Gonçalves 4×4 com a Mantiqueira Ecoturismo

0

Logo que comecei minha pesquisa sobre Gonçalves, uma charmosa cidade na Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais, encontrei a Mantiqueira Ecoturismo, uma referência em passeios guiados na região.

Mais que isso, o Henrique e a Thainara, donos da agência, oferecem passeios em 4×4 para todos os gostos, e ‘tempos‘, além de opções de trilhas e caminhadas, rapel, canoagem e mountain bike. O site deles é ótimo e lá você encontra todas as informações sobre os roteiros e sobre a empresa.

Mantiqueira Ecoturismo

Tour 4×4 com a Mantiqueira Ecoturismo

Roteiro Alambique

Escolhemos fazer o Roteiro Alambique, com 2 horas de duração, pra conhecer um lado mais rural e tradicional de Gonçalves. Obviamente incluindo uma visita a um tradicional alambique da cidade pra provar a cachaça local!

Assista o vídeo pra sentir um pouquinho como foi nossa experiência.


Apaixone-se você também por Gonçalves!


A Mantiqueira Ecoturismo

Encontramos o Henrique às 9.30 na SEDE da Mantiqueira Ecoturismo, que fica na avenida principal de Gonçalves, pertinho do Portal da cidade. Logo de cara já achamos ele o máximo! Muito simpático e gentil, ele nos mostrou um pouco da beleza dessa região, e compartilhou muito sobre a história da cidade.

Mantiqueira Ecoturismo

  • Mirante

A primeira parada do passeio é em um mirante, pertinho do centro da cidade, de onde se vê tem uma vista privilegiada do centrinho. Pra nossa sorte – ou azar – o dia estava chuvoso, e uma fina camada de névoa encobria parte da cidade, nada que atrapalhasse o passeio.

Mantiqueira Ecoturismo

  • Alambique Três Barras

Dali seguimos para o Alambique Três Barras, muito tradicional na cidade, onde eles ainda fazem cachaça de maneira artesanal, cuidando com carinho de todos os passos no processo de produção da cachaça, desde a plantação da cana até a venda.

Mantiqueira Ecoturismo

Mantiqueira Ecoturismo

Fomos recebidas muito carinhosamente pela dona Cidinha, que nos ofereceu diferentes tipos de cachaças produzidos ali para degustação.

Como não amar Minas Gerais?

Mantiqueira Ecoturismo

Continuamos por estradas rurais passando por vistas incríveis, subindo morros, e enfrentando o barro!

Mantiqueira Ecoturismo

Mantiqueira Ecoturismo

De vez em quando o Henrique parava e dizia: Olha essa vista!

Mantiqueira Ecoturismo

Mantiqueira Ecoturismo

Mantiqueira Ecoturismo

  • Bairro dos Venâncios

Um dos pontos mais interessantes do passeio é a visita ao Bairro dos Venâncios, um bairro histórico de Gonçalves, onde pudemos conferir de perto as centenárias construções de pau-a-pique.

Mantiqueira Ecoturismo

Mantiqueira Ecoturismo

  • Cachoeira do Simão

Finalizamos o passeio com uma rápida visita à linda Cachoeira do Simão.

Mantiqueira Ecoturismo

Pena que o tempo não ajudou muito. Pegamos dias atípicos para junho com o tempo bastante fechado.

Mantiqueira Ecoturismo

Tanto que tivemos que cancelar o Roteiro Noturno para observação da Via Láctea. Fiquei só na vontade, e com certeza vou voltar pra fazer esse passeio.

E o passeio vale a pena?!

MUITO! Além da História de Gonçalves, e muitas informações sobre a fauna e flora local – que por sinal são riquíssimas – , não ter que me preocupar com a estrada foi o máximo!

Pude me concentrar em fotografar essa paisagem encantadora, de uma das regiões mais mágicas do nosso país! Recomendo!

Mantiqueira Ecoturismo

O Roteiro Alambique pode ser feito na parte da manhã, com saída às 9h30, ou no período da tarde, com saída às 13h30. Aproveite sua visita a Gonçalves pra fazer um dos tours da Mantiqueira Ecoturismo, com certeza vai valer a pena!


Onde Se Hospedar em Gonçalves?! Conheça um paraíso chamado Pousada Bicho do Mato.


Leia Mais sobre Gonçalves:

Salve esse artigo no Pinterest e aproveite todas as nossas dicas por lá!


A Mantiqueira Ecoturismo foi nossa parceira nesta viagem. Independente da cortesia, as opiniões contidas neste post são totalmente imparciais, garantindo transparência e verdade para os leitores do blog!


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM, e TWITTER


Compartilhar
Alessandra Fratus
Viajante, fotógrafa, e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome