Fora de Foco | Foto 20

Sambódromo do Anhembi, São Paulo, Brasil. Carnaval de 2017

Todo carnaval tem seu fim…

… e pra colorir um pouco sua quarta-feira de cinzas, a 20a foto da série Fora de Foco vai te levar até o Sambódromo do Anhembi em São Paulo.

regra dos terços

Essa foi a primeira vez que fui até o Sambódromo pra fotografar o desfile das escolas de samba do carnaval de São Paulo e vou te contar uma coisa: adorei! Desde que comecei a fotografar pra valer, meu barato sempre foi fotografar o ao vivo e fotografar o carnaval não foi diferente.

Depois que a escola passou pela avenida, fui até a área da dispersão e dei de cara com essa cena. Apesar de não dar pra ver, posso jurar que essa menina sorri. E você?! Um misto de cansaço, satisfação e ufa!

Regra dos Terços

Pra compor essa imagem, usei – e abusei – da chamada Regra dos Terços, uma regrinha que ajuda muito pra tornar suas fotos mais interessantes. Você já ouviu falar dela?!

Pra usá-la você deve colocar os elementos mais importantes da sua imagem em pontos estratégicos do quadro. Pra encontrar esses pontos é só dividir a fotografia em 9 partes, formadas pelo cruzamento de 2 linhas horizontais e 2 linhas verticais. Os pontos onde essas linhas se cruzam são chamados de pontos áureos.

Regra dos terços

Obviamente, uma regra só existe para ser quebrada, fato! E como na fotografia quanto maior a desobediência, melhor, você não precisa, nem deve seguir essas ‘guias’ à risca. É importante saber que elas existem pra fazer algo diferente. Como?!

Capriche na composição!

Esse vídeo do Steve McCurry, um dos meus fotógrafos preferidos é uma aula de composição das boas, e te dá 9 dicas incríveis de composição pra você melhorar suas fotografias e educar seu olhar.

O que você está esperando?! Corre lá pra ver! ;)


Continue Acompanhando a Série Fora de Foco!


Por que Fora de Foco?!

O nome Fora de Foco é uma referência a autobiografia do fotógrafo Robert Capa, ‘Ligeiramente Fora de Foco‘. Capa é muito conhecido por seu trabalho como fotógrafo de guerra e é o autor da frase ‘Se sua foto não está boa, é porque você não está perto o suficiente‘, uma grande influência no modo como fotografo.

Ele descrevia suas imagens de guerra como “ligeiramente fora de foco, e um pouco sub-expostas” e assim como a própria guerra, as imagens de um bom fotógrafo têm que ser capazes de transmitir sensações. Medo, angústia, tensão. É isso! A fotografia tem essa incrível capacidade de transmitir sensações e sentimentos através de uma única imagem.

É o que faz da fotografia uma das mais fantásticas formas de expressão artística. Você não acha?!


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM, e TWITTER


Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Compartilhe!
Alessandra

ALESSANDRA é viajante, fotógrafa, e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão, e gosta mesmo é de paisagem humana!

Leia também...

8 Comentários

  1. Keul Fortes disse:

    Adorei o post! Fico imaginando como deve ter sido emocionante fotografar no sambódromo. Obrigada pelas dicas de fotografia!

  2. Alessandra, ótimas dicas, bem simples para fotógrafos inexperientes, nos quais me incluo. Essa foto dessa menina extasiada pelo carnaval foi bem expressiva. Parabéns pelo post!

  3. Blog Fui Alí disse:

    Muito linda a foto! Fui batendo os olhos nela e lembrando da regra dos terços! hahaha Já fascinada por estudar fotografia também, e isso é igual a bicicleta.. Depois que aprende não dá pra esquecer mais <3

  4. A foto da menina ficou demais! Uma imagem forte, que também me passou a sensação de alegria e satisfação. Gostei muito das dicas de fotografia. Ótimo post!

  5. Muito legal suas dicas de como tirar fotos, e fazer fotos do fora de foco. Parabéns

  6. Alessandra, muito bom o seu post.
    Recentemente fiz um curso de fotografia e foi ótimo relembrar tudo aquilo que aprendi aqui, com você.
    Quero MUITO conhecer o colorido do sambódromo!

    Um beijo.
    Makenna

  7. Olá! Está aqui uma boa foto, além de cumprir a regra dos terços, focou a pessoa e desfocou o sambódromo, mas ficaram ambos complementados. Parabéns.

  8. Nossaaaa, adorei. Que foto incrível!
    O foco dela ficou bem legal, não sei fazer isso, além do que ela diz muito. Aliás, ambas, mas adorei a do carnaval.