Time lapse: tudo o que você precisa saber!

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Time Lapse é uma técnica fotográfica usada em vídeos, e como sugere o próprio nome, é uma ótima maneira de ver o ‘passar do tempo‘. Em português mais claro, é um vídeo feito a partir de uma sequência de fotos.


O Que Eu Preciso Para Fazer um Time Lapse?

  •  Câmera – pode ser DSLR (1), GoPro (2), ou mesmo a câmera do seu celular (3).
  • Suporte (4) – você vai precisar de um tripé ou qualquer outro acessório que mantenha a câmera parada, e firme – .
  • ‘Intervalômetro’ – algumas câmeras apresentam intervalômetro embutido. Se não for o caso da sua, você vai precisar de um dispositivo remoto (5), que se conecta de alguma maneira a sua câmera.
  • Software ou aplicativo para edição (6).

time lapse


Como Saber Se Minha Câmera Tem Intervalômetro?!

Conheça a sua câmera! Esse é um dos mais importantes conselhos que alguém pode te dar sobre fotografia. Leia o manual, pesquise, conheça as características, limitações e funcionalidades do seu equipamento!

As DSLRs da Nikon que possuem intervalômetro embutido, são: D200, D300, D300s, D3, D3s, D3x, D4, D4s, D5000-5500, D600, D610, D700, D7000, D7100, D7200, D750, D800, D800E, D810, D810A.

Já os modelos da Canon com essa funcionalidade são: 7D mkII, 5Ds/R. Outros modelos: 1100D, 500D, 50D, 550D, 5D mkII e mkIII, 600D, 60D, 650D, 6D, 700D, e 7D podem ser ‘hackeados‘, usando o Magic Lantern.

Você também pode comprar um intervalômetro remoto, ou disparador e optar pelo modelo original da Canon, ou por algum genérico. Tenho um genérico comprado no Ebay, foi super baratinho e funciona super bem.

Se você usa Canon, mas não quer comprar outro acessório, nem instalar o Magic Lantern, você pode também usar seu computador com o Eos Utility instalado, e usar o intervalômetro do próprio programa, conectado à sua câmera via wi-fi ou via um cabo USB.

Já a GoPro e alguns modelos de câmeras Mirrorless têm uma função específica para time lapse.


Tá na dúvida sobre qual câmera comprar? Olha só que legal essas dicas:

blog de viagem


Como Calcular um Time Lapse?

É claro que você pode usar uma calculadora online, ou um aplicativo no seu celular. Não vejo mal nenhum nisso, mas mesmo assim vou te apresentar uma regrinha, e te ajudar a aprender tudo o que você precisa saber sobre time lapse.

O primeiro passo é decidir qual será a duração e frame rate do vídeo final.

Você já ouviu falar em frame rate? Esse parâmetro significa qual é o número de frames – fotos – existentes em 1 segundo de vídeo.

time lapse

O ‘padrão’ é de 30 fps, ou seja, 30 quadros por segundo, ou seja, você precisa de 30 fotos por segundo de vídeo.


Veja, na prática, qual a diferença entre diferentes FRAME RATES no andamento do vídeo.


1. Defina a duração final do vídeo.

Se são 30 frames por segundo, em um vídeo de 10 segundos, serão 300. Certo?!

30 fotos  x 10 segundos = 300 frames

2. Calcule a duração do seu evento.

Quanto tempo vai durar a captação das imagens?

10 minutos x 60 segundos = 600 segundos


É super importante fazer esse cálculo em segundos, já que estamos falando de frames/segundo.


3. Calcule o intervalo entre as fotos.

É só dividir a duração do evento pelo total de frames do seu vídeo.

600 segundos / 300 frames = 2 SEGUNDOS


E Agora?

Chegou a hora de colocar a mão na massa! Esse passo a passo vai te mostrar como fazer um time lapse usando uma câmera dSLR ou mirrorless.

1. Capriche na composição do frame, lembrando sempre que pro time lapse ficar mais legal, o ideal é ter alguma ‘mudança’ na imagem, pra conseguir o efeito de ‘aceleração do tempo’, como nuvens passando…

2. Trave seu tripé na posição exata, e certifique-se que a câmera está bem firme, exceto caso você queira dar uma sensação de movimento ao seu vídeo.

3. Escolha o intervalo entre as fotos e programe seu intervalômetro.

4. Coloque sua câmera no modo manual e regule na câmera: exposição, ISO, abertura, velocidade e balanço de branco.

5. Use o foco manual.

6. Formate o cartão de memória antes de começar e faça um teste – Recomendo SEMPRE formatar o cartão antes de começar. Isso evita possíveis arquivos corrompidos -.

7. Se tiver tudo ok, inicie o time lapse e espere o tempo necessário.

8. Por último, e não menos importante, é hora de descarregar as fotos no computador e partir para edição do vídeo.


Como editar um time lapse com o Adobe Premiere

1. Abra o Adobe Premiere, e crie um novo projeto com o nome que você desejar.

2. Você pode clicar com o botão direito na área projeto e criar um Novo item: Sequência.

time lapse

3. Escolha um qual qualidade, tamanho e frame rate. No nosso caso escolhemos 1080p (fullHD) em 30 FPS.

time lapse

É com essa sequência que vamos trabalhar. Ela será a área de trabalho onde iremos criar o vídeo.

Use novamente o botão direito do mouse, e vamos importar as imagens (fotos), que devem estar todas em um mesmo diretório, apenas com as imagens do time lapse.

Selecione a primeira foto da sequência e marque a opção sequência de imagens na parte de baixo da janela de importação. Clique em importar.

time lapse

Você vai perceber que a sequência de imagens JPG foi importada como um arquivo. Arraste este arquivo até a sequência que criamos anteriormente, e pronto!
time lapse

Pronto! Você agora pode adicionar música e texto, exportar seu vídeo e compartilhar com os amigos!!


Ficou com alguma dúvida?! Tem alguma dica?! Deixa um comentário!!


Você curte fotografia?

Já conhece a nossa série Fora de Foco?Time lapse: tudo o que você precisa saber!O nome dessa série é uma referência ao livro ‘Ligeiramente Fora de Foco‘, autobiografia do fotógrafo Robert Capa. Capa é muito famoso por seu trabalho como fotógrafo de guerra e por ter sido o fundador da Agência Magnum ao lado de Cartier-Bresson e David Seymour. Ele é o autor da célebre frase ‘Se sua foto não está boa, é porque você não está perto o suficiente‘, uma grande influência no modo como eu vejo a fotografia, e como fotografo.

Ele descrevia suas imagens de guerra como “ligeiramente fora de foco, e um pouco sub-expostas”, e assim como a própria guerra, as imagens de um bom fotógrafo têm que ser capazes de transmitir sensações. Medo, angústia, tensão.

É isso! A fotografia tem essa incrível capacidade de transmitir sensações e sentimentos através de uma única imagem, é o que faz da fotografia uma das mais fantásticas formas de expressão artística.

Essa série fala de fotografia de uma maneira diferente, cheia de poesia, inspiração e, porque não: tecnicalidades. Afinal de contas, tô sempre pensando em fotografar!


Leia também


Salve esse post no Pinterest

Tudo o que você precisa saber sobre time lapse


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM