Uma viagem incrível pela América Central

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Assim que saí do Aeroporto Internacional de Tucumen, na Cidade do Panamá, me fiz a mesma pergunta que minha mãe havia feito meses atrás: “Por que raios eu decidi viajar para América Central?”.

O calor infernal que fazia ali, aliado aos taxistas insistentes, me fizeram esquecer de todas as belezas que estavam por vir, e desejei apenas voltar para o ar condicionado do aeroporto – preferencialmente na área de embarque onde um voo me levasse para bem longe daquela sauna a céu aberto. Como essa opção não era válida, apertei o passo para pegar um ônibus até o hostel onde eu me hospedaria na capital panamenha.

Embora a ideia de caminhar naquele calorão não era nada convidativa, ao menos desta vez eu tinha deixado (parcialmente) a mesquinharia de lado. Pagar US$ 3,00 a mais na diária do hostel para ficar em um dormitório com ar condicionado se comprovou ser meu melhor investimento dos últimos meses.

Depois de chegar ao albergue e tomar um banho gelado, eu já estava pronto – porém não psicologicamente preparado – para sair na rua e enfrentar o calor mais uma vez. Mas não tinha jeito, afinal, as melhores surpresas da América Central não estão entre quatro paredes.


7 destinos na América Central: natureza preciosa e cultura fascinante


1. Panamá

Minha primeira parada depois da Cidade do Panamá não poderia ser outra, já que este destino foi o principal motivador da minha viagem: San Blás, um arquipélago no Caribe que, me desculpe, não tem como não cair no clichê de chamá-lo de paraíso.

Viagem pela América Central

As quatro horas de estrada desde Panama City são recompensadas assim que você desembarcar em alguma ilha – seja ela qual for. Se você tiver pouco tempo e não puder conhecer muitas delas, recomendo a Isla Perro e a Isla Franklin, as minhas favoritas.

Viagem pela América Central

Além de compartilharem o mesmo azul caribenho, as ilhas de San Blás também dividem outra semelhança: são rústicas e possuem apenas a infraestrutura básica para os viajantes. Provando assim, que não é o lugar ideal para quem não abre mão de conforto ou de estar conectado à internet.

Na outra ponta do país, mas também rodeado pelo Caribe, Bocas del Toro é um arquipélago mais democrático e igualmente exuberante.

Na Isla Colón, a maior das ilhas, você não terá dificuldades em encontrar uma acomodação que atenda o seu estilo de viagem. O mesmo vale para restaurantes, há de vários preços e sabores. Já sobre os cantinhos que você não pode se esquecer de visitar, anote estes nomes: Praia Red Frog, Isla Batimentos e Cayo Agua.

Viagem pela América Central


2. Costa Rica

Quando cruzar a fronteira com a Costa Rica, não se preocupe, pois as belezas naturais continuam. Até porque este pequeno país da América Central desbanca gigantes quando o assunto é ecoturismo sustentável. Além de abrigar cerca de 5% de toda a biodiversidade do mundo, a Costa Rica possui 25% do seu território protegido por leis ambientais.

Neste país o cardápio de paisagens vai ao gosto do viajante. Quer ver um vulcão de perto? Vá para La Fortuna e conheça os vulcões Arenal, Cerro Chato ou o Parque Nacional Vulcão Tenório, onde também está o belíssimo Rio Celeste.

Viagem pela América Central

Viagem pela América Central

Quer praia? Parta sem pensar duas vezes para o Parque Nacional Manuel Antonio. Floresta? A pequena cidade de Monteverde é a base ideal para explorar a Reserva Biológica Bosque Nuboso Monteverde.


3. Nicarágua

A Nicarágua, pouco conhecida dos brasileiros, não faz feio e também surpreende os turistas desavisados que não sabem o que encontrar por lá. A pequena vila de San Juan del Sur faz o estilo praia hippie, e atrai jovens em busca de sol, mar e festas animadas.

Já a Isla Ometepe, que está no Lago Nicarágua, é aonde você irá se encantar pela simplicidade das suas ruas e pelos cenários formados pelos vulcões Concepción e Madera.

Viagem pela América Central

Se a essa altura da viagem você estiver cansado de tanta natureza, o que para mim é incompreensível, uma parada nas cidades coloniais de Granada ou León te trarão novos ares. Aliás, mesmo que você ainda esteja em busca de novas paisagens naturais, reserve um tempinho para conhecê-las.

Granada é uma das joias mais bem preservadas da América Central. E León, é o tipo de cidade que vai te conquistando aos poucos – principalmente pelo sua vibe descontraída e animada.

Viagem pela América Central


4. El Salvador

Em El Salvador, mais do que pelas paisagens estonteantes do Vulcão Santa Ana, do Lago Coatepeque ou do pôr do sol em El Tunco, você será surpreendido pelo povo simpático e sorridente, que sempre está disposto a ajudar algum viajante desorientado pela rua.

Viagem pela América Central

Viagem pela América Central


5. Honduras

As Ruínas de Copán, em Honduras, é aquele lugar para ficar fascinado pelo legado deixado pelos Maias. Além de se deslumbrar com a grandiosidade das suas construções, é hora de começar a entender alguns aspectos desta cultura que, até hoje, é muito presente na América Central.

Viagem pela América Central


6. Guatemala

E já que comecei a falar sobre a Civilização Maia, a Guatemala será outro país onde você poderá aprender mais sobre este povo.

Ao norte do seu território está um dos sítios arqueológicos mais importantes (e visitados) de toda essa região: as Ruínas de Tikal.

Mas não pense que este é o único lugar que você pode colocar no seu roteiro. Sair da Guatemala sem conhecer os vilarejos do Lago Atitlán, o charme de Antigua, e a beleza de Semuc Champey, é algo que eu não recomendo.

Viagem pela América Central

Viagem pela América Central


7. Belize

Caso você já esteja com saudades de se banhar no Caribe, fiquei tranquilo. Nada melhor do que terminar a viagem com o mesmo mar azul com a qual começamos.

Para que isso seja possível cruze a fronteira rumo a Caye Caulker, em Belize, e siga a risca o slogan do país: “Go Slow”.

Viagem pela América Central

Assim como aconteceu comigo, você já terá se acostumado com o clima na América Central e o calor não será mais um incomodo. Pelo contrário, você não vai querer que nenhum voo te leve para longe desta sauna a céu aberto!


O Volto Logo, do Murilo Pagani

O Volto Logo é um dos blogs de viagem que eu mais gosto. Conheci o Murilo em um encontro de blogueiros no ano passado e convidei ele para escrever um artigo no Tô Pensando em Viajar sobre um dos assuntos que ele mais saca: viagem pela América Central.

Aliás, só América Central não. Em 2014 o Murilo largou o emprego para embarcar em uma viagem de 10 meses pela América Latina e voltou com muita coisa para contar!

Ele compartilha tudo lá no Volto Logo e se eu fosse você, ia lá se encantar com as fotos e os relatos dele, de babar!

Se eu fosse você, também salvava esse artigo no Pinterest para ler, reler e reler.

Viagem pela América Central


Autor Convidado
Autor Convidado
Esse espaço é reservado para autores convidados.
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

  1. Olá!! Adorei o post. Estou pensando em fazer uma trip pela América Central em janeiro de 2025. Quanto dias vcs ficaram em cada país? Por qual país vcs começaram e por qual terminaram? Como foram de país para país? Só de avião ou fizeram algum de onibus tb? Agradeço se puderem responder. Abço!!

  2. Que demais poder relembrar desta trip e compartilhar esses lugares com a galera!!!

    Escrever este post e rever essas fotos me deu uma baita vontade de fazer outro mochilão para lá!!!

    :) :) :)

    Obrigado pelo convite!!!

    Abraço,

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM