Lhamo – A Tradicional Ópera Tibetana

O Tibet me fascina, e eu nem saberia por onde começar…

Me lembro como se fosse hoje, do dia em que pisei em Lhasa, ansiosa com a resposta que meu corpo daria a altitude, e feliz por estar ali.

Os 8 dias que passamos no Tibet foram difíceis e mágicos. É como assistir ao show do seu cantor favorito. Você escuta o disco até ‘riscar’, mas quando ouve aquelas mesmas palavras sair da boca dele, ao vivo, o negócio fica ‘real’.

Durante a visita a Lhasa, principal cidade tibetana, assisti uma apresentação da Lhamo, tradicional ópera tibetana, que me deixou muito comovida e impressionada com a beleza e complexidade da cultura tibetana.

Lhamo – A Tradicional Ópera Tibetana

MVI_1027

Também chamada de Ache Lhamo – em tibetano – a ópera foi ‘criada’ no século XIV, e é companheira do tango, do frevo, da capoeira e do fado na lista de patrimônios culturais intangíveis da humanidade.

É um espetáculo incrível e completo, com canto e música folclórica, dança e histórias sobre a origem e a cultura tibetana, além de máscaras e acrobacias que sempre termina com uma benção.

tibet-opera-01

tibet-opera-02

tibet-opera-04

tibet-opera-09

Dizem que a ópera foi criada por um lama construtor de pontes, que organizou a primeira apresentação para angariar fundos para suas construções. Com o passar do tempo, ela virou tradição, e geralmente é realizada de diversos festivais.

Nós assistimos a uma apresentação em um teatro bastante moderno em Lhasa, e a experiência foi incrível! Recomendo!

tibet-opera-05

tibet-opera-06

tibet-opera-07

São muitas canções e histórias das diversas partes do território tibetano, o que me deixou bastante emocionada durante todo o espetáculo.

tibet-opera-08

A Lhamo deve ser considerada um importante elemento pra manter a cultura tibetana forte e presente no coração de cada um dos tibetanos que sofrem com a cruel ditadura chinesa.

tibet-opera-10

tibet-opera-11

tibet-opera-12

tibet-opera-13

tibet-opera-14

Quer saber mais sobre a minha viagem pro Tibet?!


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM e TWITTER


Compartilhe!
Alessandra

ALESSANDRA é viajante, fotógrafa, e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão, e gosta mesmo é de paisagem humana!

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *