Piracicaba, Piracerveja: roteiro pelas cervejarias de Piracicaba

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Pamonha, pamonha, pamonha! Com certeza você já deve ter ouvido falar das deliciosas pamonhas de Piracicaba. Mas hoje o assunto é outro e passaremos bem longe dessa história de milho.

Nosso assunto hoje é cerveja! Para ser mais exata, nossa assunto hoje é um roteiro pelas cervejarias de Piracicaba, cidade no interior de SP.

rio-piracicaba-sao-paulo


Isso mesmo! Piracicaba não é só o rio, esse bonitão aí em cima, a cidade é também terra de ótimas cervejarias. Conheceremos 3 delas nesse roteiro esperto para aproveitar os produtos locais, direto da fonte.


1. Cevada Pura

A primeira parada do nosso roteiro pelas cervejarias de Piracicaba foi o Cevada Pura Chopp Bar, na Avenida Rui Barbosa. Chegamos meio tarde, numa quinta-feira, e o bar estava lotado. Quando finalmente conseguimos uma mesa, crentes que iríamos provar chopps diferentes, o garçom nos informou que eles só tinham Pilsen.

Tudo bem. O chopp estava geladinho, e para melhorar era dia de double chopp, dobradinha que acontece de terça a quinta, até meia-noite.

Mesmo assim, decidimos dar um passo adiante e abrir a porta da geladeira no fundo do bar, onde eles guardam as garrafinhas de edições especiais.

Foi grande a minha surpresa quando vi que eles desenvolveram uma American IPA com a Cigar City Brewing, na Flórida, a minha cervejaria preferida durante nosso Roteiro cervejeiro pela Fórida.

IMG_8874

Além da IPA, também provamos a Irish Red Ale, que levou a medalha de ouro no Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau – quem resiste?! – e a Cevada Pura Lemondrop, uma pilsen com aroma de limão, totalmente dispensável.

cerveja-cevada-pura-piracicaba

Outra dica é pedir o pão de cevada que eles servem no bar, uma delícia!!! :). No nosso caso, o pão foi acompanhamento para o escondidinho.

Cervejarias de Piracicaba


2. Cervejaria Leuven

A Leuven foi a grande surpresa da viagem. Fomos super bem recebidas na fábrica, e pudemos experimentar in loco duas ótimas cervejas, uma Golden Ale, uma cerveja dourada estilo belga, e uma Red Ale, muito gostosa.

Cervejarias de Piracicaba

Porém, os best-sellers da Leuven são a Witbier e a Dubel. Ambas na garrafa de champanhe, e super difíceis de se encontrar. Eles estão aumentando a produção para dar conta da demanda. Não conseguimos exemplares nem na fábrica, e estou louca para provar!

Eles também oferecem degustação direto da ‘fonte’ todo sábado, na própria fábrica.

Cervejarias de Piracicaba


3. Dama Bier

A Dama Bier é conhecida das torneirinhas da capital. São muitos os bares que oferecem chopp Dama, principalmente o IPA, que é bem gostoso, com uma coloração linda!

Cervejarias de Piracicaba

É a única com um pequeno bar anexo à fábrica, mas eu não recomendo. O atendimento é péssimo, e eu não sei se voltaria. Uma pena, pois o espaço é lindo, super bem montado.

Cervejarias de Piracicaba

Saimos da lojinha com uma caixa cheia de garrafas. Os destaques foram a nova Tupi, uma West Coast Rye IPA lançada no mesmo dia que estivemos lá, e a Dama Munchen, muito gostosa, escura, com aroma de caramelo.

Cervejarias de Piracicaba

Cervejarias de Piracicaba


Encontre ofertas de hospedagem em Piracicaba</p


Leia outras viagens de cerveja


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM