Dicas para viajar com mala de mão

Resolvi escrever sobre minha nova onda: Como viajar com uma mala, sem que ela atrapalhe você, ou melhor: Como viajar com mala de mão?!

viajar com mala de mão

Viajar com mala de mão

A história toda começou desde que decidimos fazer o Roteiro: 23 dias pelo Sudeste Asiático e viajar com mala de mão, inspiradas pelo artigo ‘Sudeste Asiático sem despachar’, da Camila Navarro, do blog Viaggiando. A Camila fez uma viagem de 1 mês só com uma mochila Curtlo de 30 litros, e dá dicas preciosas de como fazer isso.

Ler esse artigo da Camila, foi um empurrãozinho pra me fazer arriscar. Estou farta de viajar com malas grandes e pesadas. Já deu! Tenho que assumir que é um problema mais meu do que da coitada da mala e desapegar.

Outra especialista no assunto é a Anna Bárbara, do Nós no Mundo, ela tem dicas preciosas de como se tornar especialista no quesito travel light.

Quanto a mim, quero uma solução inteligente, moderna, e acima de tudo light, pro corpo e pra alma!

O Velho Dilema MALA x MOCHILA

No tempo de faculdade eu era do tipo mochilão clássico. Mas hoje em dia simplesmente não consigo mais. Acho muito trambolho. Além disso, o sistema de top loading é muito desconfortável pra mim. Você vai empilhando suas roupas, deixando o que está por baixo totalmente ‘fora de mão’, fora a falta de segurança. Não dá.

Quero evolução, solução!

O mesmo problema acontece com as malas com rodinhas, que me irritam. A maioria não é prática pra carregar em situações complicadas, são pesadas, e você acaba perdendo alguns quilos, que podem ser preciosos, só na estrutura da mala.

À partir da Lista do Snarky Nomad fui me aprofundando sobre as melhores opções existentes, e descobri muita coisa legal!

snarky

Depois da de analisar os pontos positivos e negativos de cada uma, cheguei a conclusão de que eu precisava de uma mochila com as seguintes características:

  • Tamanho carry on (55cm x 40cm x 20cm), que não me faça passar perrengue no checkin de companhias low cost, como a Air Asia.
  • Abertura lateral, tipo suitcase, facilitando o acesso ao interior da mochila.
  • Bolso externo para laptop de 13 polegadas.
  • Alças Guardáveis, ou seja, a mochila pode ser levada nas costas ou como uma malinha (é só guardar as alças).
  • Preço não muito assustador.

As Opções

  • Minaal

Comecei a minha pesquisa pela mochila super moderna e funcional da Minaal, um projeto do kickstarter super bem sucedido, que acabou arrecadando $340.000 – o objetivo era $30.000 -.

minaal

O vídeo deles fala por si:

Mas, como nem tudo são flores, desisti por conta do preço. Achei 299 dólares meio salgadinho, e passei pra próxima opção:

  • Osprey Farpoint 40

Mais baratinha que a Minaal, mas ainda assim na casa das centenas. Você vê muita gente viajando com ela, deve ser uma mochila que aguenta trabalho pesado.

osprey

  • EBAGS Mother Lode TLS Weekender Convertible

Me encantei pela empresa, pela apresentação da mochila, e por todos os seus detalhes super bem pensados, e pelo precinho ótimo, considerando a qualidade e funcionalidade dessa mochila.

motherload

O modelo novo tem até uma versão JUNIOR, um pouco menos pra quem é um pouco mais baixo, e você ainda vai ouvir falar muito sobre ela!

Mas e aí?! Dá pra viajar só com mala de mão?!

A inspiração bateu mesmo quando assisti a palestra da Joan Robinson, uma guia de viagens que passa até 3 meses viajando com uma única malinha de mão.

No vídeo abaixo ela abre sua mala e dá dicas super legais e práticas, como os packing cubes, aparentemente a solução para os meus, os seus, e os nossos problemas!!

  • Packing Cubes

São cubos organizadores, feitos de um tecido bem levinho, que parecem fazer milagres se tratando de organização e otimização de espaço na mala.

packing cubes

Se você preferir uma outra solução, a Camila Navarro usou os nossos velhos conhecidos sacos organizadores a vácuo. Quem nunca usou esses saquinhos pra fazer a mala fechar, que atire a primeira pedra!

Outros Acessórios Interessantes

Outros itens essenciais, que sempre levo comigo durante minhas viagens, são:

  • Cadeado TSA

TSA é a sigla para Transportation Securiy Administration, órgão do governo americano responsável pela segurança nos aviões e aeroportos. Se você não quer perder um cadeado pra segurança do aerporto, sugiro comprar e usar um desses em suas viagens.

tsa

 

  • Tag de Bagagem

tag

  • Cinto para Mala

Comprei os meus na China, e é uma coisa muito comum por lá, e uma segurança a mais pra saber se alguém mexeu na sua mala. Quase ninguém usa aquele filme plástico para embalar a mala. Além disso é uma ótima maneira de identificar rapidamente a mala na esteira.

cinta

  • Lacres Sealbag

Outra ótima novidade! Estes lacres evitam que as malas sofram o famoso ‘Golpe da Cegonha‘.

sealbag


**DICA: Sempre escreva seus DADOS – nome, endereço e email – em um papel e coloque dentro da mala. É uma proteção a mais para você, passageiro.


Gostou das dicas?!

Usando nossos links pra encontrar ofertas de hospedagem, comprar seguro viagem e alugar um carro você ajuda o Tô Pensando em Viajar e se manter e não paga nada mais por isso!


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM, e <TWITTER


Salvar

Salvar

Salvar

Compartilhe!
Alessandra

ALESSANDRA é viajante, fotógrafa, e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão, e gosta mesmo é de paisagem humana!

Leia também...