Viagem para o Tibet: dicas e roteiro de 8 dias

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

O desejo de embarcar em uma viagem para o Tibet povoava minha imaginação há anos. Conhecer esse lugar mágico e misterioso era sonho de adolescência do meu pai, que passou o sonho para mim.

E para a minha sorte, meu pai foi meu companheiro nessa incrível jornada de 8 dias no Tibet e pelo nosso coração tibetano. Companhia que fez essa viagem ser ainda mais importante para mim.

Neste post, vou te contar mais sobre como organizar uma viagem para o Tibet e como aproveitar a oportunidade de conhecer um dos lugares mais interessantes do mundo.



Onde fica o Tibet?

O Tibet é uma região no planalto da Ásia, conhecida como o topo do mundo, que ocupa uma grande parte do centro-oeste da China.

A UNESCO considera o Tibete como parte da Ásia Central. Porém, outras organizações o veem como parte do Sul Asiático.

Tibet visto do avião


Como chegar no Tibet

A porta de entrada do Tibet é Lhasa, no coração da Região Autônoma do Tibet (TAR). A viagem até lá pode ser feita de trem – 2 a 3 dias -, de carro ou ônibus a partir de Katmandu, a Friendship Highway, que liga o Nepal ao Tibet.

Outra opção é a via aérea, a pertir dos principais hubs aéreos da China. Voamos de Beijing a Lhasa, com uma rápida escala em Chongquing. O voo durou cerca de 6 horas e foi super tranquilo.

Lhasa fica a cerca de 50 minutos de carro do aeroporto e nosso traslado foi organizado pela agência que contratamos.


A Região – autônoma? – do Tibet

O Tibet é uma região autônoma e segunda maior província da República Popular da China. O território tibetano ocupa uma área total de 1.200.000 km2 e tem altitude média de 4.900 metros.

Apesar de ser uma nação soberana e ter como parte de seu nome ‘região autônoma’, a tal ‘autonomia’ é muito questionada. Inclusive pelo Governo Tibetano no Exílio, chefiado pelo Dalai Lama, considera a administração do Tibet pelo governo chinês como uma ocupação militar ilegítima.

Fato é que o Tibet vive sob o controle do governo chinês, acusado por diversas organizações de proteção aos direitos humanos de perseguir e oprimir os tibetanos.

A bandeira tibetana foi proibida, os tibetanos não têm a liberdade de ir e vir, e não podem sequer citar o Dalai Lama. Eles são obrigados a se calar diariamente.

Para mim, a situação é clara como a água de um riacho.

Dicas de viagem para o Tibet


Como planejar uma viagem para o Tibet: começando pela permissão especial

A entrada em território tibetano é super regulada e além do visto chinês, estrangeiros precisam de uma permissão especial para cruzar as fronteiras do Tibet. E essa permissão vale ouro!

Estrangeiros só conseguem emitir essa permissão através de uma agência local. E nunca se sabe quando o governo chinês fechará novamente as fronteiras tibetanas.

Conheci histórias de pessoas que tentaram 3 ou 4 vezes e tiveram sua entrada negada, mesmo com tudo reservado.

Permissão especial para entrada no Tibet

O processamento para a emissão da Permissão para entrada no Tibet leva de 8 a 9 dias úteis em Lhasa. E você já deve ter o visto chinês do seu passaporte para que a permissão possa ser solicitada.

Depois disso, a agência irá enviar o documento para o seu hotel na China continental. Ou seja, é necessário preparar tudo com a maior antecedência possível.

Eu contratei um pacote da Tibet Vista, uma agência local com mais de 20 anos de experiência. Eles me ajudaram com toda a parte de transporte (terrestre e aéreo) e hospedagem e documentação.

A viagem é feita em grupos pequenos de até 12 pessoas, e você pode escolher entre os 22 itinerários de viagem para o Tibet que eles oferecem em 2024.

Eu contratei a viagem de 8 dias de Lhasa ao Monte Everest.

O site GetYourGuide também oferece algumas opções:


Tire o visto chinês fácil, fácil

Caso você tenha dupla cidadania (França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha), você terá 15 dias de entrada sem visto na China para turismo, negócios, trânsito e visita a amigos ou parentes, de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024. Aproveite!


Leia também: Quais são os passaportes mais poderosos do mundo?


O que fazer no Tibet: pontos turísticos

Os principais destinos e pontos turísticos para conhecer em uma viagem para o Tibet, são:

  • Lhasa
  • Yamdrok Tso
  • Shigatse
  • Gyantse
  • EBC (Everest Base Camp)
  • Lago Manasarovar
  • Monte Kailash

Lhasa

Lhasa significa lugar dos deuses, centro político e religioso da região autônoma do Tibet.

Em Lhasa os detalhes são encantadores. As ruelas da cidade antiga, os peregrinos e suas rodas de oração, as crianças sorridentes, e o barulho das bicicletas, carros e rickshaws são marcas que carrego e sinto frescas em mim toda vez que penso em Lhasa, e como foi viver tão intensamente aquela realidade. Gostei tanto que acho que ela merece um capítulo só dela nessa jornada!

Dicas de viagem para o Tibet: Lhasa


Leia também: Lhasa, a cidade dos deuses


Shigatse

Shigatse, no Tibete

Shigatse está localizada a cerca de 250 km a sudeste de Lhasa e é a segunda maior cidade tibetana, com cerca de 80 mil habitantes.

É muito usada como base para as viagens até o acampamento base do monte Everest (EBC).

O grande destaque na cidade é o Mosteiro de Tashilhunpo, fundado em 1447 pelo primeiro Dalai Lama. Hoje em dia, é a sede do Panchen Lama, a segunda maior autoridade espiritual do Tibete depois do Dalai Lama.


Gyantse

Dicas de viagem para o Tibet: Monastério Gyantse

Gyantse é famosa pelo Grande Templo Kumbum e pelo Dzong, o templo é um dos mais importantes locais de peregrinação budista no Tibet.

A cidade está localizada entre a geleira Karola e a cidade de Shigatse. É considerada a terceira maior cidade do Tibete depois de Shigatse e Lhasa


Lago Yamdrok Tso

Dicas de viagem para o Tibet: Lago Yamdro

O Lago Yamdrok Tso está localizado a cerca de 100 km a sudoeste de Lhasa e oferece aos visitantes uma experiência única de beleza natural.

É um dos grandes lagos sagrados de Tibet.


Acampamento Base do Everest | EBC (Everest Base Camp)

Para os mais durões, a visita ao Acampamento Base do Everest (do lado tibetano) é imperdível! Cansativa, mas imperdível. Uma oportunidade única na vida.

Acampamento base do Everest

O que mais pesa durante esta viagem são os tempos de deslocamento. E não se deixar enganar pelas curtas distâncias numéricas.

No Tibet levamos cerca de 5, 6 horas para percorrer os 250 km entre Lhasa e Shigatse. E a estrada era boa e asfaltada.

Porém, levamos quase 12 horas para percorrer os 300km até o Acampamento Base do monte Everest.

Dicas de viagem para o Tibet: viagem até o EBC

E dentro de uma van velha, que não sabíamos se ia chegar inteira, de madrugada, no meio do nada.

Foi um pouco estressante, confesso. Mas virou história para contar. E toda a tensão e preocupação sumiram quando chegamos até o ponto de observação para assistir ao sol se pôr sobre os Himalayas. Foi algo inexplicável.

Dicas de viagem para o Tibet: Himalaia

Estávamos diante da maior cadeia de montanhas do mundo. Literalmente no topo do mundo.

A viagem até a base do Everest serviu para que eu pudesse sentir na pele a poderosa e ‘primitiva’ energia desse lugar e de um povo tão ligado às forças da natureza.

Consegui logo entender porque as montanhas, os lagos, os animais são tão especiais e sagrados para os budistas tibetanos.


Leia também: Monte Everest, a mãe do mundo!


Monte Kailash

Monte Kailash, no Tibet

O Monte Kailash é um dos destinos mais fascinantes do Tibet. A montanha, cujo cume nunca foi conquistado (escaladas são proibidas), é considerada sagrada por hindus, budistas e jainistas.

Além de ser a morada de Shiva, segundo os hindus, o Monte Kailash também é a nascente de quatro dos maiores rios da Ásia: o Ganges, o rio Bramaputra, o rio Indo e o rio Sutlej.

Uma característica geográfica única que contribui para a aura mística que envolve a montanha.

A peregrinação ao redor do Monte Kailash é uma prática sagrada realizada por milhares de pessoas todos os anos. Faz parte da tradição tibetana percorrer, pelo menos uma vez na vida, a rota de peregrinação de 52 km.

O Monte Kailash é um destino de viagem único, pode ter certeza.


Lago Manasarovar

Lago Manasarovar, no Tibet

Manasarovar é um lago sagrado no Tibete, formado pelas águas das geleiras do Monte Kailash.

Ele está localizado na parte ocidental da Região Autônoma do Tibet, na província de Ngari, e é um dos mais altos do mundo, com uma altitude de cerca de 4.590 metros.

O lago é sagrado para praticantes do budismo, do hinduísmo, e do jainismo. Assim como praticantes da religião Bon (anterior ao budismo).

Segundo as lendas do budismo tibetano, a mãe do Buda, a Rainha Maya, banhou-se no lago antes de dar à luz o Buda.

No hinduísmo, o lago é uma criação da mente do deus Brahma, que criou um espaço perfeito para seus filhos tomarem banho após uma caminhada extenuante.

Ainda na tradição hindu, o lago Manasarovar é um símbolo de pureza, e beber sua água, pode limpar os pecados de centenas de vidas.

Ele é tão importante que dizem que as cinzas de Mahatma Gandhi foram espalhadas aqui.

Para os seguidores do Jainismo, o lago histórico está ligado ao primeiro Tirthankara, que alcançou o nirvana no Himalaia.


Meu roteiro de viagem para o Tibet: 8 dias

  • Dia 1: Chegada em Lhasa (aclimatação)
  • Dia 2: Lhasa
  • Dia 3: Lhasa
  • Dia 4: Lhasa para Shigatse, passando por Gyantse
  • Dia 5: Shigatse até o Acampamento Base do Everest
  • Dia 6: Acampamento Base do Everest de volta para Shigatse
  • Dia 7: Shigatse para Lhasa
  • Dia 8: Lhasa (Lago Namtso)

Cuidados antes de viajar para o Tibet: seguro viagem é essencial

Se você está pensando em encarar uma viagem assim, é essencial contratar um bom seguro viagem. O seguro é uma garantia em caso de algum acidente ou emergência. Já pensou que dor de cabeça?

E já te aviso de antemão: é uma viagem que exige muito fisicamente.

Lhasa, a porta de entrada no Tibet, fica a mais de 3.600 metros acima do nível do mar. A doença da altitude pode se manifestar a partir de 2.700 metros. Portanto, o ideal é fazer tudo bem devagar, com muita calma.

Como chegaríamos aos 5.250 até o fim da viagem, no EBC, fizemos um pré-tratamento durante 5 dias com comprimidos de Gingko biloba.

Os mais céticos podem me desacreditar, mas para mim a Gingko biloba deu certo. Me senti disposta, não tive dor de cabeça, com apetite, e foi tudo ótimo.

De qualquer maneira, também recomendo a compra de um tubo de oxigênio logo na chegada a Lhasa. Esses tubos são vendidos em todo lugar. Nas lojinhas nas ruas e hotéis.

Outra dica é estar sempre ligado em todo e qualquer sintoma para não deixar evoluir para quadros mais sérios.

O blog Mineiros na Estrada publicou um post muito legal sobre o mal de altitude. Dá só uma olhada!


Contrate seguro viagem para a China e o Tibet pelo melhor preço

Use um comparador online para economizar muito e pesquisar planos e seguradoras diferentes em um único lugar. A gente sempre usa o site da Seguros Promo.

Aproveite a oportunidade e ganhe 20% de desconto usando o código TOPENSANDO15 (com pagamento via PIX, boleto ou transferência bancária).


Leia mais dicas de viagem para o Tibet


Salve esse artigo no Pinterest

Confira todas as dicas para uma viagem para o Tibet mais roteiro de 8 dias incluindo Lhasa, Gyantse, Shigatse e Acampamento Base do Everest.


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

  1. Muito obrigado pelo relato sensacional, acabei de assistir o filme 7 Anos no Tibet e amei o lugar e a cultura. Você teria informações sobre custo aproximado de uma viagem pra essa região e quantidade de dias ideal?

    Grato pelos relatos e as fotos dos lugares

    • oi Wellington, tudo bem?! Na época, em 2013, a parte da viagem no Tibet (terrestre + passagens) custou cerca de 2.400 dólares. Na época, com o dólar BEM mais baixo, não era tão absurdo se a gente pensar na distância/dificuldades. Fico pensando hoje… obrigada pela visita e comentário.

  2. Oi bom dia essa viajem está no planejamento para fim de 2021
    💝💝💝
    Mas não sei nem por onde começar !!!

  3. Excelentes dicas Alessandra. Gostaria de saber o custo da viagem ao Tibet, ou seja, passagem aérea, hotel e refeições; valor aproximado saindo do Brasil.

    Excelente site. Beijos!

    • oi William, tudo bem?! Fiz essa viagem em 2013. Os valores já devem ser outros. Paguei R$3.200 na passagem até a China e cerca de 2.500 dólares no pacote terrestre para o Tibet. Obrigada pela visita e comentário.

  4. Bom dia

    Não falo outro idioma e vou me aposentar, tenho vontade de me conectar espirualmente viajando a algum país onde possa buscar novas energias de paz , você acha que seja uma boa opção. Muito obrigado

  5. Atualmente moro no Japão e daqui é relativamente “fácil” viajar pela. Ásia, sempre viajei por conta própria, faço tudo (visto, passagem, seguro, reserva de hotel, roteiro de passeios).

    Recentemente meu esposo veio com a idéia de irmos o Tibet, acabei chegando ao seu blog. Pelo seu relato já vi que o melhor a fazer é contratar uma agência, mas as agências aqui só oferecem pacotes para o Tibet junto com China e Nepal e nós não temos todo esse tempo disponível por causa do trabalho. A minha pergunta é: a agência local que você foi tem um bom suporte em inglês?

  6. ops. li agora que tem resposta ( tinha feito a pergunta na outra página sobre visto 2 entradas acaso visite Tibet). Parabéns pelo site e pelas informações, fotos, etc….. Utilíssimo.

  7. Oi Alessandra!
    Realmente o Tibet é um lugar especial, uma viagem que marca!
    Li seus posts antes de ir e agora passo para agradecer todas as suas dicas (inclusive a do ginkgo biloba) e deixar mais uma para os seus leitores: meu marido e eu tivemos uma ótima experiência com a agência Tibetan Guide, que é composta por tibetanos, então deixo mais esse contato para os interessados (inclusive postei minha avaliação no Tripadvisor: https://www.tripadvisor.com/Attraction_Review-g294223-d4367400-Reviews-Tibetan_Guide_Day_Tour-Lhasa_Tibet.html).
    Abraços!

  8. Que viagem mais linda!!! Um grande sonho nosso também. Temos visto de múltiplas entradas para a China, mas precisamos correr atrás dessa autorização especial. Uma pena sermos obrigados a contratar guia. Gostamos de ficar mais livres. De qualquer forma, a dica da agência foi uma boa. Parabéns pela matéria, deu mais vontade de ir ainda! Abraços, Cristina e Renato – Blog Pegadas na Estrada

  9. Oi, Alessandra! Obrigado pela sua postagem! Foi ótima! Estou planejando uma viagem para a China e o Tibet está nos planos. Tenho uma duvida: como do Tibet vou voltar para China, sabe se é necessário visto chines de duas entradas? Obrigado!

    • Oi Daniel, tudo bem?! Obrigada pela visita. Você precisa apenas do visto de 1 entrada, já que o território do Tibet é China. Mas além do visto chinês você também precisa de uma autorização especial pra entrar no território tibetano. Boa viagem!

  10. Oi Alessandra! Muito obrigado por abrir seu coração pra gnt! Essas paisagens, a arte de viver no teto do mundo e o respeito pela natureza, me lembraram a querida Bolívia! Queria te pedir os dados da sua agência, to indo pra China em Abril, e já estava buscando por alternativas que causassem impacto e encantamento, acho que encontrei! Hehehe! Se vc puder me passar tb seu pacote, gastos no geral, (acredito que vc já tenha td salvo, devem te pedir muito) te agradeço demais! E se tiver dicas de lugares únicos, na China fora dos roteiros habituais, por favor não exite em me recomendar! Hehehe! Um forte abraço!

    • Fala, Ivan, tudo bem?! Muito obrigada pela visita. Realmente, o Tibet tem MUITO da Bolívia, ou seria o contrário?! ;)! Eu viajei com um pacote da Tibet Travel, e o preço do pacote é bastante salgado (mais de U$2k/pessoa). Dá uma olhada no site deles, são várias as opções de pacote. Mas se eu fosse você, eu com certeza iria pras bordas do Território Autônomo do Tibet. É o que pretendo fazer no próximo ano, ou depois… Além de ser bem mais barato, você vai poder ter contato com costumes tibetanos ‘livres’. A situação atual dentro do TAR é muito complicada, e não sei se recomendo ir pra lá. Vou escrever sobre isso em breve! Abração e boa viagem!

  11. Primeiro parabens pelo relato. Mto bom! Eu gosto de planejar a viagem c antecedencia e pelo q entendi soh saberei se posso entrar no Tibet quando eu estiver dentro do territorio Chines. Eh isso? Abcs

    • Oi Fernando, obrigada pela visita. Tudo depende do meio que você escolheu para organizar o pedido da sua permissão. Eu contei aqui a minha experiência com a Tibet Travel. Converse com seu agente, e pergunte todas essas questões pra ele. Abraços.

  12. Olá Alessandra, adorei o seu blog que lindas fotos… Que maravilhosa experiência… Estou planejando ir este ano ao tibet… Você poderia me enviar um email com as informações da agencia e as formas de pago que você ultilizor, o tour você pago estando no Brasil ou na China? Obrigado

    • Oi Eduardo, obrigada pela visita! Fechei o pacote com a CITS Tibet Travel. Tivemos alguns probleminhas: ficamos esperando mais de 5 horas no aeroporto, no sol, dentro da van, e o primeiro hotel não tinha água quente. Recomendo pesquisar um pouco antes de fechar com eles, ou com qualquer outra agência. Utilizamos o Paypal para pagar metade do pacote, antes da viagem, e pagamos a outra metade, em dinheiro, em Lhasa. Fechei tudo antes, daqui do Brasil mesmo, tudo online. Abraços e boa viagem!

  13. Alessandra adorei seu relato e dicas. Estive no Nepal (2004) adorei! Mas senti uma certa tensão também.
    Posso imaginar no Tibet.
    Obrigada! Silvia J Costa

  14. Olá Alessandra,

    Gostei do seu relato contando da sua viagem, muito bom mesmo ! Mas tenho uma duvida.. tenho só alguns dias de ferias em maio, você acha que uma semana a 10 dias no max seria um tempo muito pequeno para aproveitar? E vi resposta que vocÊ deu a uma leitora que voce fechou com o tibet travel as questões burocráticas, voce também fechou com eles os roteiros ou fez por conta própria?
    Desde já agradeço pela atenção.

    Giovanna Mangabeira

    • Oi Giovanna, obrigada pela visita. Não sei como anda a situação do Tibet, mas quando eu fui era impossível viajar de maneira independente. Você é obrigado a fechar um pacote com uma empresa. Você tem poucos dias, e a viagem vai ser bem corrida, principalmente se você for até o EBC. Recomendo fazer as coisas com mais calma. Boa viagem!

  15. Oi Alessandra
    Com qual companhia aérea vc foi para Beijing? E dentro da China vc usou qual companhia aérea? Muito grata mais uma vez pela ajuda!

  16. Oi Alessandra! Adorei as informações do Tibet. Em outubro de 2015 terei 30 dias de férias e estou programando uma viagem para China, tibet e Nepal. Vc teria algúm contato dos guias(as viagens contratadas) e tb os vistos, como vc conseguiu? Posso pedir a permissáo de entrada com antecedencia?
    Muito grata pela ajuda!

    • Oi Ana, viajei pela Tibet Travel, e foram eles que organizaram todas as questões burocráticas. Acho que as permissões não são emitidas com tanta antecedência, porque dependem muito da situação política da região, e o fechamento da fronteira para estrangeiros acontece com certa frequência. Boa sorte!

  17. Olá Alessandra, muito legal os seus textos sobre a sua passagem pelo Tibet.
    Conheci o Nepal alguns anos atrás e amei!!! Agora gostaria de fazer um roteiro Pequim, Lhasa e Kathmandu com a minha família em 2015. Você pode me passar o contato da agência de viagem para fazer a parte do Tibet? Foi um serviço local (chinês/tibetano)? Tenho feito diversas viagens internacionais com operadoras locais contratados via internet e sempre rola um “medo” de que os serviços realmente vão acontecer…
    Se você puder me passar os detalhes dos serviços contratados (roteiro, tipo de acomodação, translados incluídos, preço e forma de pagamento). Aiiiii desculpe a minha “cara de pau”…
    Não entendi perfeitamente a questão de você conseguir somente a permissão de entrada no Tibet 2 dias antes. Você contrata a viagem, paga e fica na indefinição de conseguir a permissão… é usual acontecer isso???
    Obrigadão. Sem palavras pela ajuda.
    Parabéns pelo site.

  18. Alessandra, boa noite!

    Parabens pelo blog!

    Embarco dia 5 de novembro p Nepal, butao e Tibet, fico por 15 noites e tenho algumas duvidas:

    1 eh melhor visitar o Everest pelo Nepal ou Tibet?
    2 eh possivel alugar um off-road p ir ao campo base ou so de van?
    3 qtos dias devo ficar em Lhasa? Pensei em 2 dias.
    4 VC tem dicas p o Nepal e butao?

    Grato, H

    • Oi Helton, obrigada pela visita. Dá prá fechar um guia particular sim. Infelizmente não estive no Nepal, portanto, não posso te dar nenhuma dica própria, mas acredito que seja um lugar maravilhoso, e menos ‘tenso’ que o Tibet. Eu ficaria 3 dias em Lhasa! Abraços.

  19. Oi Alessandra!!!
    Mto bom seu blog! Parabens!
    Como contratou o guía para o Tibet? Como solicitar o visto, por favor?

    Agradeco desde ja

  20. Cara Alessandra sua narrativa será de grande ajuda para mim e minha esposa. Ano que vem, 2015, iremos para lá, não só para conhecer o sonhado Tibet, como para um trekking pelas paisagens do Himalaia. E seu texto, sem duvida irá nos ajudar. Chegaremos ao Tibet vindos do Nepal. Obrigado!

  21. Olá,

    Adorei seu blog e particularmenteeste relato do Tibet. Estou programando uma viagem em novembro e uma agência fez o seguinte roteiro: day 01 In Lhasa, day 02 – Lhasa/ Gyantse, day 03 – Gyantse/ Shigatse, day 04- Shigatse/ Lhasa. O que acha? Muito corrido? Vale a pensa ir a Gyantse e Shigatse mesmo com os longos trajetos?Muito obrigada,
    Mariana

  22. Adorei. Parabéns pelo blog
    Em maio/14 estaremos em Lhasa. Espero que os chineses nos dêem o visto.
    Já fui a Mc Leod Ganj, e alimentei o desejo de conhecer Lhasa por mais de 10 anos.
    Seu relato me pareceu muito cuidadoso.
    Mais uma vez muito obrigada.
    Att
    Sonia

  23. Oi,Alessandra,

    É um sonho pra mim ir ao Tibet. Estive em Mc Leod Ganj na Índia, a terra onde vive o Dalai Lama e desde então não consegui tirar esse desejo da cabeça. Preciso visitar o Tibet. Me fez reviver as ruas de Mc Leod Ganj com muita ternura. Grata pelo seu relato, Irei acompanhar. Moro na Itália e tenho um blog onde falo sobre viagens por aqui. Venha me visitar se puder (www.grazieateblog.com)
    Um abraço,
    Isabela

    • oi Isabela, adorei o seu blog! Já o adicionei à minha lista de favoritos! O Tibet é muito muito muito especial. Tenho certeza que você sentiu isso com tantos tibetanos vivendo e Mc Leod Ganj. Muito obrigada pela visita e comentário. Beijos.

  24. Thank you for the gorgeous landscape pictures, Alessandra! “Que lindo”, indeed! They bring out so well the spectacular beauty of this high plateau. I appreciate your black and white shots as well: they create a somewhat somber mood making me think of the hardships suffered by the Tibetan people in silence, behind the scenery.
    I look forward to see more of your photographs!
    Gisele

  25. viagem incrível, companheira maravilhosa, blog nota 10, todos podem confirmar as dicas que são realmenbte importantes para quem tem essa grande curiosidade de ver esta cultura milenar e com uma incrível espiritualidade..parabéns Alessandra…

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM