1 dia em Santana de Parnaíba

4

Como parte do nosso plano de fuga de São Paulo durante o final de semana, passamos o dia em Santana de Parnaíba, uma cidade encantadora com ares de vila, que vai te fazer esquecer da proximidade com a Pauliceia Desvairada. Quer apostar?!

1 Dia em Santana de Parnaiba

1 Dia em Santana de Parnaíba

Se aventurar pelo Centro Histórico da Santana de Parnaíba é viajar no tempo. A cidade, ponto importantíssimo da Rota Histórica dos Bandeirantes, devido a sua localização estratégica, no vale do rio Tietê, se tornou ponto de partida das bandeiras que seguiam para o oeste.

A cidade ainda carrega sua história e tradições em suas ruas de paralelepípedo, na arquitetura histórica de seus edifícios e na história oral de seu povo, que adora um bom papo com quem chega na cidade querendo aprender mais!

Pra te inspirar a fugir também da correria paulistana e vir curtir um pouco do sossego de Santana de Parnaíba, fizemos uma lista com algumas dicas do que fazer na cidade!

O Que Fazer em Santana de Parnaíba

1. Curtir a praça principal da cidade

Como toda boa cidade do interior, Santana de Parnaíba tem uma charmosa praça principal, onde você pode sentar pra tomar um sorvete e ver o tempo passar.

1 Dia em Santana de Parnaiba

É ao redor da praça principal que ficam a maioria dos bares e restaurantes, alguns deles com mesas ao ar livre, uma ótima opção pra um almoço ou fim de tarde durante o final de semana.

1 Dia em Santana de Parnaiba

2. Almoçar no Restaurante São Paulo Antigo 

O Restaurante São Paulo Antigo serve comida tropeira/mineira em sistema de self-service. O restaurante é um clássico de Santana de Parnaíba, existe desde 1977 e tem 3 ambientes grandes, com capacidade para 200 pessoas.

1 Dia em Santana de Parnaiba

Aos finais de semana o leitão à pururuca é o destaque do cardápio.

1 Dia em Santana de Parnaiba

Podem até falar do leitão, mas pra mim o verdadeiro destaque é o pudim mais gostoso que já comi na vida!! Não deixe de experimentar!

1 Dia em Santana de Parnaiba

São Paulo Antigo Restaurante

Rua Álvaro Luiz do Vale, 66 – Santana de Parnaíba

Segunda a sexta-feira das 12h às 15h (R$33,80/pessoa).
Sábados, domingos e feriados das 12h às 16h (R$53,80/pessoa)

3. Experimentar as cachaças locais

Em uma das pontas da praça principal você vai encontrar o Bar do Detó, um dos estabelecimentos mais tradicionais de Santana de Parnaíba. Aqui você pode provar as cachaças produzidas por engenhos locais, um dos destaques da cidade!

1 Dia em Santana de Parnaiba

4. Visitar a Matriz de Santa Ana

A Igreja Matriz de Santa Ana foi construída no século XIX e é um dos marcos da cidade.

1 Dia em Santana de Parnaiba

Missas: segunda a sábado – 19h / domingo – 11h e 18h30


No segundo sábado do mês músicos da cidade se reúnem para percorrer as ruas do centro histórico fazendo a tradicional seresta.


5. Conhecer o Museu Anhanguera

O casarão antigo, da segunda metade do século XVII que abriga o Museu Anhanguera é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional e é o único remanescente de casa bandeirista urbana.

1 Dia em Santana de Parnaiba

A ‘Casa Anhanguera‘ tem esse nome em homenagem a Bartolomeu Bueno da Silva, bandeirante conhecido como ‘O Anhanguera’, nascido em Santana de Parnaíba.

1 Dia em Santana de Parnaiba

Construída em taipa de pilão e taipa de mão, a casa tem um grande valor histórico e arquitetônico. Alguns dizem que o próprio Anhanguera morou aqui.

1 Dia em Santana de Parnaiba

Anhanguera quer dizer ‘Diabo Velho’ em tupi e esse cara ‘gente boa’ recebeu esse apelido dos índios depois de atear fogo em uma cumbuca com cachaça para amedrontá-los. Ele disse aos índios que se eles não mostrassem o ‘caminho do ouro’ faria isso com todos os rios. Imagina só…

Escutei essa história na escola e nunca mais me esqueci disso…

Visitar o museu foi reviver essas histórias das bandeiras que me marcaram tanto durante a infância.

1 Dia em Santana de Parnaiba

1 Dia em Santana de Parnaiba

Pude também conhecer mais sobre a história e as tradições que fazem parte do Patrimônio Imaterial de Santana de Parnaíba.

1 Dia em Santana de Parnaiba

Museu Anhanguera

Largo da Matriz, 09 – Centro Histórico

Horário de funcionamento: terça a sexta das 8h às 17h, sábado, domingo e feriados:das 11h às 17h

6. Visitar O Centro de Apoio ao Artesão

Você pode também conhecer o Centro de Apoio ao Artesão, que promove o artesanato tradicional da cidade com cursos e workshops.

1 Dia em Santana de Parnaiba

7. Conhecer a Galeria do Artista

A galeria conta com exposições de artistas, artesões, escultores, pintores e fotógrafos locais e também tem um espaço dedicado a artista plástica Mariazinha Fernandes, que faleceu em 2014, que amava pintar as paisagens de Santana de Parnaíba.

1 Dia em Santana de Parnaiba

1 Dia em Santana de Parnaiba

O jardim da casa que abriga a Galeria do Artista também é delicioso e dá pra passar um tempinho ali aproveitando a inspiração!!

1 Dia em Santana de Parnaiba

Galeria do Artista de Santana de Parnaíba
Rua Suzana Dias, 338

Abre de terça a domingo, das 9h às 19h.
A entrada é gratuita.

8. Visitar o Instituto SufrutoverdeuS

O Instituto SufrutoverdeuS é um espaço cultural multiuso super legal em Santana de Parnaíba.

Capitaneado pelo simpatissíssimo Miro, o SufrutoverdeuS promove várias atividades, como saraus, workshops e oficinas livres que acontecem no próprio espaço. Além disso, o espaço funciona como uma biblioteca aberta à população local.

1 Dia em Santana de Parnaiba

1 Dia em Santana de Parnaiba

O espaço é bem interessante e vale ficar de olho na programação através da Página do Instituto SufrutoverdeuS no Facebook.

1 Dia em Santana de Parnaiba

Instituto SufrutoverdeuS
Rua Bartolomeu Bueno, 78

Horário de funcionamento de acordo com a programação.
A entrada é gratuita.

Festas Tradicionais em Santana de Parnaíba

Pra curtir toda a tradição de Santana de Parnaíba, você pode visitar a cidade durante uma das várias festas tradicionais da cidade:

  • Carnaval
  • Drama da Paixão (Semana Santa)
  • Festa do Cururuquara (dia 13 de maio)
  • Corpus Christi
  • Presépio e Cantatas de Natal

Por que fugir pra tão perto?!

Dar uma escapada da rotina é sempre bom, não é?! Ainda mais quando se pode escapar pra pertinho, sem ter muito trabalho, ou passar muitas horas na estrada. A região de Alphaville/Barueri oferece ótimas opções pra você desligar um pouco do ritmo frenético de São Paulo.

Você já viu nesse artigo que pode viajar no tempo com um passeio de 1 dia em Santana de Parnaíba e pra completar, pode curtir 2 hotéis deliciosos da rede Atlantica: Quality Suites Alphaville e Comfort Suites Alphaville.

Leia mais sobre São Paulo:


O Tô Pensando em Viajar viajou a convite da B4tComm, Quality Suites, Comfort Suites e Restaurante São Paulo. Independente da cortesia, as opiniões contidas neste post são totalmente imparciais, garantindo transparência e verdade para os leitores do blog!


Compartilhe!
Alessandra
ALESSANDRA é viajante, fotógrafa, e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão, e gosta mesmo é de paisagem humana!

4 COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome