Piracicaba, Piracerveja: Roteiro pelas cervejarias de Piracicaba

Pamonha, pamonha, pamonha! Com certeza você já deve ter ouvido falar das deliciosas pamonhas de Piracicaba. Mas hoje o assunto é outro e vamos passar bem longe dessa história de milho. Nosso assunto hoje é cerveja! Pra ser mais exata, nossa assunto hoje é um Roteiro pelas cervejarias de Piracicaba.

rio-piracicaba-sao-paulo

Roteiro pelas Cervejarias de Piracicaba

Isso mesmo! Piracicaba não é só o rio, esse bonitão aí em cima, a cidade é também terra de ótimas cervejarias. Vamos conhecer 3 delas nesse roteiro esperto pra aproveitar os produtos locais, direto da fonte!

1. Cevada Pura

A primeira parada do nosso roteiro pelas cervejarias de Piracicaba foi o Cevada Pura Chopp Bar, na Avenida Rui Barbosa. Chegamos meio tarde, numa quinta-feira, e o bar estava lotado. Quando finalmente conseguimos uma mesa, crentes que iríamos provar chopps diferentes, o garçom nos informou que eles só tinham Pilsen.

Tudo bem. O chopp estava geladinho, e pra melhorar era dia de double chopp, dobradinha que acontece de terça a quinta, até meia noite.

Cervejas Especiais da Cevada Pura

Mesmo assim, decidimos dar um passo adiante e abrir a porta da geladeira no fundo do bar, onde eles guardam as garrafinhas de edições especiais.

Foi grande a minha surpresa quando vi que eles desenvolveram uma American IPA com a Cigar City Brewing, na Flórida, a minha cervejaria preferida durante nosso Roteiro cervejeiro pela Fórida.

IMG_8874

Além da IPA, também provamos a Irish Red Ale, que levou a medalha de ouro no Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau – quem resiste?! – e a Cevada Pura Lemondrop, uma pilsen com aroma de limão, totalmente dispensável.

cerveja-cevada-pura-piracicaba

Imperdível: pão de cevada

Uma outra dica é pedir o pão de cevada que eles servem no bar, uma delícia!!! :). No nosso caso, o pão foi acompanhamento para o escondidinho.

Cervejarias de Piracicaba

2. Cervejaria Leuven

A Leuven foi a grande surpresa da viagem. Fomos super bem recebidas na fábrica, e pudemos experimentar in loco duas ótimas cervejas, uma Golden Ale, uma cerveja dourada estilo belga, e uma Red Ale, muito muito gostosa.

Cervejarias de Piracicaba

Porém, os best-sellers da Leuven são a Witbier e a Dubel. Ambas na garrafa de champagne, e super difíceis de se encontrar. Eles estão aumentando a produção pra dar conta da demanda. Não conseguimos exemplares nem na fábrica, e estou louca pra provar!

Degustação direto da fonte!

Eles também oferecem degustação direto da ‘fonte’ todo sábado, na própria fábrica.

Cervejarias de Piracicaba


A Leuven foi nossa parceira no Vem pra Sampa, meu! e junto com a Cervejaria Muamba ofereceu chopp pra galera no evento de abertura do encontro. Foi muito legal!


3. Dama Bier

A Dama Bier é conhecida das torneirinhas da capital. São muitos os bares que oferecem chopp Dama, principalmente o IPA, que é bem gostoso, e tem uma coloração linda!

Cervejarias de Piracicaba

É a única que tem um pequeno bar anexo à fábrica, mas eu não recomendo. O atendimento é péssimo, e eu não sei se voltaria. Uma pena, pois o espaço é lindo, super bem montado.

Cervejarias de Piracicaba

Saimos da lojinha com uma caixa cheia de garrafas. Os destaques foram a nova Tupi, uma West Coast Rye IPA lançada no mesmo dia que estivemos lá, e a Dama Munchen, muito gostosa, escura, com aroma de caramelo.

Cervejarias de Piracicaba

Cervejarias de Piracicaba

Roteiro pelas cervejarias de Piracicaba | Mapa


+ Encontre ofertas de hospedagem em Piracicaba


Aproveite pra conhecer nossas outras aventuras cervejeiras:


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM, e TWITTER


Compartilhe!
Alessandra

ALESSANDRA é viajante, fotógrafa, e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão, e gosta mesmo é de paisagem humana!

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *