Passeio de tuk tuk em Soweto

Era cedo quando chegamos ao Lebo’s Soweto Backpackers, no coração de Soweto, South Western Townships, os ‘bairros do sudoeste‘, construídos inicialmente para abrigar os trabalhadores negros que ‘se matavam‘ nas minas de ouro em Joanesburgo e que com o passar dos anos se tornou símbolo da resistência ao Apartheid, o terrível regime de segregação racial adotado oficialmente pela África do Sul de 1948 a 1994. Nosso primeiro compromisso do dia foi um  passeio de tuk tuk em Soweto e esse, você não pode perder!

Passeio de tuk tuk em Soweto

A visita a Soweto é programa obrigatório pra conhecer mais sobre a África do Sul. E se você quer uma dica quente, vale a pena dar uma olhada em um dos tours oferecidos pelo Lebo’s Soweto Backpackers.

Passeio de tuk tuk em Soweto

Lebo Malepa e as mudanças em Soweto

Lebo Malepa é um jovem empreendedor que há tempos vem mudando a forma como os turistas encaram Soweto. Em 2003 fundou o Lebo Soweto Backpackers, o primeiro albergue de Soweto e desde então começou a oferecer visitas guiadas pelo bairro. Seu objetivo era fazer com que as pessoas abrissem os vidros do carro, descessem das vans e derrubassem seus muros, que aqui na África do Sul ainda são altos.

Lebo tem sido um agente de mudanças e você sente isso assim que chega lá!

Passeio de tuk tuk em Soweto

Passeio de tuk tuk em Soweto

Com um ambiente jovem, musical e super alto astral, que se estende até o outro lado da rua, que acabou virando um parque, graças às ações de Lebo e companhia, o lugar conquista logo de cara.

Passeio de tuk tuk em Soweto

Quais são os tours oferecidos pelo Lebo Soweto Backpackers?

O Lebo’s Soweto Backpackers oferece duas maneiras para explorar Soweto. Você pode ir de bicicleta ou de tuk tuk.

Passeio de tuk tuk em Soweto

Isso mesmo, aquele tuk tuk, típico do sudeste asiático, que é também usado como meio de locomoção dos moradores em muitas regiões dessa imensa cidade, já que muitas áreas não possuem estrutura básica.

Passeio de tuk tuk em Soweto

Passeio de tuk tuk em Soweto

Embarcamos eu e Sô em um tuk tuk colorido peace and love. Nossos fiéis escudeiros Martin e Collen embarcaram no outro, não sem antes fazer pose para a foto!

Passeio de tuk tuk em Soweto

Esses caras fizeram nossa visita a Joanesburgo e à África do Sul muito mais completa e rica. Foi um prazer poder passar um tempo com eles e conversar tanto sobre o seu país, o meu país!

Aliás, desde a primeira vez que estive na África do Sul, lá em 2013, senti como se fossem nações irmãs, Brasil e África do Sul, tão parecida e tão conectadas, de uma certa forma.

De volta ao tour

Seguíamos guiadas por Isaac, um holy man, -!-. No outro tuk tuk, Martin e Collen iam de carona com Lungine, um jovem apaixonado por Soweto e sua história. Sabe como é bom ouvir pessoas com brilho nos olhos?!

Passeio de tuk tuk em Soweto

Apesar da triste história, aprendi com os sul-africanos que como os elefantes, não se deve esquecer, mas como as cobras, é preciso andar pra frente!

Por onde passa o tour de tuk tuk em Soweto?!

A primeira parada do passeio de tuk tuk serviu pra gente ter uma vaga noção do tamanho de Soweto, uma imensa cidade formada por 41 bairros/regiões. De lá avistamos o famoso Orlando Stadium, onde Mandela deu início à Copa do Mundo de 2010.

Aliás, o futebol é super importante para os sul-africanos e durante o passeio passamos por duas casas pintadas com as cores dos rivais Orlando Pirates e Kaizer Chiefs, no clássico sul-africano, chamado de Soweto Derby.

Passeio de tuk tuk em Soweto

Essas casas com esses telhados de concreto diferentões são chamadas de casa elefante, porque a estrutura de seus telhados lembra as costas de um elefante.

Passeio de tuk tuk em Soweto

A vida como ela é

O tour é a vida como ela é. E como você deve imaginar, a vida em Soweto nunca foi fácil. Visitamos os antigos hostels em Mzimhlophe, onde viviam os homens que trabalhavam nas minas em Joanesburgo.

Passeio de tuk tuk em Soweto

Pudemos ouvir mais sobre como esses antigos hostels agora abrigam famílias inteiras e como Soweto cresceu cresceu e cresceu.

Passeio de tuk tuk em Soweto

Soweto é uma enorme área urbana, e algumas regiões não têm saneamento básico, nem coleta de lixo. Essas regiões convivem lado a lado com bairros cheios de mansões.

Experimentando a culinária local

Um dos highlights do tour de tuk tuk em Soweto foi experimentar a tradicional bochecha de boi fervida ali mesmo, dentro de uma dessas casas de lata.

Passeio de tuk tuk em Soweto

Esse é um prato típico de Soweto e, é claro, tivemos que provar. Pra acompanhar o famoso pap., uma espécie de polenta feita de milho. A gente faz uma bolinha com ele e come junto com a carne.

Passeio de tuk tuk em Soweto

A história de Soweto

Durante o Apartheid, Soweto foi construído para ser um bairro afastado, único lugar onde os negros podiam ter uma casa. Soweto era o único lugar onde os negros podiam morar. Não é a toa que se tornou um forte símbolo da resistência e da luta contra as atrocidades desse regime horrível.

Passeio de tuk tuk em Soweto

O tour de tuk tuk em Soweto oferecido pelo Lebo’s é um ótimo exemplo de como o turismo pode ajudar a transformar. Percorrer as ruas às vezes asfaltadas, às vezes não do labirinto que é Soweto, é um excelente ponto de partida pra tentar entender mais sobre esse país tão plural que é a África do Sul.

Passeio de tuk tuk em Soweto

Memorial Hector Pieterson

Outro destaque do tour de tuk tuk em Soweto é a visita ao Memorial Hector Pieterson.

Hector Pieterson, esse jovem de 13 anos sendo carregado por um estudante na foto é o símbolo do Levante de Soweto, como ficou conhecido um terrível episódio que aconteceu em Soweto em 16 de junho de 1976.

Passeio de tuk tuk em Soweto

O protesto, que contava com cerca de 20 mil estudantes e até então era pacífico entrou em confronto com a polícia, conhecida por não ter dó, principalmente dos moradores de Soweto. Estima-se que mais de 700 estudantes morreram naquele dia, lutando por direitos iguais de educação. Hector Pieterson foi o mais jovem deles e o mais curioso: ele não estava participando da manifestação,  estava apenas atravessando a rua.

O protesto não acabou com o Apartheid, mas conseguiu enfraquecê-lo. Essa fotografia viajou o mundo e conseguiu grandes conquistas. Esse memorial e todo seu simbolismo fazem a gente pensar.

Vilakazi Street

O tour passa também pela Vilakazi Street, a rua mais famosa do mundo, conhecida por ter dois moradores ganhadores do prêmio Nobel: Nelson Mandela e Desmond Tutu. Aqui recomendo que você pare e visite a antiga casa de Nelson Mandela, transformada no ótimo Mandela House Museum.

Passeio de tuk tuk em Soweto

Quanto custa o tour de tuk tuk em Soweto?

O tour de tuk tuk em Soweto oferecido pelo Lebo’s Soweto Backpacker’s custa R430 por pessoa (pouco mais de R$100) pra quem só quiser fazer o tour. Pra quem estiver hospedado no hostel o tour custa R350.

Os dois valores incluem almoço com direito a comida típica, que é servido no parque/cozinha/bar comunitário que fica em frente ao Lebo’s!

Passeio de tuk tuk em Soweto

Quando?!

Os tours de tuk tuk em Soweto do Lebo’s acontecem diariamente às 10 e às 13 horas.

Tour de tuk tuk em Soweto. Vale a pena?!

Eu achei o tour de tuk tuk super legal! Uma aula de história e simpatia. Você consegue sentir o clima de comunidade dessa região e passa a conhecer mais sobre a vida dos 4, 5 milhões de habitantes de Soweto, essa imensa comunidade que sofre e ri junta, sempre com muita força de vontade pra seguir pra frente, sem olhar pra trás.

Foi uma experiência marcante ouvir as histórias e conhecer essas pessoas que estão fazendo história por aqui!

Passeio de tuk tuk em Soweto

+ Quer se hospedar em Soweto?!

Roteiro de 10 dias pela África do Sul

Quer saber mais sobre a nossa viagem pela África do Sul?! Dá uma olhada no roteiro completo de 10 dias na África do Sul de carro.

Passeio de tuk tuk em Soweto

Dirigindo na África do Sul

Dirigir por um país novo é explorá-lo de uma maneira toda especial e pessoal. Viajar de carro pela África do Sul é um ótimo jeito de sentir e conferir todas as belezas desse país incrível!


 Quer saber como é dirigir na África do Sul?!


Se você tá pensando em viajar de carro pela África do Sul, pode usar o site da Rentcars.com pra pesquisar, em uma única plataforma, o melhor preço de aluguel de carro entre várias locadoras diferentes. Além disso, você não paga iof e pode parcelar em até 12x sem juros!

Não esqueça do seguro viagem, hein?!

Uma das coisas mais importantes no planejamento de uma viagem é o seguro saúde. Não dê bobeira e nunca viaje sem seguro viagem! Contratar um seguro viagem é uma garantia em caso de algum acidente ou emergência. Já pensou que dor de cabeça estar desamparad@?!

Nossa dica é usar o site da Segurospromo, para comparar planos variados, de vários seguradoras em uma só plataforma simples e fácil de usar.

Desconto de 5% na contratação de seguro viagem usando nosso código!

Como eles são nossos parceiros, todos os leitores do Tô Pensando em Viajar ganham um desconto de 5% na contratação de qualquer seguro viagem. É só usar o código TOPENSANDO05 durante sua compra no site.

Quem mais embarcou com a gente nessa?!

Essa viagem foi um projeto independente, 100% idealizado e realizado pelo Tô Pensando em Viajar e contou com parceiros incríveis que chegaram pra somar!

Roteiro de viagem de 10 dias na África do Sul

Leia mais sobre a África do Sul:


Fizemos o tour de tuk tuk em Soweto a convite do Visit Joburg, que foi nosso super parceiro em Joanesburgo e nos ajudou a preparar esse roteiro recheado pra mostrar pra vocês!


Salve esse artigo no Pinterest e aproveite todas as nossas dicas por lá!

Passeio de tuk tuk em Soweto

E não se esqueça!

Usando nossos links pra encontrar ofertas de hospedagem, comprar seguro viagem e alugar um carro você economiza tempo, dinheiro e ajuda o Tô Pensando em Viajar e se manter sem pagar nada mais por isso!


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM e TWITTER


Compartilhe!
Alessandra

ALESSANDRA é viajante, fotógrafa, e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão, e gosta mesmo é de paisagem humana!

Leia também...

12 Comentários

  1. Viviane Carneiro disse:

    Nossa… que passeio legal! E que cultura e paisagens totalmente diferentes da nossa. Deve ser incrível conhecer um lugar assim. Adorei

  2. Que incrível o trabalho de Lebo Malepa para a Soweto, este tipo de mente empreendedora é capaz de gerar mudanças significativas em toda uma comunidade, que venham mais “Lebos” por este mundão à fora. Lindo post!

  3. Bacana esse passeio,o Soweto é um local que tenho muita vontade de conhecer, pois as crianças que aparecem nas fotos sempre são lindas e sorridentes, com uma felicidade que é obviamente interior. Parabéns pelo relato!

  4. Adoro esse tipo de passeio e acho que soma muito à uma viagem esse contato com locais e sua história/cultura. Ainda quero conhecer a Africa do Sul e achei esse passeio muito interessante. Certamente irei acrescentar ao meu roteiro.

    Um abraço!

  5. Andrea disse:

    Tuk Tuk hoje em dia tem em quase todos os destinos e eu acho o máximo. Adorei o seu relato.

  6. Um passeio super diferente pela realidade do lugar, mas nem por isso deixa de ser colorido e rico. Deve ter sido uma experiência muito marcante mesmo!

  7. Amilton disse:

    Nossa, adorei o post e fiquei tentado a viver essa experiência também! As fotos estão demais e a África do Sul está nos meus planos faz tempos. Abs

  8. Taí um tipo de passeio que eu adoro fazer! Amei a dica e certamente vou aproveitá-la quando visitar o país! Só uma coisa: tem meeeesmo que provar essa carne aí? Porque essa eu teria que pular… No mais, achei uma dica fantástica. As fotos também estão demais! Beijo grande

  9. Deve ter sido uma dessas experiências memoráveis. Eu cresci vendo o apartheid e se era duro ver/ouvir/saber estar aí onde vocês estiveram deve ter sido forte. Eu quero ir. Eu vou. Quero ver de perto passado e presente. Já salvei este texto pois a minha intenção é ir ano que vem, ou em dois anos. :)

  10. Franzisko disse:

    Amei o Post!

  11. Klecia disse:

    Que experiência de vida! A gente que gosta de história e leu muito sobre Apartheid fica doido pra ver isso ao vivo. EU quero muito repetir esse seu roteiro um dia desses!

  12. RoadTrio disse:

    Ahhhm adoramos as dicas assim como as fotos! Deve ser um passeio realmente incrível. Parabéns pelo conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *