Arte de Rua: 7 artistas pra conhecer em São Paulo

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Tenho a sorte de viver em São Paulo, ‘a melhor cidade da América do sul’, cidade berço e inspiração de alguns dos melhores e mais criativos artistas urbanos do mundo, capital brasileira de arte de rua.


Street Art, Arte Urbana, Arte de Rua

A arte de rua, arte urbana, street art, começou como um movimento underground, e acabou revolucionando o mundo das artes.

Nomes como Banksy, Obey Giant (Shepard Fairey), Invader, Nunca, osGemeos, Kobra são conhecidos mundialmente conhecidos, e seus trabalhos são vendidos por fortunas em galerias de arte pelo mundo.


São Paulo e a arte urbana

São Paulo é, provavelmente, a melhor cidade do Brasil – e das Américas, arrisco dizer! – para ver e viver arte urbana, e não é porque eu moro aqui não, hein?

A arte urbana envolve técnicas que vão de graffiti a lambe lambe, passando por estêncil, stickers (adesivos), e pixação, ou pixo, ainda considerado o lado b – ou c – da arte de rua.

Fato é, que a maioria das expressões artísticas que vemos na rua hoje veio do pixo, das tags, e a grafia da pixação em São Paulo, com letras verticais grandes é única no mundo todo, e você só vai ver aqui. Goste você ou não. Não tem jeito.


7 artistas para (re)conhecer nas ruas de São Paulo

Preparei uma lista com 7 dos meus artistas favoritos para te ajudar a (re)conhecer o trabalho deles nos muros da cidade de São Paulo.

Alex Senna

Os desenhos do Alex Senna são inconfundíveis. Com traços marcantes em preto e branco – o artista é daltônico -, as personagens dele parecem saídas dos quadrinhos e carregam em si toda doçura das cenas do interior.

Você vai encontrar muitos murais do Alex Senna na região da Pompeia e Vila Madalena.

alex-senna-pompeia

alex-senna-pompeia-2

alex-senna-lapa


Saiba Mais sobre Alex Senna


Daniel Melim

Daniel Melim nasceu e cresceu em São Bernardo do Campo, e é um dos importantes nomes da street art brasileira. Um de seus trabalhos mais conhecidos é  o ‘Mural da Luz‘, de 2011. Esse é um ótimo exemplo do tipo de arte urbana que o Melim curte fazer, sempre usando uma técnica chamada stencil.

Em 2012, Melim lançou uma campanha de financiamento coletivo para continuar pagando o aluguel do espaço e manter o mural intacto. Quem colaborou levou para casa uma versão serigrafada desse cartão postal da cidade!

daniel-melim-streetart-luz


Saiba mais sobre Daniel Melim!


Deco Farkas (Treco)

Deco Farkas, também conhecido como Treco, é neto do famoso fotógrafo Thomas Farkas. Ele é um artista plural, e também trabalha com ilustração, vídeo e animação, produzindo algo novo e diferente.

As figuras surreais dele são inconfundíveis, e você encontra muitos trabalhos dele em lixeiras, caixas de telefonia, pontos de ônibus.

treco


Saiba Mais Sobre o Deco Farkas (Treco)


mag magrela

O trabalho da mag magrela é incrível também! Você vai encontrar muitas de suas personagens espalhadas por muros nas ruas de São Paulo. Seus temas de interesse são: o feminino, a mistura da cultura brasileira: a fé, o sagrado, o ancestral, e a batalha do dia a dia.

“Seus personagens dispostos nos muros contrastam com a arquitetura cinza e sofrida das cidades, propondo uma pausa  a qualquer um que procure refúgio para outros pensamentos.”

magrela-sinha

Nessa foto, a Magrela fez uma dupla com outra artista muito interessante chamada Sinhá, que espalha suas personagens coloridas pela cidade.


< href=”http://magcrua.blogspot.com.br” target=”_blank” rel=”noopener”>Saiba mais sobre a Mag Magrela


Muretz

Conheci o Muretz, ou Mauro Golin recentemente. Com um estilo único, e personagens marcantes, você vai reconhecer muitas obras do Muretz pelas ruas da cidade. Ele nos envolve em um universo todo particular,

muretz-vila-pompeia

muretz-pompeia


Saiba Mais Sobre o Muretz


Paulo Ito

Os murais do Paulo Ito geralmente são enormes, e carregados de críticas que nos fazem refletir sobre diversos temas, mostrando o papel importante que a arte de rua tem no desenvolvimento de reflexões, inspirações.

paulo-ito-beco-batman

paulo-ito-pompeia-2


Saiba mais sobre Paulo Ito


Sliks

O Sliks é outro artista paulistano que você tem que conhecer! Uma das coisas mais interessantes nos trabalhos dele é o uso constante de sua tag. Todo grafiteiro tem uma tag, e praticamente todo tipo de graffiti veio dessa linguagem caligráfica das tags, da pixação.

Tanto, que em inglês, os grafiteiros são chamados de “writers’, escritores. O Sliks usa e abusa desse título, criando sobreposições surreais, e nos apresentando outro mundo, o mundo dentro da cabeça do artista.

sliks-beco-batman


Saiba Mais Sobre o Sliks


E você? Também curte arte urbana? Quais são seus artistas favoritos?


Leia mais sobre arte urbana


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

  1. Que delícia de post, Alê! Sabe que nas nossas andanças aí no Vem pra Sampa, meu!, Uma das coisas que me atraíam o olhar eram os muros, paredes e painéis maravilhosos! Sensacional!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM