Walter Sisulu Square of Dedication: museu a céu aberto em Soweto

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

A África do Sul é um país para lá de interessante. Além das belezas naturais e parques nacionais repletos de vida selvagem, o país oferece uma verdadeira aula de história.

Visitar lugares como a Walter Sisulu Square of Dedication em Soweto, nos arredores de Joanerburgo, é uma oportunidade para aprender mais sobre a dura história sul-africana.

Walter Sisulu Square of Dedication

Um passeio pela emblemática Walter Sisulu Square of Dedication, um museu a céu aberto em Soweto

Também chamada de Freedom Square, ou Praça da Liberdad), a Walter Sisulu Square of Dedication fica no coração de Kliptown, Soweto, a 25km do centro de Joanesburgo. E é um marco cultural e histórico super importante para os sul-africanos.

A praça foi inaugurada em 2005, depois de um projeto de revitalização da área, e reúne um museu histórico a céu aberto, um mercado informal, lojas, galerias de arte e até um hotel quatro estrelas, o Hotel Soweto.

Seu nome é uma homenagem a Walter Sisulu, um dos grandes nomes da luta contra o Apartheid.

Walter Sisulu Square of Dedication

Leia também: O que fazer em Soweto, o bairro mais importante de Joanesburgo


Quem foi Walter Sisulu

Ao lado de Nelson Mandela, Oliver Tambo e tantos outros, Walter Sisulu lutou arduamente contra o regime do Apartheid. E como o próprio Mandela, foi preso, e condenado a 26 anos de prisão em Robben Island.

Segundo Mandela, Walter Sisulu o “ensinou a aceitar pontos de vista divergentes, a criar paz com rivais e a encontrar consensos”.

Só essa frase já torna o nome dessa praça ainda mais importante e significativo.


Kliptown, Soweto

Kliptown é um dos lugares mais emblemáticos, já que é a área residencial mais antiga de Soweto.

A sigla significa bairros do sudoeste de Joanesburgo. Bairros que foram criados durante o Apartheid, terrível regime de segregação social que marcou a história da África do Sul de 1948 a 1994.

Mil novecentos e noventa e quatro. Dá para acreditar nisso?


Leia também: Passeio de tuk tuk em Soweto


Por que a praça é tão importante?

A Walter Sisulu Square of Dedication é um dos lugares mais importantes da história recente da África do Sul, pois foi aqui o lugar onde aconteceu o Congresso do Povo, em junho de 1955.

O evento reuniu milhares de pessoas para elaborar uma ‘Carta da Liberdade para a África do Sul democrática’.

E a Freedom Charter acabou se tornando a base da Declaração de Direitos e da Constituição da África do Sul.

Walter Sisulu Square of Dedication: museu a céu aberto em Soweto

Dizem que Nelson Mandela teve que assistir ao evento em cima de um telhado de uma casa em Kliptown, já que, na época, já era procurado pela polícia.

O passeio pela Walter Sisulu Square of Dedication é super interessante. Ainda mais se você puder contratar um guia para te contar sobre as peculiaridades desse projeto tão especial.

Aprendi muito com o Khaorisa, da Joburg Tourism, que me levou nessa viagem pela história da África do Sul.


O projeto da Praça

A praça é formada por dois quadrados de 100 metros x 100 metros.

Um dos quadrados representa a antiga África do Sul sob o regime do Apartheid e o outro representa a nova e democrática versão do país.

Walter Sisulu Square of Dedication: museu a céu aberto em Soweto

O quadrado ‘antigo’ é o exato local onde aconteceu a reunião de 1955 e através dele corre uma linha diagonal, que simboliza o passar do passado para o futuro.

O quadrado ‘novo’ é formado por uma grade de nove quadrados menores de tamanhos iguais, que simbolizam as nove províncias sul-africanas e o ideal de ‘igualdade e democracia’.

Entre os dois quadrados foram plantadas filas de árvores nativas da África do Sul, que representam as pessoas em pé, esperando para votar nas eleições.

Walter Sisulu Square of Dedication

Olha só essa foto das eleições de 1994. As pessoas fizeram imensas filas em Soweto para poder votar e escolher Nelson Mandela como presidente!

Emocionante. Arrepio só de escrever aqui.

Fila em Soweto para votar
Fila em Soweto para votar

Não viaje sem seguro viagem, hein?

Contratar um bom seguro viagem para a África do Sul é a sua garantia de assistência especializada em caso de emergências médicas ou odontológicas, além de imprevistos como atraso de voo, extravio ou dano de bagagem e até perda de documentos.

Use um comparador online para economizar muito e pesquisar planos e seguradoras diferentes em um único lugar.


Leia também: Dicas infalíveis para contratar seguro viagem barato


Freedom Charter Monument

Se você seguir o caminho de árvores vai ver uma torre cônica formada por tijolos. Pronto, você chegou ao Freedom Charter Memorial (Monumento da Carta da Liberdade).

Walter Sisulu Square of Dedication

A torre tem um “X” cortado no telhado, a marca de liberdade!

Walter Sisulu Square of Dedication

Aliás, acho que essa é a maior inspiração desse espaço, dessa praça: a liberdade.

A liberdade e o nascimento dessa nova África do Sul, democrática, baseada nas 10 cláusulas da Freedom Charter.

The people shall govern!

Walter Sisulu Square of Dedication

Kliptown Open Air Museum

Na parte mais alta, no norte da praça, fica o Kliptown Open Air Museum, formado por 10 colunas de sete metros de altura.

Cada coluna simboliza uma das 10 cláusulas da Carta da Liberdade (Freedom Charter). No alto de cada uma das colunas existe uma escultura humana de 800kg, feitas pela artista Usha Seejarim.

Walter Sisulu Square of Dedication

Vai alugar um carro na África do Sul?

Uma super dica para economizar é usar um comparador online para comparar preços de diferentes locadoras em uma única plataforma.

Nós sempre usamos o site da Rentcars, empresa brasileira que garante o melhor preço, as melhores condições, com pagamento em real, parcelado no cartão de crédito e sem iof.


Leia também: Guia completo de aluguel de carro na África do Sul


Leia mais dicas de viagem para África do Sul


Salve este artigo no Pinterest

Visitar a Walter Sisulu Square of Dedication, em Kliptown, Soweto é uma ótima oportunidade para entender e conhecer mais a história da África do Sul.

Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

  1. Fui a África do Sul em julho e tentando agora arrumar as fotos, tem 3 dias que procuro qualquer informação sobre essa importante praça e você foi a única a documentá-la, dando um banho de cultura. Parabéns por enxergar mais e mais…

  2. Muito interessante o museu! Nunca tinha ouvido falar dele, mas fiquei intrigada e com vontade de saber mais… O Soweto não é uma zona perigosa? É o que todo o mundo fala, pelo menos…

  3. Que lugar incrível!!! Nunca tinha ouvido falar dele… Já vou incluir no meu roteiro para quando for à África do Sul… Obrigada por compartilhar!!!

  4. Quanta história interessante e quantos detalhes são guardados neste museu né? E o mais interessante é que está lá para todos que estiverem passando pela rua. Incrível!

  5. Nossa… que museu lindo! Adoro conhecer museus e acho os a céu aberto ainda mais legais. Dicas anotadas. Amei. Bjs

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM