Fora de Foco | Foto 30

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Mâncio Lima, Acre, Brasil, março de 2016

Chegamos na 30a semana da série Fora de Foco. Confesso que no começo não sabia muito o que esperar desse espaço. Ainda não sei. Mas a cada semana deixo o sopro da inspiração me levar e uma história diferente surge na lembrança pedindo para ser compartilhada com vocês.

Falar de fotografia, inspirações, de vida é um desafio,

Obrigada pela companhia!

reflexos

O dia amanheceu dentro da voadeira que nos levaria de Cruzeiro do Sul até Mâncio Lima, o município mais ocidental do Brasil. A Amazônia acriana é de uma beleza ancestral que não dá pra descrever em palavras. Dessas de fazer chorar.

A voadeira rasgava as águas espelho que refletem com surrealeza a floresta soberana. Fascinada pelos reflexos amazônicos, de repente me veio à mente: O que é que está aqui diante de mim?! O reflexo é a floresta?! A floresta é o reflexo?! São ambos a mesma coisa separados em diferentes mundos?!

Impossível não conectar esse pensamento à fotografia. A fotografia é a coisa, é o quem em outro mundo?! O reflexo, assim como a fotografia mente?! Como, se é a ‘representação’ da coisa, do quem?!

Tudo isso pra falar que o mundo, o mundo de fora, desse jeitinho que a gente passa primeiro por dentro.


Continue Acompanhando a Série Fora de Foco!

Fora de Foco | Foto 30


Por que Fora de Foco?

Fora de Foco é uma referência a autobiografia do fotógrafo Robert Capa,Ligeiramente Fora de Foco‘, muito conhecido por seu trabalho como fotógrafo de guerra e autor da frase ‘Se sua foto não está boa, é porque você não está perto o suficiente‘, uma grande influência no modo como fotografo.

Capa descrevia suas imagens de guerra como “ligeiramente fora de foco, e um pouco sub-expostas” e assim como a própria guerra, as imagens de um bom fotógrafo têm que ser capazes de transmitir sensações. Medo, angústia, tensão. É isso!

A fotografia tem essa incrível capacidade de transmitir sensações e sentimentos por meio de uma única imagem.

É o que faz da fotografia uma das mais fantásticas formas de expressão artística. Você não acha?


Salvar

Salvar

Salvar

Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM