Os melhores mirantes para ver Ouro Preto do alto

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Pode me chamar de ‘a louca dos mirantes’. É fato confirmado e confesso que não dispenso uma boa vista panorâmica. Seja em Nova York, Los Angeles, Brasília, Bangkok ou Belém.

Gosto muito de descobrir lugares novos para ver as cidades do alto. Aproveitando essa minha mania, vou contar para vocês sobre os melhores mirantes para ver e fotografar Ouro Preto do alto.

Não deixe de conferir o mapa interativo no final do post!


9 mirantes em Ouro Preto: os melhores lugares para fotografar a cidade do alto

Ouro Preto é uma cidade linda e com muitas histórias para contar. É imperdível perder-se pelas ruas do Centro Histórico da cidade e ser transportado para o passado do Brasil colonial. Mas visitar os melhores mirantes da cidade e ter uma visão panorâmica de Ouro Preto, nos dá outra perspectiva.

Recomendo conhecer pelo menos um destes mirantes em Ouro Preto e fazer quantas fotos você puder. Desta maneira, as lembranças não irão se apagar.



1. Mirante do Morro São Sebastião

Este é um dos mirantes mais bonitos da cidade.

Para quem se aventura a pé, a caminhada e grande ladeira são um forte obstáculo. Apesar de Ouro Preto ser uma cidade pequena, explorá-la de carro pode ser uma grande ajuda para quem não tem tanto fôlego, ou tem alguma dificuldade de locomoção

Os melhores mirantes de Ouro Preto para ver a cidade do alto


Precisa alugar um carro?

Uma super dica para economizar em aluguel de carro é usar o site da Rentcars, para pesquisar preços de locadoras diferentes em um único lugar, economizando tempo e dinheiro. A gente usa e recomenda!

Além da garantia do melhor preço, você ainda pode parcelar no cartão de crédito e tem cancelamento/alterações grátis até 24 horas da data inicial da reserva. Bom, né?!

FAÇA JÁ UMA COTAÇÃO


2. Museu Casa dos Inconfidentes

Continuando a lista dos melhores mirantes de Ouro Preto, chegamos ao Museu Casa dos Inconfidentes, um dos lugares mais interessantes da cidade.

A casa, onde fica o museu, é rodeada por uma vista de babar de Ouro Preto e abriga um belo acervo mobiliário que nos permite viajar de volta até o cotidiano da Ouro Preto oitocentista.

Os melhores mirantes de Ouro Preto para ver a cidade do alto

Quer saber o que é melhor? A visitação grátis! E pode fotografar! Incrível, não?!


3. Mirante da Casa Tomas Antônio Gonzaga

O próximo local da nossa lista de melhores mirantes em Ouro Preto fica na Casa de Tomas Antônio Gonzaga, poeta inconfidente, que escreveu o clássico Marília de Dirceu, expressão máxima do arcadismo brasileiro.

Suba até o segundo piso e aproveite as sacadas que se debruçam sobre Ouro Preto para viajar no tempo para outras épocas.

Mirantes em Ouro Preto: vista da casa de Tomas Antônio Gonzaga

Você conseguirá avistar a Igreja de Santa Efigênia de um lado e a Feira de Pedra Sabão, Igreja de São Francisco de Assis e o Pico do Itacolomi do outro.

Mirantes em Ouro Preto: Casa de Tomas Antônio Gonzaga

Dali também dá para ver a casa de Maria Doroteia, óbvio!

Outro fato interessante, é que a casa de Gonzaga é um dos locais onde, podem ter se reunido os inconfidentes, planejando a separação de Minas Gerais da Coroa Portuguesa e a criação de uma república. Haja História!


4. Mirante da Igreja Santa Efigênia

Aproveitando que estamos falando dela, a bela Igreja Santa Efigênia/Nossa Senhora do Rosário do Alto da Cruz fica no alto de uma escadaria, com belas vistas panorâmicas de Ouro Preto. Vale a visita e a vista!


5. Mirante das Lajes – Rua Conselheiro Quintiliano Maciel

Outro lugar muito famoso para ver Ouro Preto do alto é o Mirante das Lajes, na Rua Conselheiro Quintiliano Maciel, caminho para Mariana. Não resisti, estacionei o carro e corri para fazer essa foto. Incrível, né?

Os melhores mirantes de Ouro Preto para ver a cidade do alto


6. Mirante da Rua Getúlio Vargas

O Mirante da Rua Getúlio Vargas oferece belas vistas de Ouro Preto. De lá você consegue ver, ao fundo, o Pico do Itacolomi e a Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

Mirantes em Ouro Preto: Rua Getúlio Vargas
Foto: Leandro Andrade Cardoso [CC BY-SA 4.0]

Você já pensou em fazer seguro viagem nacional?

Além de assistência médica e odontológica, o seguro viagem nacional oferece outras coberturas importantes para qualquer viagem, como: reembolso de despesas por atrasos ou cancelamentos de voo, dano ou extravio de bagagem e até mesmo cancelamento de viagem.

Tudo isso por um investimento de menos de R$5 por dia de viagem!

Aproveite a oportunidade e ganhe até 25% de desconto.


7. Mirante da UFOP

O Mirante da UFOP fica mais longe do Centro Histórico de Ouro Preto e tem uma vista parecida com o Mirante da Casa dos Inconfidentes. O ponto negativo é que a fiação elétrica prejudica muito as fotos.


8. Mirante da Igreja São Francisco de Paula

Para ser sincera, achei a vista da Igreja São Francisco de Paula um pouco bloqueada pela vegetação. Se você tem pouco tempo na cidade mas ainda assim quer conhecer alguns mirantes em Ouro Preto, recomendo optar pelos primeiros lugares da lista.


9. Bônus: Mirante particular na Pousada do Mondego

Agora, se você quer mesmo é curtir uma das melhores vistas de Ouro Preto, de maneira privada, com todo conforto, recomendo hospedar-se na Pousada do Mondego, uma das melhores opções de hospedagem na cidade.

Ansiosa com o pôr do sol, montei minha câmera para fazer um time lapse, e dei um grito quando vi essa Lua nascer. Olha só que incrível:


Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre time lapse


9 lugares para fotografar Ouro Preto do alto | No Mapa

Confira no mapa abaixo as dicas dos melhores mirantes de Ouro Preto, uma cidade que vale a pena ser vista do alto, e de todos os lados!


Leia também: Aprenda a usar um mapa Google My Maps para organizar seu roteiro de viagem


Leia mais dicas de viagem para Minas Gerais


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

  1. Oi, Alessandra. Tudo bem? :)

    Precisando de uma ajudinha… kkk
    Vou fazer fotos pré wedding e queria saber qual deles é o melhor para pegar o por do sol, sem ser o da pousada… procurando algo grátis…rsrsrs

    Obrigado!!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM