Shark Valley: conheça o Everglades perto de Miami

Visitar o Shark Valley, uma das entradas do Everglades National Park é se surpreender com esse maravilhoso mundo rústico e natural, um imenso rio de grama que corre lentamente em direção ao mar. É, sem dúvida nenhuma, uma grande oportunidade pra conhecer o Everglades perto de Miami.

Everglades perto de Miami

Conheça o Everglades perto de Miami

Everglades

Everglades é uma imensa planície alagada coberta por um tipo de grama fina chamada sawgrass que ocupa uma extensa região do sul da Flórida, nos Estados Unidos. Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o Everglades é rico em fauna e flora nativas e parece um outro mundo, sabe?!

Everglades perto de Miami

Os antigos nativos americanos que viviam ali o chamavam: Pa-Hay-Okee, ‘água gramada’, e é difícil pensar como eles sobreviviam em um ambiente assim. Eles tinham que atravessar o pântano pra caçar, pescar, viver. Já pensou?!

Everglades National Park

O Everglades National Park foi criado com a intenção de preservar esse pântano imenso e cheio de vida, que estava em perigo, já que era comum a drenagem de imensas áreas alagadas para transformá-las em áreas de plantações. O parque nacional fica na região sudoeste do Everglades e recebe, anualmente, cerca de 1 milhão de visitantes, interessados em percorrer trilhas a pé, de bicicleta, se aventurar em passeios de airboat e visitar mirantes alucinantes!

Existem três entradas para o Everglades National Park:

  • A Main Entrance (entrada principal) em Homestead
  • Shark Valley, localizada na U.S. 41, Tamiami Trail, em Miami
  • Gulf Coast Entrance, em Oyster Bar Lane, Everglades City

É importante saber que o parque é tão grande, mas tão grande, que essas entradas não são interligadas.

Como estávamos indo de Miami para Naples para começar nosso Roteiro Cervejeiro Pela Flórida, e passaríamos justamente pela Tamiami Trail, uma estrada belíssima que corta o Everglades, escolhemos conhecer o Shark Valley e seu mirante surreal, uma torre de observação de 10 metros de altura no meio desse imenso rio de grama.

Everglades perto de Miami

Shark Valley: Conheça o Everglades perto de Miami

Quando Ir

O Everglades tem duas estações bem definidas: a estação seca, que dura de novembro a março e a estação chuvosa, de abril a novembro. A melhor época pra conhecer o parque é na estação seca. É quando você terá mais chances de ver e fotografar espécies da fauna local em atividade.

Everglades perto de Miami

O Shark Valley fica aberto diariamente das 8h30 às 18h.

Quanto custa

Logo na entrada do Shark Valley você paga uma taxa de $25 por carro, $20 por moto e $8.00 por pessoa/ciclista. O ingresso vale por uma semana e você pode apresentá-lo em qualquer uma das 3 entradas.


Se você pretende conhecer vários parques nacionais americanos em suas viagens pelos Estados Unidos você tem que conhecer o America The Beautiful Card, o passe anual dos parques nacionais americanos. Com ele você economiza uma graninha e acaba conhecendo mais. Quer ver?!


Como Ir

Pra mim, o melhor jeito de ir até o Shark Valley é de carro. Aliás, alugar um carro é quase sempre minha opção número 1 em viagens para a Flórida.

Viajar de carro pelos Estados Unidos é sempre uma tranquilidade. Já fizemos road trips pela Califórnia, pelo oeste americano, e nunca tivemos nenhum problema. Mesmo assim, recomendo alguns cuidados pra quem tá pensando em viajar de carro pelos Estados Unidos:

  • Prepare-se para a viagem. Pesquise sobre o itinerário com antecedência, leve água com você, e compre lanchinhos e coisas pra matar a fome pelo caminho. Dessa vez também compramos talheres portáteis e reutilizáveis pra economizar e fazer algumas refeições no quarto do hotel.
  • Recomendo sempre levar um kit de primeiros socorros. Nunca se sabe, né?!

O Que Fazer no Shark Valley

Trilhas

Você pode fazer diversas trilhas no parque e pra se informar sobre todas elas é só passar no centro de visitantes antes de se aventurar pelo ‘Vale do Tubarão‘. Como em todos os parques nacionais americanos, você conta com bastante informação sobre fauna e flora local, além de mapa e outras informações importantes em cada uma das trilhas.

Everglades perto de Miami

Trilha até o Mirante do Shark Valley

Mas sem dúvida nenhuma, a grande atração do Shark Valley é o mirante, uma torre de observação de 13 metros, com visão privilegiada 360 graus, acessível por uma trilha pavimentada de 24 km (ida e volta) .

Everglades perto de Miami

Everglades perto de Miami

Você pode percorrê-la a pé ou de bicicleta, que você pode alugar no centro de visitantes. Escolhemos a bicicleta.

Everglades perto de Miami

Você também pode percorrer essa estrada de tram, um trenzinho movido a biodiesel que sai de 2 em 2 horas do centro de visitantes e custa $25/pessoa.

Everglades perto de Miami

A vista do Mirante

Sem palavras. A estratura do mirante em si já é surpreendente e surreal, imagina quando você sobe lá no alto da torre, olha pra um lado e vê isso.

Everglades perto de Miami

Olha para o outro e vê isso… é como estar em meio a uma natureza selvagem e intocada. Dentro de uma rede de interações e relações complexas entre plantas, animais e micro-organismos, todos em um mesmo baile.

Everglades perto de Miami

É uma experiência e tanto!

Nossa experiência na trilha até o Mirante do Shark Valley

Sem pensar muito nos 24 km, confesso, começamos a percorrer a estrada que leva direto ao Mirante do Shark Valley.

Como uma das bicicletas estava muito, mas muito ruim, Sofia voltou para o centro de visitantes e eu continuei meu caminho solitário em meio ao Everglades, quando, de repente, um pássaro imenso cruzou meu caminho com uma cobra no bico, me lembrando que ali eu era uma intrusa, e o território era deles!

Everglades perto de Miami

Foi uma experiência incrível, e a imensidão solitária me encheu de coragem pra seguir meu caminho até uma das estruturas mais surreais que já conheci, e no meio do nada!

Everglades perto de Miami

A estrada forma um loop no Shark Valley, portanto você pode voltar por um caminho diferente, e foi o que eu fiz! De volta ao centro de visitantes eu estava morta, mas feliz, depois de uma experiência transformadora, cheia de história pra contar!!

Quer conhecer o Everglades de uma outra forma?!

Saiba mais sobre o passeio de airboat pelo Everglades perto de Miami!

viagem everglades miami jacaré

Salve essa dica no Pinterest pra não esquecer!

Everglades perto de Miami

E não se esqueça!

Gostou das dicas?! Usando nossos links pra encontrar ofertas de hospedagem, comprar seguro viagem e alugar um carro você ajuda o Tô Pensando em Viajar e se manter e não paga nada mais por isso!


Shark Valley | Everglades National Park

36000 SW 8th Street. Miami, FL 3319
Coordenadas GPS:25°45’27.60″ N 80°46’01.01″ W


Leia mais sobre a Flórida:


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM e TWITTER


Salvar

Compartilhe!
Alessandra

ALESSANDRA é viajante, fotógrafa, e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão, e gosta mesmo é de paisagem humana!

Leia também...

10 Comentários

  1. Amilton disse:

    Muito interessante, nunca tinha ouvido falar. Obrigado pela dica!

  2. Keul Fortes disse:

    Gostei muito do post! Não conhecia nada sobre. É impressionante como a natureza é deslumbrante né? Obrigada pela dica! :)

  3. Uau!
    Que lugar lindo!!!! Amei tuas fotos!
    Primeira vez que ouço falar de Everglades e curioso pensar que eu nunca imaginaria essa paisagem nos EUA!

  4. Ale, a que distância você estava dessa bocarra aberta? Realmente deve ser um lugar fantástico. Ando com saudades dos EUA. Preciso voltar!

  5. e que passeio e lugar tão diferente, nunca pensei em fazer um tipo de passeio assim, mas deu vontade de pedalar bastante por esses lados, a paisagem é incrível!

  6. Ana Coutinho disse:

    Que lugar lindo. Nunca tinha ouvido falar mas eu sou muito fa de passeios como esses. Obrigada pelas dicas e pelo lindo post.

  7. Nunca tinha ouvido falar desse lugar lindo e, vendo as fotos, jamais poderia imaginar que fica próximo a Miami! Simplesmente sensacional!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *