Walter Sisulu Square of Dedication: museu a céu aberto em Soweto

A África do Sul é um país pra lá de interessante. Além das óbvias belezas naturais e parques nacionais repletos de vida selvagem, é nos grandes centros urbanos como Joanesburgo que a gente consegue entender mais sobre a história sul-africana, e apesar da cidade não ser um dos destinos mais populares do país, deveria ser. Visitar lugares como a Walter Sisulu Square of Dedication, em Kliptown, Soweto também chamada de Freedom Square, é uma ótima oportunidade para entender o que faz dos sul-africanos um povo tão especial!

Walter Sisulu Square of Dedication

Um passeio pela emblemática Walter Sisulu Square of Dedication, um museu a céu aberto em Soweto

A Freedom Square (Praça da Liberdade), também chamada de Walter Sisulu Square of Dedication, em homenagem a Walter Sisulu, um dos grandes nomes da luta contra o apartheid, fica no coração de Kliptown, Soweto, a 25km do centro de Joanesburgo e é um marco cultural e histórico super importante para os sul-africanos.

Walter Sisulu Square of Dedication

A praça foi inaugurada em 2005, depois de um projeto de revitalização da área, e reúne um museu histórico a céu aberto, um mercado informal, lojas, galerias de arte e até um hotel quatro estrelas, o Hotel Soweto.


Já pensou em se hospedar em uma guest house em Soweto?!


Quem foi Walter Sisulu

Ao lado de Nelson Mandela, Oliver Tambo e [email protected] [email protected], Walter Sisulu lutou arduamente contra o regime do apartheid, e como o próprio Mandela, foi preso e condenado a 26 anos de prisão em Robben Island.

Segundo Mandela, Walter Sisulu o “ensinou a aceitar pontos de vista divergentes, a criar paz com rivais e a encontrar consensos”, o que torna o nome dessa praça ainda mais importante e significativo.

Kliptown, Soweto

Kliptown é um dos lugares mais emblemáticos em Soweto, já que é a área residencial mais antiga dos bairros do sudoeste de Joanesburgo, criados durante o Apartheid, terrível regime racista, de segregação social, que marcou a história da África do Sul de 1948 a 1994.


Leia também: Passeio de tuk tuk em Soweto


Por que a praça é tão importante

Este é um dos lugares mais importantes da história recente da África do Sul pois foi aqui, exatamente neste lugar onde hoje fica a Walter Sisulu Square of Dedication que, em junho de 1955, aconteceu o Congresso do Povo, que reuniu milhares de pessoas para elaborar uma ‘Carta da Liberdade para a África do Sul democrática’, a Freedom Charter, que se tornou a base da Declaração de Direitos e da Constituição da África do Sul.

Dizem que Nelson Mandela teve que assistir tudo de cima de um telhado de uma casa em Kliptown, já que era procurado pela polícia.

O passeio pela Walter Sisulu Square of Dedication é super interessante, ainda mais se você puder contratar um guia pra te contar sobre as peculiaridades desse projeto tão especial. Aprendi muito com o Collen, da Joburg Tourism, que me levou nessa viagem pela história da África do Sul!

O projeto da Praça

A praça é formada por dois quadrados de 100 metros x 100 metros. Um dos quadrados representa a antiga África do Sul sob o regime do apartheid e o outro representa a nova e democrática versão do país.

O quadrado ‘antigo’ é o exato local onde aconteceu a reunião de 1955 e através dele corre uma linha diagonal, que simboliza o passar do passado para o futuro.

O quadrado ‘novo’ é formado por uma grade de nove quadrados menores de tamanhos iguais, que simbolizam as nove províncias sul-africanas e o ideal de ‘igualdade e democracia’.

Entre os dois quadrados foram plantadas filas de árvores indígenas, que representam as pessoas em pé, esperando para votar nas eleições.

Walter Sisulu Square of Dedication

Olha só essa foto das eleições de 1994.

As pessoas fizeram filas imensas pra poder votar e escolher Nelson Mandela como presidente! Emocionante! Arrepio só de escrever aqui.

Freedom Charter Monument

Se você seguir o caminho de árvores vai ver uma torre cônica formada por tijolos. Pronto, você chegou ao Freedom Charter Memorial (Monumento da Carta da Liberdade).

Walter Sisulu Square of Dedication

A torre tem um “X” cortado no telhado, a marca de liberdade!

Walter Sisulu Square of Dedication

Aliás, acho que essa é a maior inspiração desse espaço, dessa praça: a liberdade.

A liberdade e o nascimento dessa nova África do Sul, democrática, baseada nas 10 cláusulas da Freedom Charter.

The people shall govern!

Walter Sisulu Square of Dedication

Kliptown Open Air Museum

Na parte mais alta, no norte da praça, fica o Kliptown Open Air Museum, formado por 10 colunas de sete metros de altura.

Walter Sisulu Square of Dedication

Cada coluna simboliza uma das 10 cláusulas da Carta da Liberdade (Freedom Charter). No alto de cada uma das colunas existe uma escultura humana de 800kg, feitas pela artista Usha Seejarim.

Quer conhecer mais da linda história da África do Sul?! Aguarde que vem mais por aí, hein?! Enquanto isso, dá uma olhadinha no artigo sobre o ótimo tour de tuk tuk em Soweto. Você vai adorar!

Viaje tranquil@! Não esqueça o seguro viagem.

Se você tá pensando em viajar pra África do Sul, é essencial contratar um seguro viagem. O seguro viagem é uma garantia de assistência em caso de algum acidente ou emergência. Nossa dica é usar o site da Segurospromo, para comparar planos variados, de vários seguradoras em uma só plataforma, simples e fácil de usar! Aproveite o desconto de 5% na contratação de qualquer seguro viagem. É só usar o código TOPENSANDO05 durante sua compra no site.

Leia mais sobre a África do Sul:

Tô pensando na África do Sul

Essa viagem foi um projeto independente, 100% idealizado e realizado pelo Tô Pensando em Viajar. Contamos com parceiros incríveis que chegaram pra somar!

Gostou da dica?!

Use nossos links de afiliados para contratar seguro viagem, reservar seu hotel e alugar um carro. Assim você ajuda o Tô Pensando em Viajar a se manter e não paga nada mais por isso!


Salve este artigo no Pinterest e aproveite todas as nossas dicas por lá!

Visitar a Walter Sisulu Square of Dedication, em Kliptown, Soweto é uma ótima oportunidade para entender e conhecer mais a história da África do Sul.


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM, e TWITTER


Compartilhe!
Alessandra

ALESSANDRA é viajante, fotógrafa, e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão, e gosta mesmo é de paisagem humana!

Leia também...

5 Comentários

  1. Viviane Carneiro disse:

    Nossa… que museu lindo! Adoro conhecer museus e acho os a céu aberto ainda mais legais. Dicas anotadas. Amei. Bjs

  2. Diego Arena disse:

    Quanta história interessante e quantos detalhes são guardados neste museu né? E o mais interessante é que está lá para todos que estiverem passando pela rua. Incrível!

  3. Sonia disse:

    que terra de contrastes… nunca iria imaginar que nessa praça, com essa história teria um hotel 4 estrelas! e essa foto de 94?! poder para o POVO! 👊

  4. Que lugar incrível!!! Nunca tinha ouvido falar dele… Já vou incluir no meu roteiro para quando for à África do Sul… Obrigada por compartilhar!!!

  5. Susana disse:

    Muito interessante o museu! Nunca tinha ouvido falar dele, mas fiquei intrigada e com vontade de saber mais… O Soweto não é uma zona perigosa? É o que todo o mundo fala, pelo menos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *