Dia de Iemanjá em Salvador

Passar o Dia de Iemanjá em Salvador, no Rio Vermelho, foi uma das experiências mais incríveis que já vivi nesses meus ‘nem tantos anos’ de vida.

Iemanjá em Salvador

2 de fevereiro | Dia de Iemanjá em Salvador

A primeira vez que pisei nas areias da praia do Rio Vermelho em Salvador, no dia 2 de fevereiro de 2011, fui transportada para um mundo de fé e devoção incrível, embalada pelo som dos tambores em festa para a rainha do mar.

Iemanjá em Salvador

É algo que recomendo a todos nós brasileiros, pelo menos uma vez na vida! É uma ótima oportunidade pra conhecer um pouco da cultura e das raízes que formaram o que conhecemos por nação brasileira.

Iemanjá

Iemanjá é a rainha das águas e mares. Sereia vaidosa de cabelos longos é considerada a protetora dos pescadores e jangadeiros, que também a chamam de Janaína.

Seu nome vem de uma expressão Iorubá que significa ‘Mãe cujos filhos são peixes‘. É um orixá muito respeitado e cultuado e por isso a festa em sua homenagem é tão importante.

Iemanjá em Salvador

A Festa de Iemanjá

A festa do Dia de Iemanjá em Salvador começa na noite do dia 1, na Casa de Iemanjá no Rio Vermelho, em Salvador. Os fiéis passam a noite cantando e celebrando Iemanjá ao som dos tambores e fazem fila para deixar seu presente junto ao presente principal, que é levado para alto mar pelos pescadores no final do dia 2 de fevereiro, dia de Iemanjá.

É algo que recomendo a todos nós brasileiros, pelo menos uma vez na vida!

A História da Festa de Iemanjá no Rio Vermelho, em Salvador

A história conta que a tradição do Cortejo de Iemanjá no Rio Vermelho começou em 1923. Depois de um período de escassez de peixes, os pescadores do Rio Vermelho começaram a fazer oferendas pra Iemanjá pedindo mar tranquilo e abundância de peixes.

Iemanjá em Salvador

Desde então, a rainha do mar é celebrada em 2 de fevereiro no Rio Vermelho, em uma festa linda, cheia de cores, sons e fé, muita fé!

Festas Populares em Salvador

Salvador é uma das cidades mais incríveis do Brasil. A cultura afro-baiana é interessantíssima e produz festas populares maravilhosas.  O Viaje na Viagem tem um artigo muito bom sobre sincretismo, orixás e festas populares em Salvador.

Iemanjá em Salvador

Dicas pra Festa de Iemanjá em Salvador

– As homenagens começam na noite de 1 de feveiro no Rio Vermelho. Sempre dou um pulinho lá no final do dia pra fazer umas fotos. Além de sentir o clima da ‘preparação’, o pôr do Sol do Rio Vermelho é de babar!

Iemanjá em Salvador

– No dia 2 de fevereiro, recomendo chegar cedo na praia do Rio Vermelho. Bem cedo. 5 da manhã no máximo, que é quando a celebração começa oficialmente, com uma alvorada de fogos, que sempre conta com a presença de Carlinhos Brown.

Iemanjá em Salvador

– Vou repetir: Chegue cedo!! Você não vai se arrepender de ver o sol nascer ao som dos tambores. É algo mágico. Se você gosta de fotografar então, prepare-se!! É a festa dos fotógrafos! Literalmente, são centenas deles!

Iemanjá em Salvador

– Fique esperto! No dia 2 de fevereiro, toda a região do Rio Vermelho fica interditada. Recomendo reservar um hotel no Rio Vermelho.


Se você resolver encarar a multidão que vai até o Rio Vermelho, principalmente durante a tarde, fique atento! Recomendo levar só o que você consegue carregar. Cuidado com os bolsos, hein?!


Você também pode acompanhar vários grupos de samba, percussão e capoeira durante todo o dia na orla do Rio Vermelho. Aproveite!

Iemanjá em Salvador

É um ótimo momento pra concentrar as energias e pedir axé para o ano que começa! Afinal de contas, banho de pipoca não faz mal a ninguém, né?! ;)

Iemanjá em Salvador

iemanjá em salvador

Odoyá!

Onde Se Hospedar

Como já falei nas dicas, se você tiver pensando em ir pra Salvador especialmente no dia 2 de fevereiro para a Festa de Iemanjá, recomendo reservar um hotel no Rio Vermelho.

Por conta da interdição de toda essa região, os deslocamentos ali ficam bem complicados.

Testamos e aprovamos 2 opções: O Ibis Rio Vermelho e o Mar Hotel, de frente pra praia do Rio Vermelho.

+ Encontre ofertas de hospedagem no Rio Vermelho, em Salvador

Como Se Locomover

Eu acho que Salvador é uma dessas cidades onde alugar um carro é a melhor opção. Sei que questões como trânsito e estacionamento podem desanimar quem não curte muito dirigir seu próprio carro, mas esse não é o meu caso. Já fui 3 vezes a Salvador, todas dirigindo e sempre fui onde queria, quando queria. Claro que no 2 de fevereiro o carro ficou guardado, mas como sempre emendamos mais uns dias na cidade, acho que vale a pena.

Minha dica é alugar seu carro com a Rentcars. Além do melhor preço, você ainda pode pagar em até 12 vezes sem juros, na maior segurança e facilidade. Gostamos tanto do serviço deles que somos parceiros! Alugando seu carro com a Rentcars você ainda ajuda o Tô Pensando em Viajar a continuar trazendo informação e inspiração! ;)

Leia mais sobre Salvador:

Dia de Iemanjá em Salvador

Dia de Iemanjá em Salvador
Compartilhe!
Alessandra

ALESSANDRA é viajante, fotógrafa, e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão, e gosta mesmo é de paisagem humana!

Leia também...

16 Comentários

  1. Sonia disse:

    Que coisa mais linda, Alê! <3
    Vamos no ano que vem?

  2. Thais disse:

    Alessandra,
    Que legal, não sabia dessa celebração. Obrigada por compartilhar.
    Bjinhos
    Thais

  3. Estas celebrações de fé sempre são tão lindas, cheias de cor, de alegria!

  4. Victor disse:

    Melhor post sobre o dia de Yemanja na Bahia! E que fotos sensacionais! ;)

  5. Lala Rebelo disse:

    Me pareceu muito interessante. A parte cultural do brasileiro é tão forte, devíamos mesmo conhecer melhor :) beijos e obrigada pelo post. Lala Rebelo

  6. Itamar Japa disse:

    Uau! Deve ter sido uma experiência e tanto mesmo! Quero muito conhecer a Bahia e se for em uma época festiva então… Deve ser demais mesmo! Adorei o post e tenho que parabenizar vocês pelas fotos, que como sempre estão sensacionais!!!

  7. Muito interessante a história e as tradições dessa data! Muita fé do povo! Adorei as fotos, retratou muito bem as tradições culturais.

  8. Flavia disse:

    Salvador tem uma tradição histórica nessa festa. Lindas fotos e belos registro.

  9. Ale, que demais essas fotos e esse texto!
    Salvador por si só já tem uma vibe lá em cima, com festa então, deve ser mágico demais.
    Beijão!

  10. Fiquei encantada com suas fotos, lindas! Não conhecia esta festa, deve ser bem interessante de acompanhar e sentir essa energia das pessoas! Abraços!

  11. Fabio disse:

    Que lindo post! Esse por do sol realmente é de babar! Deve ser uma festa linda! ;-)

  12. Simone Hara disse:

    Que festa linda! Quero também um dia poder presenciar essa manifestação de fé e devoção!
    Amei o post e as fotos.