coração – Tá bom, 99% de coração e 1% de estômago! -.

Tour no Eataly SP

Olivia nos guiou pelos imensos corredores do Eataly SP, mostrando cada cantinho como se fosse parte de sua própria casa, um privilégio!


1ª Parada: Café!

Vamos começar!

E para começar mais que bem, a primeira parada foi estratégica, para tomar um espresso Lavazza. Para ser mais Eatalyano ainda, experimente tomar o seu café no balcão, como os italianos fazem. Hmmmm! Dose extra de energia e sabor para ninguém botar defeito.

Tour no Eataly SP

Doces

Do café para os maravilhosos doces, que além de lindos – e super fotogênicos -, são deliciosos!

Tour no Eataly SP

Queijos

Dos doces para minha parte favorita do tour: os queijos! A degustação teve direito a queijo montanhês com 12 meses de cura, mozzarella di bufala, fior di latte e a grande atração da manhã, adivinhem só…

Tour no Eataly SP

Burrata de Nutella. Juro! Que combinação!!!

Tour no Eataly SP

Além da burrata recheada com Nutella, você ainda pode provar com doce de leite e goiabada.

Uma coisa muito legal no Eataly, e que a gente acaba não prestando muita atenção com a correria, é que você pode conferir ao vivo, como são feitos vários produtos vendidos ali no mercado, como é o caso dessa mozzarela fresca.

Tour no Eataly SP

Depois de uma foto assim, não me resta nenhuma palavra. Concorda?! Imagina isso ao vivo. É de arrepiar!

Mais queijos e embutidos do Eataly

Da degustação de queijos para mais degustação, e a gente não reclama, né?! Claro! Dessa vez chegamos aos embutidos, e a estrela da seção ficou por conta da mortadela italiana com pistache! Hmmmm! Já provou?!

Tour no Eataly SP

Padaria

Se aprendi uma coisa durante o Tour no Eataly SP foi que gostosura nunca é demais! Seguimos para a maravilhosa padaria da loja ainda no andar térreo.

Tour no Eataly SP

Um dos destaques aqui foi a focaccia doce, uma das estrelas do Eataly SP segundo nossa anfitriã Olivia.

Tour no Eataly SP

O padeiro responsável pelo Eataly SP é italiano, e os pães estão sempre fresquinhos. Assim como as focaccias e as pizzas al taglio, ou seja, em pedaço. Não comi essa não, mas achei que ela merecia uma foto, né não?!

Tour no Eataly SP

Massa Fresca

Já no segundo andar, tivemos o privilégio de acompanhar como são feitas as massas frescas do Eataly SP.

Tour no Eataly SP

Um processo totalmente manual, uma arte pra ser apreciada e divulgada! Que maravilha!

Tour no Eataly SP

Deu até pra comer a massa feita na hora assim! Hmmmmmm!!

Tour no Eataly SP

Comprar, Comer e Aprender

Para quem ama gastronomia e quer aprender mais, recomendo dar uma olhada na agenda de cursos de cozinha do Eataly SP. Você vai encontrar desde cursos sobre vinho até culinária japonesa! É muita coisa!

Tour no Eataly SP


Degustação de Vinho

Para fechar o tour no Eataly SP, um brinde e degustação de um Chianti Classico delicioso!

Tour no Eataly SP

Almoço no novo restaurante do Eataly SP, Trattoria Italia

E como se tudo isso não fosse o suficiente, fomos convidados para almoçar no novo restaurante do Eataly SP, Trattoria Italia.

Tour no Eataly SP

Mas isso é assunto para outra hora…


Conheça todos os tours do Eataly SP e aproveite!


Como chegar no Eataly SP?

O Eataly SP fica na Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1489. A loja possui estacionamento próprio, que custa R$ 10 a hora.


Leia mais sobre o que fazer em São Paulo


Salve essa dica no Pinterest

Tour no Eataly SP


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

  1. Nossa esse passeio deve ter sido incrível. Eu já tinha lido sobre o Eataly mas não sobre o Tour e achei uma iniciativa fantástica. Além das outras ações da empresa como a recuperação da Santa Ceia.
    Ah e claro né, fiquei morrendo de fome e de vontade de conhecer esse lugar tão delicioso.

  2. Ora aqui está um tour que eu adoraria experimentar. Ao ver as fotos fiquei com água na boca, que delicia, venham mais artigos como este!

  3. Gente que post perigoso! Estou quase indo na cozinha ver se aparece, como por mágica, uma burrata na geladeira! ainda nao tenho opiniao formada do eataly. fui duas vezes, e duas experiencias diferentes! Que bom que a sua foi fantástica!

    • Jura, Ana?! Já fui várias vezes aqui em SP, NY e Dubai e todas foram boas experiências. Agora você precisa ‘tirar a prova’ com a terceira vez, né?! Hehehehe!

  4. Ora aí está marketing bem feito. Adorei o projeto de apoio à Última Ceia. Já tive o privilégio de a ver ao vivo e é maravilhosa. Espero que dê certo e que a humanidade possa desfrutar dessa obra prima por muitos séculos.
    Abraço

  5. Que delicia de post gente! O Eataly é um paraíso da gastronomia italiana. Sempre que vou a São Paulo tenho que dá uma pausa ai! hahah.. Parabéns pelo post! Amei tudo: fotos, dicas e vídeo. =)

  6. Fiquei morrendo de vontade de fazer este tour! E agora fiquei com muita fome depois de ver tanta comida maravilhosa! kkk
    Adorei o vídeo!!! Bjs!

  7. O Eataly vale mesmo a pena. Quando inauguraram aqui em Roma, era o “assunto” do momento. Adoro passear (e comer!, claro) por lá. Suas fotos estão lindas.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM