Pelos Canais de Thonburi, a antiga Bangkok

Bangkok é uma cidade louca, e frenética, uma megalópole plural e sem pudores, mas que ainda conserva um pedacinho de sua história antiga entre os canais de Thonburi, a antiga Bangkok. Passear por esses canais é se perder no tempo, e fazer uma viagem até o passado dessa cidade louca…

Leia também: Roteiro de 23 Dias pelo Sudeste Asiático

bangkok-thonburi-khlong-01

Passeio pelos Canais de Thonburi, em Bangkok

Thonburi Khlongs

Thonburi é também chamada de ‘old Bangkok‘, ou Bangkok antiga, porque foi ali que a cidade ‘começou’. A vida do lado de cá do rio passa sem pressa, e gira em torno dos vários canais que cortam essa região, chamados khlongs.

Esses canais são muito importantes, e a forma mais tradicional de se locomover por aqui são os barcos.

bangkok-thonburi-khlong-02

Como explorar os Canais de Thonburi?

Foi num tradicional barco de madeira que resolvemos explorar os Canais de Thonburi. Fechamos um passeio com a Pandam Tour. – eu achei muito difícil lidar com taxistas na Tailândia, por isso preferi o conforto de contratar um tour -. O roteiro escolhido foi o Small Teak Boat Canal Adventure, e foi uma pena não ser final de semana na cidade pra ver o mercado flutuante funcionando a todo vapor.


Se eu fosse você, programaria pelo menos um final de semana na cidade, pra poder visitar um mercado flutuantemais local‘. Passamos por 2 mercados flutuantes vazios.


Por que escolher o passeio pelos Canais de Thonburi?

Escolhemos este passeio ao invés do tradicional passeio até o Mercado Flutuante Damnoen Saduak porque me pareceu um pouco mais autêntico, e depois de ler bastante sobre a história da cidade, eu queria muito conhecer essa região, que foi berço da Bangkok atual. Escolhas…

bangkok-thonburi-khlong-03

Nossa experiência com o passeio pelos Canais de Thonburi

Era cedo quando chegamos na estação Wutthakat do BTS. Como estávamos hospedados no Ibis Bangkok Riverside, na margem ocidental do rio Chao Phraya, gastamos apenas algumas moedinhas pra percorrer, de BTS, as 2 estações que nos separavam do ponto de encontro combinado.

bangkok-bts

Às 8:30 em ponto, assim que deixamos a plataforma do sky train, lá estava a pequena e sorridente tailandesa, que seria nossa guia em uma verdadeira viagem no tempo pelos Canais de Thonburi, uma das regiões mais antigas de Bangkok.


Como já falei, nosso roteiro foi organizado pela Pandam Tour Company, que foi muito gentil em apoiar o Tô Pensando em Viajar com um descontinho especial!


Saímos da estação em direção a um dos khlongs, onde nos esperavam nosso barco de madeira tradicional e barqueiro. Entramos os 3 no estreito barco de madeira, e finalmente começou a viagem!

Vimos cenas inacreditáveis. O dia a dia das pessoas que moram às margens desses canais é muito diferente da agitada badalação de Bangkok, apesar dos poucos quilômetros que separam uma ‘cidade’ da ‘outra’. É quase inacreditável!

bangkok-thonburi-khlong-22

bangkok-thonburi-khlong-06

Parece que aqui, o tempo ficou parado, e as pessoas vivem como viviam a 50 anos atrás. Bem diferente do ritmo frenético do outro lado do rio.

bangkok-thonburi-people-01

Mercado Local

Se tem uma coisa que aprendi na Tailândia, é que aqui, é tudo sobre comida! Portanto, não poderia ser diferente. A primeira parada do nosso tour foi em um mercado local, pra experimentar delícias da culinária tradicional tailandesa.

bangkok-thonburi-khlong-08

bangkok-thonburi-khlong-14

Nui conhecia todo mundo, e a cada banquinha ia nos explicando sobre as frutas diferentes, costumes, e fazia questão de comprar um monte de coisa pra gente provar. Uma delícia!

bangkok-thonburi-khlong-10

bangkok-thonburi-khlong-11

Nui também nos contou que na Tailândia, não é costume dar orquídeas de presentes pra amigos ou parentes. As orquídeas são TÃO abundantes – e baratinhas -, que são vistas mais como oferendas nos templos budistas. Já pensou?!

bangkok-thonburi-khlong-12

Mesmo com todos os mercados que visitamos durante essa viagem, gostei bastante do nosso pequeno passeio, que incluiu uma visita privilegiada ao Banyan Tree Temple (Wat Sai), um templo incrível cobertos por azulejos.

bangkok-thonburi-khlong-15

Wat Paknam

Seguindo viagem, nossa próxima parada foi o Wat Paknam, que recentemente se transformou em templo real.

bangkok-thonburi-wat-paknam-01

E como era ‘dia de Buddha’, presenciamos uma cerimônia no templo. Sempre com muito respeito, e discrição, claro!

bangkok-thonburi-wat-paknam-03

bangkok-thonburi-wat-paknam-04

Do lado de fora, duas mulheres lavavam telhas, e a cena me chamou a atenção.

bangkok-thonburi-wat-paknam-05

Segundo nos explicaram, as telhas do templo são retiradas uma a uma, lavadas e recolocadas frequentemente, com muito cuidado e dedicação. A religião é uma coisa muito séria do lado de cá do mundo, e está presente nos pequenos detalhes, nas pequenas ações do dia a dia. É sempre muito importante aprender com as pequenas coisas durante uma viagem. A gente nunca volta igual.

Porém, os grandes destaques do Wat Paknam são a estátua de ouro no interior da ‘pagoda de cristal’.

bangkok-thonburi-wat-paknam-07

E essa incrível sala. Um dos lugares mais surreais que já estive.

bangkok-thonburi-wat-paknam-08

Fazenda de Orquídeas

A viagem continuo até uma fazenda de orquídeas. Impressionante!

bangkok-thonburi-orchid-farm-01

As cores, os cheiros… era uma orquídea mais bonita que a outra. Uma festa pros sentidos!

bangkok-thonburi-orchid-farm-02

O ‘fazendeiro’ nos mostrava cada espécie, destacando sua principal característica, sempre com um sorrisão no rosto. Não é a toa que a Tailândia é considerada a ‘terra do sorriso’.

bangkok-thonburi-orchid-farm-05

bangkok-thonburi-orchid-farm-09

A Comida Vem de Barco!

Com a fome batendo, seguimos pelos labirinto de canais em busca de algo pra comer…

bangkok-thonburi-khlong-16

…até que encontramos um vendedor de noodles. Quem já visitou a Tailândia sabe que esses tais noodles são praticamente um vício!

bangkok-thonburi-khlong-17jpg

O restaurante dele é seu barco, e ele serve tanto as pessoas que moram às margens dos canais quanto quem passa nos barcos, turísticos, ou não. Olha a delícia que ele preparou pra nós!

bangkok-thonburi-khlong-18

Artist’s House

O tour terminou na Artist’s House, uma jóia rara em Bangkok que você tem que conhecer!

Canais de Thonburi

Canais de Thonburi

Leia também: Artist’s House Programa diferente em Bangkok

Outros Destaques de Thonburi

Outros destaques do ‘bairro’, são: Wat Arun, o famoso Templo do Amanhecer, e o Barge Royal Museum.

O ritmo lento de Thonburi nos leva de volta 50 anos. É como se o tradicional barco de madeira se transformasse numa cápsula do tempo, e nela fosse possível viver a lembrança do que era Bangkok antes da intensa urbanização que ‘reconfigurou’ essa cidade icônica.

Canais de Thonburi, em Bangkok

Sempre com um sorriso enorme no rosto, o povo tailandês é o verdadeiro tesouro dessa terra incrível e sorridente!

Canais de Thonburi

Canais de Thonburi

Se você não curte mesmo esse tipo de tour – também não sou muito fã, confesso! -, outra opção é contratar um barco de cauda longa, de maneira independente, apenas com motorista. Você pode encontrar estes barcos nos principais piers turísticos, como Rivercity, ou Taksin.

Mas recomendo contratar um guia. Aprendi muita coisa sobre a cultura tailandesa com a Nui, e acho, sinceramente, que vale o investimento.

Viaje tranquil@! Não se esqueça do seguro viagem

Pra viajar tranquilo é sempre recomendável fazer um seguro viagem. A gente nunca sabe quando vai ter uma emergência. Usando a Real Seguros você pode comparar coberturas e valores de seguro viagem. Além de encontrar o melhor preço e a cobertura ideal para sua viagem, você não paga iof, tem atendimento em português e ainda pode dividir em até 6 vezes sem juros! Bom demais, né não?

Seguro viagem asia 728x90
Usando os links do Tô Pensando em Viajar você ajuda a manter o blog e não paga nada mais por isso!

Pelos Canais de Thonburi

Viva o Vídeo!

Assista o vídeo Bangkok: Os Canais de Thonburi pra sentir um pouquinho do clima delicioso desse passeio!!

Leia Mais Sobre Bangkok e o Sudeste Asiático:


Gostou das dicas?! Então não esquece de usar nossos links pra encontrar ofertas de hospedagem, comprar seguro viagem e alugar um carro!


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM, e TWITTER


Salvar

Compartilhe!
Alessandra

ALESSANDRA é viajante, fotógrafa, e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão, e gosta mesmo é de paisagem humana!

Leia também...

6 Comentários

  1. Angela disse:

    Como sempre fotos belíssimas! adorei o post!

  2. Bóia disse:

    Oi, Alessandra. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

  3. paula disse:

    tem o contato da Guia Nui?
    obrigada….estou adorando ler suas aventuras pela thailandia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *