TchÊncontro: Um final de semana em Porto Alegre

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Uma das coisas mais legais nessa vida de blog de viagem, além de viajar e fotografar muito, é conhecer e conviver com outros blogueiros de viagem durante os encontros que acontecem pelo país. Foi assim que experimentamos Brasília durante o Encontro BSB, blogtecamos em Belo Horizonte durante o Encontro BH 2016 e passamos um final de semana em Porto Alegre durante o TchÊncontro, o I Encontro de Blogueiros de Viagem no Rio Grande do Sul.

final de semana em Porto Alegre

Leia também: O que fazer em Gramado e Canela: guia completo com as melhores atrações

Um final de semana em Porto Alegre: TchÊncontro

O TchÊncontro foi organizado pela queridíssima Mochilinha Gaúcha, também conhecida como Paula Brum, com ajuda da Glacy do Blog da Glacy e a Laura do Colecionando Viagens. As meninas prepararam um final de semana incrível pra gente conhecer mais sobre essa parte tão peculiar do país.

Leia também: Boulevard Laçador: onde comer perto do aeroporto de Porto Alegre

A programação do TchÊncontro

DIA 1 – Cisne Branco | Mercado Municipal | Free Walk POA | Linha Turismo Centro Histórico | Pôr do sol no Gasômetro | Abertura do Tchêncontro

Chegamos em POA em uma sexta-feira de manhã, e logo ‘nos jogamos’ nas águas do Guaíba. Ou melhor, nos jogamos no Cisne Branco e no tradicional passeio barco que percorre as principais ilhas do Guaíba.

Passeio pelo Guaíba no Cisne Branco

Mercado Público de Porto Alegre

Almoçamos no Restaurante Gambrinu’s, no Mercado Público de Porto Alegre, onde recomendo também que você tome um choppinho local caprichado.

Free Walk POA

Depois do almoço nos reunimos no Mercado pra começar o Free Walk POA, vivendo a energia do centro da cidade, que é sempre uma região muito boa pra se conhecer qualquer cidade.

Linha Turismo Centro Histórico

Depois da caminhada, fomos curtir a cidade de um outro ponto de vista, dessa vez em cima do ônibus de city tour da Linha Turismo Centro Histórico.

final de semana em Porto Alegre

Foi minha primeira vez em um ônibus desse tipo, e achei incrível poder dividir a experiência com os amigos blogueiros. É um lindo passeio, que te aproxima um pouco do dia a dia daquela cidade que você está conhecendo.

Achei Porto Alegre uma cidade lindíssima, cheia de belezas e encantos.

Pôr do Sol na Usina do Gasômetro

Não podia faltar ver o pôr do sol no Guaíba, da Usina do Gasômetro, uma beleza!

Abertura Oficial do TchÊncontro no Ibis Moinhos de Vento

O evento da noite, e abertura oficial do TchÊncontro aconteceu no Hotel Ibis Moinhos de Vento e foi uma noite regada a espumantes da Vinícola Aurora, cervejinhas Dado Bier e um menu delicioso, preparado especialmente pra nós.

Ahhhh, e muitos sorteios e brindes, claro!

final de semana em Porto Alegre

E por falar em brindes, cada participante ganhou um kit de boas vindas bem recheado, com chocolate da Chokolateria, tags da Finestrino, um mapa mundi da Viagema, material de divulgação da Secretaria de Turismo de Porto Alegre, da Liga Turismo, lacres SealBag, além de livros e cds. Incrível! Voltamos pra casa carregadas de surpresinhas!

DIA 2 – Caminhos de Pedra em Bento Gonçalves

O sábado amanheceu e tratamos logo de pôr o pé na estrada até Bento Gonçalves e Garibaldi.

Caminhos de Pedra

Começamos a percorrer o Caminhos de Pedra, a famosa rota dos imigrantes italianos, patrimônio histórico e cultural do RS, visitando a Casa da Ovelha.

Casa da Ovelha

Tivemos a chance de ver como funciona uma fazenda com ovelhas lindinhas, e assistir o pastoreio com uma Border Collie. Pudemos também experimentar os produtos incríveis da Casa da Ovelha, e fazer compras na lojinha.

Casa da Erva Mate

De lá direto pra Casa da Erva Mate, para conhecer o seu processo de produção.

Salumeria Caminhos de Pedra

Os embutidos de primeiríssima qualidade da Salumeria Caminhos de Pedra abriram o apetite do pessoal.

Almoçamos na Casa Ângelo, com direito a cafezinho, e um monte de sorteio!

Vinícula Perterlongo

A próxima parada foi em Garibaldi, pra conhecer a Vinícula Peterlongo, produtora do primeiro champagne do Brasil. Acho chic.

final de semana em Porto Alegre

Tivemos a chance de conhecer um pouco da história da Peterlongo, ever como funciona o processo de produção atual, passando pela primeira cave subterrânea brasileira, conhecendo os tanques de fermentação, o museu da Peterlongo, e o túnel histórico.

Terminamos o dia com brinde e uma degustação dos produtos Peterlongo, muitos deles premiadíssimos!

DIA 3 – Linha de Turismo Roteiro Zona Sul | Almoço na Roda de Carreta do CTG 35 | Visita à Casa de Cultura Mario Quintana | Chopp Fresquinho na Coruja!

Começamos o domingo com um outro roteiro da Linha de Turismo, dessa vez pela Zona Sul da cidade, uma área mais rural de Porto Alegre. Os destaques do passeio foram o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, e a vista incrível da cidade do alto do Morro da Pedra Redonda!

final de semana em Porto Alegre

Pra matar a fome, um tradicional espeto corrido com direito a show de danças típicas, na churrascaria Roda de Carreta do CTG 35.

E pra fechar com chave de ouro, um passeio delicioso pela Casa de Cultura Mário Quintana, onde Quintana morava.

Onde ficar em Porto Alegre

Nos hospedamos no quarto privativo do Hostel Boutique Porto Alegre, localizado em casarão no centro histórico de Porto Alegre, no bairro Floresta.

Quer encontrar ofertas de hospedagem em Porto Alegre?!

TchÊncontro em Vídeo

Tive o prazer de ser a fotógrafa oficial do evento! E pra tentar passar um pouco do clima do TchÊ caprichei no vídeo com os melhores momentos desse final de semana maravilhoso!! Dá uma olhadinha…

Final de semana em Porto Alegre

Salvar

Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

1. Que massa!! Eu passei por POA uma vez, mas estava 40°C e acabei não conseguindo ficar na rua, haha. Conheci muito pouco e voltei pra o hotel :( Foi uma conexão de um dia. Mas quero muito voltar! A cidade é linda <3

2. Ah que delícia de encontro! Roteiro super bacana e quanta gente legal que quero conhecer pessoalmente!
    Espero poder participar do próximo!
    Ah e as fotos ficaram ótimas!

3. Não sei o que é mais legal… conhecer a linda POA, os brindes (hahaha sim!) ou encontrar esse monte de blogueiro =D O ruim de não morar perto é perder esses encontros, que são MARAVILHOSOS! :) #invejinha =P

4. Que massa!!! Espero participar de um desses encontros. Não conheço POA mas achei as fotos e os passeios super legais.

5. Que encontro lindo, adorei. O vídeo que você fez também está incrível, conseguiu transmitir a alegria do encontro. Que venham mais pra gente poder participar também.

6. Só podia ser um sucesso. Com Mochilinha Gaúcha, Blog da Glacy e Colecionando Viagens envolvidos na organização deu no que deu. Faremos muita força para participar do próximo.

7. Ai, Alê!!!! Que pena que eu não fui!
    Mas, que bom que no de Sampa eu tô “garrada”

8. Que delícia de passeio, e quanta gente bacana!!! Adoramos esse tipo de Trip, ainda mais com tantos blogueiros. Muito enriquecedor :) Abraços, Cristina e Renato – Blog Pegadas na Estrada