Fim de semana no Espírito Santo: Pocando no ES

Recentemente passei um fim de semana no Espírito Santo para participar da 2a Edição do Pocando no ES, evento organizado pelo Deivson Santana do blog Capixaba na Estrada, que reuniu 10 blogueiros de viagem de fora do estado e vários blogueiros locais.

Foto: Viagens Cine

Foi minha primeira vez no Espírito Santo e além de ter curtido muito participar do evento eu fiquei muito feliz com a oportunidade de conhecer um pouquinho desse estado que parece meio esquecidinho no mapa turístico do Brasil.

Fim de Semana no Espírito Santo: Pocando no ES

Pocar?! O que é isso?

Se você não é capixaba deve estar se perguntando o que quer dizer ‘Pocando’. Bom, de acordo com o Dicionário Deivson Santana de Capixabês: Pocar é uma expressão local, uma gíria, utilizada de diversas maneiras. Exemplos:

• O cordão pocou = o cordão quebrou
  • A festa estava chata e pocamos fora = a festa estava chata e fomos embora
  • A bola pocou = a bola estourou
  • O show de ontem pocou = o show de ontem foi muito legal

Pois bem, no meu caso ‘eu poquei muito’ durante um fim de semana no Espírito Santo. Conheci Vitória e o litoral sul do estado e foi bom demais!

Conto aqui a programação completa desse evento, olha só!

Pocando no ES: O Roteiro

Dia 1 – Sexta-Feira

Cheguei em Vitória, capital do Espírito Santo, numa sexta-feira de manhã com um calorzinho bom de quase 30 graus e fui direto pro Hotel Ibis Vitória Praia de Camburi, uma ótima opção de hospedagem na cidade.

Hospedagem em Vitória: Hotel Ibis Vitória Praia de Camburi

O Ibis Vitória Praia de Camburi fica em frente à praia, tem uma localização excelente, e um visual bem moderno. Apesar da correria do dia consegui dar um pulinho no calçadão da praia de Camburi. Adoro o clima de cidade praiana.

Encontre ofertas de hospedagem no Ibis Vitória Praia de Camburi.

Almoço no Restaurante Enseada Mediterrâneo

Era perto do meio-dia e a fome chegou chegando, e eu sabia que tinha comida boa por vir.

Tenho que fazer um parêntese aqui pra dizer que essa edição do Pocando no ES foi uma perdição gastronômica. A Camila, do blog O Melhor Mês do Ano, preparou uma lista com as 7 coisas que você tem que comer no ES, pra deixar todo mundo com água na boca!

O menu do Restaurante Enseada Mediterrâneo fazia parte do Restaurant Week e estava excelente. O restaurante é super charmoso, muito bem decorado e tem a cozinha aberta pro salão.

Fim de semana no Espírito Santo

O almoço teve direito a entrada, prato principal e sobremesa. Os pratos além de deliciosos eram lindos.

Degustação de Ovos de Páscoa na Chocolateria Brasil

Logo depois do almoço tivemos um doce compromisso: uma degustação de ovos de Páscoa na Chocolateria Brasil, com direito a espumante da Wine. Um luxo!

Fim de semana no Espírito Santo

Gente, o que foi aquilo?! Que chocolate ma-ra-vi-lho-so, além do mais eu poderia morar naquela loja cheia de bolos, brigadeiros, sorvetes e bombons, tudo feito artesanalmente e com os melhores ingredientes.

E como se não bastasse tanto chocolate que provamos na loja, todos os participantes receberam de presente uma caixinha com 9 delicinhas, era um mix de bombons e brigadeiros. Alguns dos docinhos tinham sabores inusitados como brigadeiro de torta de maçã, queijo, framboesa com champanhe. Super recomendo uma visita a essa loja.

O tempo voo e  já era hora de voltar pro hotel para eu me arrumar e ir pra abertura oficial do Pocando no ES. Ah sim, porque isso tudo que contei até agora era só o pré evento!

Abertura Oficial do Pocando no ES no Hotel Quality Suites Vila Velha

O evento de abertura oficial do Pocando no ES foi realizado em Vila Velha, cidade colada a Vitória, no Hotel Quality Suites Vila Velha, que fica de frente pra praia e tem uma vista maravilhosa!

Fim de semana no Espírito Santo

Fizemos um tour pra conhecer o hotel e em seguida foi a vez das palestras, a primeira com o Leo Carraretto e a seguinte com o Fábio Pastorello do blog Viagens Cine.

Olha o tanto de brindes que o pessoal do Pocando no ES entregou pra gente! Amei!

Jantar no Restaurante Atlântica, em Vila Velha

Ai que fominha! Acho que a maresia abre o apetite. Só pode! Depois da abertura oficial do evento fomos jantar no Restaurante Atlântica, em Vila Velha, um restaurante super tradicional na cidade.

Fim de semana no Espírito Santo

Mesa grande, turma animada reunida e vem, vem comida! Eu estava mega ansiosa pra experimentar a famosa moqueca capixaba mas, além desse prato típico, eles têm uma outra especialidade que é o Camarão no Coco, saca só!

Nem preciso dizer que a comida estava deliciosa, né?! Camarão no coco, camarão frito, moqueca capixaba e moquequinha de banana da terra. Hmmm!

Depois desse jantar de boas-vindas era hora de voltar pro Hotel Ibis Vitória Praia de Camburi pra descansar, já que o sábado prometia. E esse foi só o começo do meu fim de semana no Espírito Santo.

Encontre ofertas de hospedagem em Vila Velha, ES.

Dia 2 – Sábado

Acordei cedinho, tomei café da manhã no hotel e por volta das 7h30 partimos rumo ao litoral sul do Espírito Santo.

Fim de semana no Espírito Santo

Pra nossa sorte tivemos a companhia do guia Marcelo Ribeiro do blog Guia e Turismo que durante os 2 dias de passeio pelo litoral nos contou um pouco sobre cada local visitado.

Primeira Parada: Marataízes!

A primeira parada foi em Marataízes, cidade que fica a cerca de 2 horas de Vitória.

Trapiche e Palácio das Águias

Em Marataízes conhecemos o Trapiche e o Palácio das Águias, que antigamente funcionava como aduana e hoje em dia é uma biblioteca.

Lagoa do Siri

Após essa parada rápida fomos para a Lagoa do Siri, foi um dos lugares que mais gostei. De um lado a praia e do outro a lagoa com águas calmas, deu uma vontade de entrar n’água.

Praia das Falésias

A última parada em Marataízes foi a Praia das Falésias.

Praia de Iriri

Era hora do almoço e deixamos Marataízes para trás rumo ao município de Anchieta, mais exatamente à Praia de Iriri.

Super recepção no Hotel Espadarte, na Praia de Iriri

Quem nos recebeu com drinques de boas-vindas foi a equipe do Hotel Espadarte.

Fim de semana no Espírito Santo

Pense num hotel super agradável, com localização privilegiada em frente à praia de Iriri!

Conhecemos o hotel e em seguida foi servido um senhor almoço feito pelo Chef Gilson Surrage. Tinha Paella e Bobó de Camarão e eu preciso dizer que estava maravilhoso?!

A famosa Torta Capixaba!

Após o almoço, mais comida! Não falei que esse Pocando no ES foi um evento gastronômico?! Agora foi a vez de experimentarmos a Torta Capixaba, que é um prato típico servido na Semana Santa.

Fomos recebidos pelo chef André Cicilioti, no restaurante Recanto da Pedra, que preparou uma versão contemporânea desse prato super tradicional.

Além de estar uma delícia, o André caprichou na apresentação. A torta é levíssima e com farto recheio a base de peixe, palmito e frutos do mar.

Fim de semana no Espírito Santo

Foi lá também que o Prefeito de Anchieta Fabrício Petri e o secretário de turismo do município nos deram as boas-vindas à cidade.

Santuário Nacional de São José de Anchieta

Saindo de lá fomos rolando pro Santuário Nacional de São José de Anchieta. Hehehehe.

Fim de semana no Espírito Santo

Brincadeiras à parte, uma coisa que notei é que a comida capixaba é bem leve, além de ser saudável, em nenhuma refeição me senti pesada. Ou seja, pode se jogar quando visitar o Espírito Santo, sem culpa.

Passeio de Barco pelo Rio Benevente

O último passeio do dia foi de barco pelo Rio Benevente e seu afluente, o Rio Salinas.

Fim de semana no Espírito Santo

Foram aproximadamente 40 minutos até chegarmos nessas misteriosas ruínas no meio do mato.

Muitos dizem que as ruínas são de uma igreja mas a hipótese mais provável é que sejam ruínas de uma salina clandestina. É um passeio bem interessante.

Guarapari

Hospedagem em Guarapari: Pousada Orquídea Café

Já estava escuro quando fomos para Guarapari, cidade bem próxima a Anchieta, onde fica a Pousada Orquídea Café, que nos recebeu com muito carinho, música ao vivo, cerveja e comidinhas deliciosas. Foi lá que passamos a noite.

Fim de semana no Espírito Santo

Encontre ofertas de hospedagem na Pousada Orquídea Café, em Guarapari.

Dia 3 – Domingo

Logo após um delicioso café da manhã na Pousada Orquídea Café partimos pra conhecer algumas praias de Guarapari.

Praia dos Padres

A primeira parada foi pra um energizante banho de mar, meu primeiro do ano, na praia dos Padres.

Mais praia!

Na sequência conhecemos a Praia de Bacutia e a Praia de Peracanga.

Areias medicinais

Já no centro de Guarapari, que é conhecida como cidade saúde, por conta de sua areia monazítica, com propriedades medicinais, visitamos as praias: da Areia Preta, Castanheiras e dos Namorados.

Pra finalizar o tour pelas praias contemplamos do alto a Praia das Virtudes.

Fim de semana no Espírito Santo

Quer saber mais sobre o litoral sul que é uma ótima pedida para um fim de semana no Espírito Santo?! Leia mais em 3 cidades para visitar no litoral sul do ES

Encerramento do Pocando no ES no Restaurante Gaeta

O encerramento do Pocando no ES foi em grande estilo no restaurante Gaeta, que é super tradicional, e fica na praia de Meaípe.

Fim de semana no Espírito Santo

No menu: Torta Capixaba, Moqueca Capixaba, Moquequinha de banana.

E de sobremesa, uma deliciosa torta de coco. Tudo delicioso!

Fim de Semana no Espírito Santo

E assim me despedi desse fim de semana no Espírito Santo. Já era hora de retornar pra Vitória e de lá voltar pra casa.

Foto: Viagem Massa

Valeu muito a pena conhecer o estado do sudeste que faltava ser ticado na minha lista. E mesmo passando apenas um fim de semana no Espírito Santo eu pude curtir belas paisagens e ainda conheci pessoas legais e provei uma gastronomia que deixou saudades.

Agradeço a equipe do Pocando ES que organizou esse baita encontro legal de blogueiros de viagem.

Blogs Participantes do Pocando no ES:

A Vida é Como Um Livro . Aline Approves . Bagagem de Memórias . Caixa de Viagens . Caminha Gente . Capixaba Na EstradaCasal Viagem . Catálogo de Viagens . Destinões . Eu Vou de Mochila . Guia Capixaba . Guia e Turismo . Mineiros na Estrada . Mochilão Barato . O Melhor Mês do Ano . Pelo Mundo com Manu . Terra Capixaba . Tô Pensando em Viajar . Tudo é Mara . Um Olhar Novo . Viagem Cine . Viajadas . Viajante Comum

Organização: Capixaba na Estrada, Universo Fox
Guia Oficial: Guia & Turismo
Apoio: Quality Suites Vila Velha, Chácara Feliz Pousada, Hotel Guara Pousada, Go inn Vitória, Ibis, Orquídea Café
Transportadora Oficial: Latam Airlines
Apoio Institucional: Guarapari Convention, Prefeitura de Anchieta, Governo do Estado do Espírito Santo, AHTG
Parceiro: Wis, RDV Confecções, Associação Iririvivo, Café Caramelo, Chocolateria Brasil, Espadarte Hotel, Cervejaria Barba Ruiva, Viagema, Alfa, Restaurante Week, CDC, Hotel Ilha do Boi, Cantina Mattiello
Agradecimento: Pousada Mar e Mata, Claids, Aprendiz de Viajantes, Escritório Arte Dayse Resende, Qual é Quadrinhos, Restaurante Atlântica, Pedra Azul Ecotur, Laticínio Lorena, Loja Beleza Capixaba, Bristol Hotels

E não se esqueça!!

Usando nossos links pra encontrar ofertas de hospedagem e alugar um carro durante sua viagem, você ajuda a manter o blog e não paga nada mais por isso!

Salvar

Compartilhe!
Sofia Conchester
SOFIA é publicitária e produtora cultural. É a responsável pela parte de pesquisa, produção e parcerias do blog. É ela que comanda as redes sociais do Tô Pensando em Viajar e se tem foto de comida, pode apostar que a fome é dela!