Fora de Foco | Foto 6

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Fora de Foco | Foto 6

Lhasa, Tibet, maio de 2013

Visitar o Tibet era um sonho pra mim. Sonho antigo, herdado do meu pai, que sempre quis conhecer o teto do mundo. Depois de uma longa viagem, de São Paulo a Johannesburgo, na África do Sul, a Hong Kong, e depois Beijing, finalmente chegamos em Lhasa – eu e meu pai, meu companheiro nessa viagem -, o coração do Tibet. Do terraço do nosso hotel, assistimos essa cena boquiabertos. Finalmente estávamos ali.

hdr

Usei meu celular pra fazer essa foto, abusando do HDR, um recurso da própria câmera do celular. HDR quer dizer High Dynamic Range, e é usado pra equilibrar as zonas claras e escuras na sua imagem, produzindo uma imagem mais nítida, mesmo tendo sido feita com o celular.

O HDR funciona da seguinte maneira: Quando você aperta o botão, a câmera tira várias fotos com tempos diferentes de exposição, capturando fotos superexpostas (com muita luz), com exposição média, e subexpostas (com pouca luz). Essas fotos são combinadas em uma, e a imagem final ‘ganha‘ mais detalhes tanto nas áreas com luz, quanto nas áreas com sombra.

Que tal fazer um teste?! ;)


Continue Acompanhando a Série Fora de Foco!


fora-de-foco-head

Por que Fora de Foco?!

O nome é uma referência ao livro ‘Ligeiramente Fora de Foco‘, excelente autobiografia do fotógrafo húngaro Robert Capa, que durante muito tempo foi meu livro de cabeceira.

Capa é muito famoso por seu trabalho como fotógrafo de guerra, e por ter sido o fundador da Agência Magnum ao lado de Cartier-Bresson e David Seymour. Ele é o autor da célebre frase ‘Se sua foto não está boa, é porque você não está perto o suficiente‘, uma grande influência no modo como eu vejo a fotografia, e como fotografo.

Ele descrevia suas imagens de guerra como “ligeiramente fora de foco, e um pouco sub-expostas”, e assim como a própria guerra, as imagens de um bom fotógrafo têm que ser capazes de transmitir sensações. Medo, angústia, tensão.

É isso! A fotografia tem essa incrível capacidade de transmitir sensações e sentimentos através de uma única imagem, é o que faz da fotografia uma das mais fantásticas formas de expressão artística.


Leia mais sobre fotografia:


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM, e TWITTER

Salvar

Salvar

Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM