Aniversário de São Paulo 2024: programação de 25 de janeiro

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Dia 25 de janeiro é dia de festa do aniversário de São Paulo. A capital do estado de SP completa 470 anos em 2024 e programa bom é o que não falta para esse feriado mais que bem-vindo! Aproveite o dia de festa para curtir a cidade.

Programação de aniversário de São Paulo 2023


O que fazer no aniversário de São Paulo 2024

Preparamos uma ótima programação para você curtir o aniversário de 470 anos de São Paulo da melhor maneira possível. Aproveitando a metrópole e todos os eventos que ela oferece nessa data especial. Não haverá desculpa para ficar em casa. Vamos lá!

Aproveite para dar uma olhada nas dicas da Agenda Cultural SP. Os melhores eventos da cidade durante todo mês de janeiro.


Leia também: 11 Tours em São Paulo para conhecer a cidade de maneira única


Bolo de aniversário de São Paulo

Ele voltou! O gigante “Bolo do Bixiga” volta a ser comunitário neste ano. É muita tradição! Se você quer um pedaço de bolo, chegue cedo e garanta seu lugar perto da mesa. O evento é muito concorrido.

A festa acontece das 9h às 13h. O bolo será distribuído entre 9h e 11h. Na Rua Rui Barbosa, altura do número 300, Bela Vista.


Museus com programação especial no dia 25 de janeiro

Confira o que os museus de São Paulo prepararam para o dia 25 de janeiro. Tem muita coisa legal e a maioria dos museus terá entrada gratuita no dia do aniversário de Sampa.


» Museu da Língua Portuguesa 

Que tal visitar o Museu da Língua Portuguesa no aniversário de São Paulo? Você poderá aproveitar a programação do Estação Férias — Brincadeiras Musicais. Com brincadeiras, jogos lúdicos, karaokê ambulante, oficinas e apresentações artísticas.

Essas atividades dialogam com o tema da atual mostra temporária, “Essa nossa canção”. A exposição apresenta a relação da língua portuguesa com a canção popular brasileira.

Além disso, no dia 25/1, a Trupe da Lona Preta, mostrará, às 11h, o Circo do Fubanguinho. Espetáculo inspirado nas charangas, farsas e bufonarias.

Depois, a Caravana Lúdica, das 12h às 14h, apresenta Jogos Tradicionais do Mundo. Uma experiência que revelará jogos de diferentes épocas e partes do mundo.

E tem mais! Na data serão oferecidas pelo Núcleo Educativo duas visitas mediadas. Uma intitulada “Quem civiliza quem?” (às 10h e às 13h). E a outra chamada “Presenças Negras na Construção da Cidade de São Paulo” (às 11h e às 15h).

25/1, quinta, das 9h às 18h, com entrada permitida até às 16h30.
Museu da Língua Portuguesa — Praça da Luz, s/n.º — Centro Histórico de São Paulo
Entrada Gratuita em 25/1

» Casa Museu Ema Klabin 

A Casa Museu Ema Klabin tem uma programação especial para celebrar o Aniversário de 470 anos de São Paulo.

No dia 25 de janeiro, às 14h30, será realizada uma Caminhada Fotográfica pelo bairro do Jardim Europa. A ideia é que os participantes registrem características desse tradicional bairro paulistano. Pensando sua relação com o desenvolvimento da cidade. É necessário levar uma câmera que pode ser a do celular. A partir de 12 anos.

Vale a pena visitar a residência onde viveu Ema Klabin de 1961 a 1994. É uma das poucas casas museus de colecionador no Brasil com ambientes preservados. Conta com uma rica coleção de arte. Incluindo pinturas do russo Marc Chagall (1887-1985) e do holandês Frans Post (1612-1680). Além de pintura moderna brasileira, artes decorativas e peças arqueológicas.

25/1, quinta, das 11h às 17h, com permanência permitida até às 18h.
Casa Museu Ema Klabin — Rua Portugal, 43 – Jardim Europa
Entrada Franca

» Solar Fábio Prado 

O Solar Fábio Prado receberá no dia 25 de janeiro o evento Chorinho no Solar. O quarteto “Fios de Choro” fará uma apresentação, às 11h. No show serão apresentadas obras autorais que mostram toda a força, alegria e poder que a música brasileira tem.

25/1, quinta, às 11h.
Solar Fábio Prado — Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano
Entrada Gratuita

» Museu das Culturas Indígenas 

Quem visitar o Museu das Culturas Indígenas poderá conhecer e brincar de Ninmangwá Djagwareté. Em português, “brincadeira da onça”. Um tabuleiro com 15 peças que representam cachorros e uma onça.

A onça-pintada, peça central do tabuleiro, é um símbolo de resistência para os povos indígenas originários da Abya Yala (América). Considerada uma “irmã” que luta ao lado e ensina o caminho de sobrevivência.

Também no dia 25 de janeiro, das 10h às 12h, será promovida a atividade Topônimos* de origens indígenas presentes na cidade. Você descobrirá o que significam os nomes indígenas de lugares da cidade de São Paulo. Para participar é preciso retirar gratuitamente o ingresso. No link oficial do evento.

*Topônimos: nomes geográficos próprios de região, cidade, logradouro público, entre outros.

25/1, quinta, das 9h às 18h
Museu das Culturas Indígenas – Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca
Entrada gratuita no dia 25/1

» Museu Catavento 

O Museu Catavento realiza oficina especial Light Painting, em comemoração ao aniversário de São Paulo. Os participantes conhecerão mais sobre essa técnica de fotografia. Ela consiste em utilizar uma fonte de luz para desenhar uma cena, durante exposição prolongada. O resultado é uma imagem única e surpreendente. Horários: 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h.

Além disso, haverá espetáculo de mágica, oficinas de mini terrário e paleontologia. E também, atividade “Química em Show” e ciclismo (Sesc Verão).

25/1, quinta, das 09h às 17h. Bilheteria fecha às 16h
Museu Catavento – Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n
Ingressos R$ 18 (inteira) R$ 9 (meia)

» Museu do Futebol 

O Museu do Futebol ainda não divulgou a sua programação para o dia 25/1. Mas durante o mês de janeiro está sendo realizado o Férias no Museu.

São diversas atividades gratuitas para toda a família. Elas acontecem na área externa do museu. Assim que a programação para o níver de São Paulo for divulgada, eu atualizarei aqui.

Aproveite para visitar a exposição temporária “Futebol de Brinquedo”. Gratuita.

25/1, quinta, das 9h às 17h
Museu do Futebol — Praça Charles Miller, s/n, Pacaembu
Grátis

A exposição principal do Museu do Futebol SP está atualmente fechada. Passando por uma obra de renovação. Com retorno previsto para o mês de abril.


» Museu Casa Mário de Andrade 

O Museu Casa Mário de Andrade preparou uma oficina de bonecos de papel. A oficina será conduzida pela arte-educadora Carô Luvisotto. Os participantes serão convidados a fazer bonecos de papel inspirados em Mário de Andrade e na época em que o escritor viveu.

Importante: o Museu Casa Mário de Andrade está passando por restauro. Essa atividade será realizada no orquidário da Casa das Rosas. Inscrições devem ser feitas através deste link.

25/1, quinta, das 14h às 15h30
Casa das Rosas — Av. Paulista, 37.
Grátis

» Museu das Favelas 

O Museu das Favelas preparou a visita educativa nos arredores do museu. Intitulada “A Favela Merece um Palácio!”. A atividade visa resgatar as lembranças do compositor, cantor e militante negro brasileiro Geraldo Filme.

25/1, quinta, às 14h
Museu das Favelas — Av. Rio Branco, 1269 – Campos Elíseos.
Grátis

» Casa das Rosas 

No dia 25/1, o jardim da Casa das Rosas será ocupado pela Feira Multicultural: trabalhos do mundo. A feira é promovida pelo coletivo Ponto Zero do Refúgio. E fomenta a autonomia da pessoa migrante e em situação de refúgio por meio de atividades empreendedoras.

O evento ainda traz diálogos entre essas pessoas e o público, por meio da apresentação de trabalhos e culturas dos expositores participantes.

Mas a programação não para por aí! Acontecerão, ainda, duas apresentações artísticas. Sons da Paulista, com Vinicius Chagas, Gisele Lira e Myrella Nascimento. E Jacking Baile, com a Nós D’água Companhia de Dança.

25/1, quinta. Feira multicultural das 11h às 16h. Sons da Paulista, das 13h às 14h30. Jacking Baile, das 18h às 19h.
Casa das Rosas — Av. Paulista, 37.
Grátis

Quer Conhecer o Centro Histórico de SP?

Embarque em um Free Walking Tour pelas principais atrações do coração da cidade de São Paulo. O passeio funciona sem preço fixo, em um esquema ‘pague quanto quiser’ ao final do tour, conforme o seu grau de satisfação.

QUERO RESERVAR


Atividades Culturais no aniversário de 470 anos de SP


» Casa Guilherme de Almeida

A Casa Guilherme de Almeida oferecerá oficina de pintura com tintas naturais. Para crianças de até 3 anos (acompanhadas de seus adultos responsáveis).

O objetivo é estimular a sociabilização e a sensibilização para o espaço museológico. Mais informações aqui.

25/1, quinta, das 10h às 11h
Casa Guilherme de Almeida – R. Macapá, 187 – Perdizes
Grátis

» Oficina Cultural Oswald de Andrade

Na Oficina Oswald de Andrade será realizada uma performance de dança em comemoração ao aniversário da capital paulista. “Oswald dança Rita Lee”, é inspirada nas músicas da grande artista paulistana Rita Lee. Remixadas ao vivo pela bailarina e DJ Daniela Moraes.

A atividade explora a fusão entre movimento, música e arquitetura. Acontece das 13h às 14h na fachada da Oficina.

25/1, quinta.
Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro
Grátis

» Oficina Cultural Maestro Juan Serrano

No dia do aniversário de São Paulo, a Oficina Cultural Maestro Juan Serrano homenageia a eterna rainha do rock brasileiro.

“Tributo à Rita Lee” é coordenado pela cantora Eve da Mata. O evento traz um repertório abrangente. Contemplando diversas canções da renomada artista. A celebração musical acontece das 13h30 às 14h30. É gratuita e livre.

Além disso, a Oficina oferece a atividade “Carimbando São Paulo – estamparia manual em E.V.A”. Nela os participantes poderão realizar, manualmente, a impressão em tecido, utilizando símbolos que retratam a diversidade de São Paulo.

Essa atividade é coordenada pela artesã e artista têxtil Mayara Sabino. Vai acontecer em dois horários das 12h às 13h e das 13h10 às 14h10. Para maiores de 7 anos. São 12 vagas por turma, inscrições por ordem de chegada.

25/1, quinta.
Oficina Cultural Maestro Juan Serrano – Rua Joaquim Pimentel, 200 – Brasilândia
Grátis

» Fábrica de Cultura Itaim Paulista

Em comemoração ao aniversário da cidade, a Fábrica de Cultura Itaim Paulista terá duas atividades. “Roda de Conversa + Atividade de Jogo: 470 Anos de São Paulo”.

Na primeira, a equipe da Bibliotech oferece ao público uma roda de conversa a respeito da história da cidade de São Paulo. Em seguida os participantes vivenciarão uma atividade de jogo, em formato de quiz, às 15h.

25/1, quinta, das 9h às 17h
Fábrica de Cultura Itaim Paulista – R. Estudantes da China, 500 – Itaim Paulista
Grátis

Shows em homenagem aos 470 anos de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo divulgou a programação da comemoração dos 470 anos da cidade. O tema escolhido foi “Elas Cantam São Paulo”. Uma reverência a grandes mulheres que ajudam a construir a identidade cultural da cidade.

A comemoração estará espalhada por 6 pontos da capital. Terá início ao meio-dia, com programação infantil. Dando continuidade, divas da música brasileira cantarão nos 6 palcos, simultaneamente. Será uma linda homenagem a Sampa.

Alguns destaques da programação:

  • Baby do Brasil – 18h – Centro – São João
  • Naiara Azevedo – 20h – Centro – São João
  • Lexa – 18h – Zona Norte – Centro Cultural da Juventude
  • Tati Quebra Barraco – 16h – Zona Leste – Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
  • Mart’nália – 18h – Zona Leste – Centro Cultural Flávio Império
  • Karina Buhr – 18h – Zona Oeste – Centro Cultural Butantã
  • Luciana Mello – 14h – Zona Sul – Centro Cultural Campo Limpo

Além disso, uma programação especial será realizada em diversos equipamentos culturais da cidade. Confira a programação completa no site do evento.


Gostou da nossa programação especial de aniversário de SP 2024?

Deixa um comentário e conta para nós o que você vai fazer na quinta-feira, dia 25 de janeiro, para comemorar o aniversário de São Paulo!


Parabéns, São Paulo! A gente te ama de paixão



Onde celebrar o aniversário de São Paulo I Mapa


Leia mais dicas da cidade de São Paulo

Aproveite o feriado do aniversário de São Paulo para conhecer outros lugares na metrópole e ter experiências diferentes. Confira nossas dicas do que fazer SP e inspire-se!


Onde ficar em São Paulo


Onde comer em São Paulo


Sofia Conchester
Sofia Conchester
Publicitária e produtora cultural. Escreve, pesquisa e produz. É ela que comanda as redes sociais do Tô Pensando em Viajar e se tem foto de comida, pode apostar que a fome é dela!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

  1. Show de bola! Mas, só para avisar, o Museu das Culturas Indígenas está com a entrada gratuita para as exposições também.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM