Roteiro de 10 dias na Itália

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Este roteiro de 10 dias na Itália vai te fazer viajar por um dos países mais incríveis dessa nossa aldeia mundo. Ele foi pensado para me fazer conhecer e reconhecer este país cheio de encantos e para apresentar pra Sô um país que é tão importante na construção da minha história.

Minha família materna é de Carpi, província de Modena, no norte da Itália e quando pequena, costumávamos visitar Zia Teresa e suas infinitas histórias, que ouvíamos de maneiras diferentes a cada ano.

Eu, minha irmã e minhas primas pequenas brincávamos pela imensa e antiga casa, que na cidade antiga, no país antigo, nos dava, mesmo sem sabermos na época, uma lição de Itália.

Roteiro de viagem: 10 dias na Itália

Só 10 dias?

Sei que 10 dias não é muito tempo, principalmente para viajar para a Itália, um país que para você conhecer tem que ir com calma e experimentar o verdadeiro Italian Way of Life, mas posso garantir que em 10 dias dá pra conhecer muita coisa e aproveitar algumas jóias italianas!

Nossa base dessa viagem de 10 dias foi Sirmione, no Lago di Garda e a partir dali, fizemos uma série de viagens paralelas, sempre com um carro alugado.


Leia também: Roteiro de 2 a 5 Dias no Lago di Garda


Como planejar uma viagem de carro pela Itália

Para mim, a melhor maneira de viajar pela Itália é de carro. Você fica independente, faz as coisas no seu tempo, resolve onde e quando quer parar.

Nós usamos e recomendamos o site da Rentcars para comparar preços de várias locadoras de uma maneira rápida e fácil.

Além de garantir o mehor preço, a Rentcars oferece atendimento em português e pagamento em real, sem cobrança de iof. Uma ótima dica para economizar tempo e dinheiro!


Leia também: Guia completo de como alugar carro na Itália


» Não esqueça a PID!

Para dirigir na Itália é necessário que você faça a sua PID (Permissão Internacional para Dirigir).

Apesar de amplamente divulgado em diversos sites pela internet que não é preciso apresentar a PID para alugar carro na Itália, não se engane!

O documento pode ser exigido a qualquer momento e se você não o apresentar, poderá receber uma multa.

Como pedir a PID online e mais baratoA boa notícia é que a PID é um documento super simples de ser feito.

Você pode fazer direto no DETRAN da sua cidade (alguns estados possuem pedido online) ou emitir a PID online através do site carteirainternacional.org, do Automóvel Clube Brasileiro (ACBr). Única entidade civil autorizada a emitir a PID no Brasil além dos DETRANs.

Tanto eu quanto a Sofia e muitos leitores do blog já emitimos a PID com eles e deu tudo certo.

A PID do ACBr tem um preço fixo para todo o Brasil de R$ 243 + frete. Não importa onde sua CNH esteja registrada.

Mais barato que o DETRAN de 15 estados brasileiros: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rondônia, Roraima, São Paulo e Sergipe.

É bom ressaltar, porém, que a permissão internacional não substitui a sua habilitação nacional. Então lembre-se sempre de carregar os dois documentos para evitar problemas (além do seu passaporte).


Leia também: Passo-a-passo para emitir sua PID online através do site do Automóvel Clube Brasileiro


Roteiro de viagem: 10 Dias na Itália

» DIA 1: SP-Milão

Chegamos em Malpensa e de lá fomos até Sirmione, uma cidade incrível no Lago di Garda, com praias deliciosas, um castelo medieval e ruínas romanas.

Roteiro de viagem: 10 dias na Itália


Leia também: Apaixone-se por Sirmione, no Lago di Garda


» DIA 2: Lago Di Garda

Neste dia demos a volta pelo Lago di Garda, e passando por cidadezinhas incríveis como Salò, Limone, Riva del Garda e Malcesine. Você pode usar o Roteiro de 2 a 5 Dias no Lago di Garda para organizar a sua viagem para este paraíso.s

Roteiro de viagem: 10 dias na Itália

Se você só tem 1 dia pra curtir essa região, não se preocupe, temos 3 roteiros diferentes de 1 dia no Lago di Garda pra você se inspirar!


Leia também: 5 cidades pra se apaixonar pelo Lago di Garda, na Itália


» DIA 3: Bate e volta para Verona

Se você é um romântico, e adora Romeu e Giulieta, vai amar Verona! A cidade é pequena e você consegue conhecer tudo, ou quase tudo em um dia!

No artigo sobre o que fazer em Verona em 24 horas, damos várias dicas de como organizar uma visita à cidade.

Roteiro de viagem: 10 dias na Itália


Encontre ofertas de hospedagem em Verona


Seguro viagem para a Itália é obrigatório!

O seguro viagem para a Itália é obrigatório assim como para a entrada em todos os países signatários do Tratado de Schengen exigem que os viajantes tenham um seguro com cobertura mínima de € 30.000.

Nossa dica é usar o site da Seguros Promo para comparar planos de várias seguradoras em um só lugar e garantir o melhor preço e cobertura para a sua viagem!

Aproveite a oportunidade e ganhe até 10% de desconto com o código TOPENSANDO05 e pagamento via boleto bancário.


» DIA 4: Cinque Terre

Tudo bem o Parque Nacional Cinque Terre, patrimônio da UNESCO desde 1997, não fica muito no norte da Itália, mas era um destino que eu estava totalmente de olho, que fica na fronteira entre a Liguria e a Toscana.

As 5 vilas são espetaculares, e oferecem aos visitantes vistas incríveis e um mar azul lindo!

Roteiro de viagem: 10 dias na ItáliaEscrevemos um post especialmente sobre Cinque Terre, onde você pode ler um monte de dicas sobre como organizar a sua viagem!


Encontre ofertas de hospedagem em Cinque Terre


» DIA 5: Porto Venere + Pisa

Portovenere é chamada de 6a Terre e fica na ponta sul da península no Golfo della Spezia.

Ainda na estrada, resolvemos dar um pulinho em Pisa, afinal de contas, a Torre de Pisa é, pelo menos pra mim, um importante monumento italiano.

Roteiro de viagem: 10 dias na Itália

» DIA 6: Pienza (Toscana)

De Pisa resolvemos esticar nossa viagem até Pienza, no Vale d’Orcia, uma das regiões mais incríveis da Toscana.

Roteiro de viagem: 10 dias na Itália


Encontre ofertas de hospedagem em Pienza, na Toscana


» DIA 7: Vale d’Orcia, Toscana

Aproveitamos pra fazer um rápido passeio pelo Vale d’Orcia, passando pela incrível cidade de San Quirico d’Orcia, uma das cidadezinhas mais bonitinhas que já conheci. Além disso, o vale d’Orcia é um ótimo destino pra aumentar seu estoque de vinhos!

Roteiro de viagem: 10 dias na Itália


Encontre ofertas de hospedagem em Pienza, na Toscana


» DIA 8: Veneza

Nosso último destino foi a esplêndida Veneza, uma cidade capaz de arrebatar qualquer coração!

Roteiro de viagem: 10 dias na Itália


Encontre ofertas de hospedagem em Veneza


» DIA 9: Veneza

Aproveitamos para passear pelas incríveis exposições da Bienal de Veneza, e passear de traghetto.

Roteiro de viagem: 10 dias na Itália

» DIA 10: Milão – SP

Hora de dizer tchau e voltar para o Brasil.


Roteiro de 10 dias na Itália | No mapa


Leia mais dicas de viagem para Itália


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

  1. Cinque Terre dentre os melhores destinos aqui da Itália. Bem, fica no Norte sim, aqui na minha região Liguria, embora perto da divisa com a Toscana, mas próprio na nossa região, a Toscana não tem nenhuma relação com Cinque Terre.
    Gostei muito de seus artigos sobre a Itália, compartilhei alguns dos lagos em meu grupo????????

  2. Amei o relato, ajuda muito para quem está construindo um roteiro. Vamos para a Itália no dia 7 de novembro, chegaremos em Milão e voltaremos por Roma. Total 20 dias, estamos pensando em deixar a costa amalfitana de fora do roteiro e colocarmos o Alto Trentino e com as dolomita e cortina d Ampezzo Gostariamos de pedir uma ajuda para vcs . Da pra fazer Verona, Lago de Garda ,Alto trentino e Cortina em 4/5 dias? É melhor ficar c base em Verona e tirar o dia pra passear ? Ou 2 dias em Bolzano ou outra cidadezinha? Será que Conseguimos esquiar um dia nestas datas? Muito obrigado Barbara

  3. Olá Alessandra! Adorei o blog! Queria uma sugestão sua. Estou com viagem marcada para abril. Vamos eu e minha irmã. Chegamos por Veneza e vamos descendo de trem até Roma, passando por algumas cidades como Padova, Verona e região da Toscana. O domingo estava reservado para Bologna, mas li em alguém lugar que muito do lugar fecha nesse dia. Estava pensando em trocar para Lago di Garda, mas será que um dia será suficiente? Será que ainda estará muito frio? Qual a sua sugestão?

    • Oi Bruna, muito obrigada pela visita! Você vai adorar o Lago di Garda. Acho que compensa SIM! Escolha uma ou duas cidades, dê uma volta e aproveite! Recomendo Sirmione. Acho que não vai estar MUUITO frio não, e o lugar é lindo de qualquer maneira!!! Boa viagem!

  4. Alê,
    Gênia ! Tava procurando exatamente isso ! Tô planejando pra abril uma viagem de 20 dias pela Itália, inspirada pela história da arte. Vai ser chegando em Milão e saindo por Florença, Roma ou Nice, não sei ainda.
    Mas quero incluir Cinque Terre e pelo menos um dos lagos. Cinque Terre acho que deve ser tranquilo de ir, mas acho que a água ainda vai estar muito fria pros lagos. O que você acha, incluo no roteiro com menos tempo?
    Beijos pra vc e pra Sofia !
    []s
    Camila

    • Camilaaaaa, que delícia! Quer minha opinião?! Se eu fosse você deixava Cinque Terre pra outra vez, no verão, e me concentrava na história da arte mesmo!! ;)! O lago de Como você conhece rapidinho, e o Garda você pode ficar uns dias! Não vai dar pra aproveitar o lago em si, mas as paisagens compensam demais. Vocês vão pra Goiânia no fim do ano?! Vamos combinar de encontrar pra conversar pessoalmente! Tenho uma dica ÓTIMA de hotel de Florença! Bjoooo.

  5. Olá Alessandra,
    Gostei muito do seu blog, e suas fotos e textos só me fizeram ficar mais ansioso pra minha Lua de mel.
    Estou planejando meu roteiro de 7 dias para a Itália, e já é certo que minha base será Verona, mas quero incluir Milão, Veneza e Lago di Garda, entretanto, como são poucos dias gostaria de saber de você quais são os melhores vilarejos deste belíssimo lago pra que eu possa economizar tempo. Já ouvi falar que é Limone Sul Garda e Riva del Garda, mas como são mais distantes, não sei compensa gastar horas na estrada para chegar a esses lugares…
    Muito obrigado desde já por suas dicas.

    • oi Diogo, muito obrigada pela visita e pelos elogios. Vocês acertaram na MOSCA! Lua de mel na Itália vai ser incrível! Realmente, são poucos dias prá fazer tudo. Olha, na minha opinião, se vocês conhecerem Sirmione já vai ser ótimo! Com esse roteirinho aqui vocês vão poder escolher os programas que mais interessam.

    • Olá Marsella, nós sempre usamos Sirmione como nossa base na Itália. Nesta última passamos 6 noites lá, por isso conseguimos aproveitar bastante. Agora em agosto vou de novo, e vou trazer mais dicas, e roteiros fechadinhos, baseados na quantidade de dias disponíveis! Obrigada pela visita.

  6. Adoro seu blog! Suas fotos são maravilhosas, e a maneira poética que você descreve cada lugar fazem qualquer um se apaixonar pelo destino! Parabéns!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM