O que fazer em Soweto: 7 experiências inesquecíveis

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

A África do Sul é um país pra lá de interessante, com uma intensa história de luta e resistência contra a segregação racial e visitar Soweto, importante reduto anti-Apartheid, é algo praticamente obrigatório para viajantes que visitam Joanesburgo. Quer saber o que fazer em Soweto?!

Neste post vou te contar mais sobre essa história de resistência e te dar 7 dicas de experiências inesquecíveis para conhecer Soweto em um dia. Um dia inesquecível! Vamos lá?!

7 dicas do que fazer em Soweto


Navegue pelas dicas do que fazer em Soweto


A História de Soweto

Soweto, South Western Townships, ou em bom português, ‘bairros do sudoeste‘, nasceu inicialmente para alojar os trabalhadores negros que ‘se matavam‘ nas minas de ouro em Joanesburgo. Depois de um tempo Soweto passou a abrigar os negros que foram expulsos de suas casas na cidade, que se tornou território branco.

Soweto é um dos mais importante símbolos da luta anti-Apartheid. Foi aqui que Nelson Mandela, Walter Sisulu e Lilian Ngoyi e tantos outros lutaram contra o regime do Apartheid.


O Apartheid

O Apartheid foi um terrível regime de segregação racial oficialmente adotado pelo governo da África do Sul, de 1948 até meados dos anos 90. Sim, anos noventa.

Durante todos os anos de regime, a segregação racial era total e oficial. Negros perderam seus direitos, não podiam viver em áreas reservadas aos brancos, a saúde e a educação eram separadas e negros e brancos não podiam nem sequer ser amigos.

Somente em 1990, o presidente Frederik Willem de Klerk iniciou as negociações para acabar com o regime, que só terminou de fato em 1994 com a eleição de Nelson Mandela. Mil novecentos e noventa e quatro. Às vezes falo em voz alta para tentar assimilar, mas é difícil.


Como chegar em Soweto?

De transporte público eu não arriscaria. Dirigi muito na África do Sul para saber que os motoristas das vans que vão e voltam de Soweto até o centro de Joanesburgo têm um parafuso a menos no trânsito. Metrô e trem não chegam até aqui.

Se você quiser conhecer Soweto por conta própria, ótimo. Alugue um carro e seja feliz. Acredito que tendo em mãos essa lista do que fazer em Soweto e um bom GPS você não terá problemas.


Uma super dica para economizar é usar um comparador online para comparar preços de diferentes locadoras em uma única plataforma.

Nós sempre usamos o site da Rentcars, empresa brasileira que garante o melhor preço, as melhores condições, com pagamento em real, parcelado no cartão de crédito e sem iof.

FAÇA UMA COTAÇÃO


Leia também: Como é alugar um carro na África do Sul?


» Dica de guia em Joanesburgo

Porém, apesar de amar explorar novos destinos sozinha, acho que uma visita a Soweto pede e merece a companhia de um guia. Minha recomendação é mandar um e.mail para o querido Lesiba Martins (khwezis@yahoo.com), um super guia que viveu o Apartheid na pele e sabe tudo sobre Soweto.

Esbanjando simpatia, ele com certeza vai te ajudar com a logística da sua visita e te ensinar muito. Olha ele sorrindo aí! Ahh, um detalhe importante: ele fala inglês, tá?!

O que fazer em Soweto, em Joanesburgo, na África do Sul

Outra opção é conhecer Soweto em um passeio guiado com uma empresa local. Fizemos o passeio de tuk tuk com a Lebo’s e foi demais! Eles podem arranjar o transporte até lá a partir do seu hotel em Joanesburgo.

Mas prepare o bolso, viu?! Vale a pena até comparar a tarifa que eles cobram com a tarifa do Uber. #Ficaadica


Leia também: Qual é o melhor seguro viagem para África do Sul


O que fazer em Soweto: 7 experiências inesquecíveis

Soweto é gigante e não é apenas um bairro. É uma cidade formada por 41 bairros/regiões muito diferentes entre si e mesmo com todas essas dicas do que fazer em Soweto você só vai conseguir arranhar a superfície de um complexo sistema de ruas, vielas, casas e histórias de luta e resistência.

Nossa lista do que fazer em Soweto traz 7 experiências inesquecíveis testadas e aprovadas em uma visita de um dia a Soweto. Olha só que demais!

1. Embarque em um passeio de tuk tuk

Uma das maneiras mais divertidas e autênticas para visitar Soweto é fazendo um dos tours do Lebo’s Soweto Backpackers. Seja de bicicleta ou tuk tuk você vai poder ver, conversar e aprender mais sobre a história sul-africana e entender o que foi o Apartheid e o que representou e representa ainda a luta pela igualdade racial na África do Sul.

O que fazer em Soweto, em Joanesburgo, na África do Sul

Além de explorar as diferentes regiões de Soweto, você ainda vai poder provar a tradicional bochecha de boi, um prato típico de Soweto, fervida ali mesmo. Para acompanhar o famoso pap, uma espécie de polenta feita de milho. A gente faz uma bolinha com ele e come junto com a carne.

O que fazer em Soweto, em Joanesburgo, na África do Sul


Leia mais: Passeio de tuk tuk em Soweto


2. Visite o Memorial Hector Pieterson

Hector Pieterson é esse jovem de 13 anos sendo carregado na foto que se tornou o símbolo do Levante de Soweto, como ficou conhecido o terrível episódio que aconteceu em Soweto em 16 de junho de 1976.

O que fazer em Soweto, em Joanesburgo, na África do Sul

Em 1975, o governo do Apartheid decretou que o africâner (língua dos colonizadores brancos) deveria ser a língua oficial de ensino nas escolas para os negros, escolas essas que já tinham qualidade bem inferior às escolas para brancos e que sofriam com superlotação. Tal medida reuniu mais de 20 mil estudantes em um protesto pacífico pelas ruas de Soweto pedindo igualdade na educação para negros e brancos.

Enquanto o protesto caminhava em direção ao Orlando Stadium, a polícia reagiu fortemente e mais de 700 estudantes foram mortos. Hector Pieterson foi o mais jovem deles e sabe o que é mais triste? Ele não estava participando da manifestação, estava apenas atravessando a rua.

O protesto não acabou com o Apartheid, mas conseguiu enfraquecê-lo. O Memorial Hector Petersen faz uma homenagem a esse jovem que perdeu sua vida nas mãos do Apartheid assim como tantos outros.

Outro fato curioso é que o lugar onde Hector foi morto fica a apenas uma quadra do Memorial. Na calçada uma linda escultura de metal relembra o Levante de Soweto.

O que fazer em Soweto, em Joanesburgo, na África do Sul

3. Conheça a famosa Vilakasi Street

A Vilakazi Street é uma das ruas mais famosas do mundo por já ter sido lar de dois vencedores do Prêmio Nobel: Nelson Mandela e o arcebispo Desmond Tutu.

É provavelmente a rua mais conhecida de Soweto e aqui você pode visitar a casa onde Nelson Mandela morou antes de ser preso, almoçar em um restaurante típico e também fazer umas comprinhas.

O que fazer em Soweto, em Joanesburgo, na África do Sul

Uma super dica é comprar artesanato aqui em Soweto. Você vai encontrar todo o tipo de souvenir: esculturas, tecidos e artesanato com miçangas e outros produtos, como essas tigelas incríveis feitas pelas mulheres que participam do projeto Zamanawe, que significa ‘dê uma chance‘. O projeto sem fins lucrativos que deu uma nova chance a mulheres que antes não tinham como sustentar seus filhos. Eu amei tanto que nem tenho coragem de usar a minha! Olha que linda!

O que fazer em Soweto, em Joanesburgo, na África do Sul

Só vi essas tigelas em dois lugares, aqui em Soweto e no aeroporto, pelo triplo do preço, ou mais, hein?! #Ficaadica.

Se você der sorte ainda vai topar com as boas vindas dos Soweto Boys e ganhar uma serenata! Olha eles aí cantando para os clientes desse restaurante.

O que fazer em Soweto, em Joanesburgo, na África do Sul

4. Visite o Mandela House Museum

O número 8115 da Vilakasi Street é um dos lugares que você tem que visitar em Soweto. A casa onde hoje funciona o Mandela House Museum foi construída em 1945 e abrigou durante muito tempo a família de Nelson Mandela, ganhador do prêmio Nobel da Paz e um dos grandes nomes da luta contra o Apartheid na África do Sul.

O que fazer em Soweto, em Joanesburgo, na África do Sul

Andar pela casa, que foi reformada para virar museu, é aprender sobre a vida de um dos homens mais importantes da história da África do Sul.

A casa está cheia de fotos de Mandela com a família e importantes personalidades, títulos, homenagens e presentes e até objetos e alguns móveis originais.

O que fazer em Soweto, em Joanesburgo, na África do Sul

Um dos objetos que mais me chamou a atenção foi essa tampa do fogão, usada por Winnie Mandela, a segunda mulher de Nelson Mandela, como escudo de proteção contra os tiros da polícia, que teimava em passar em frente à casa atirando, para aterrorizar a família.O que fazer em Soweto, em Joanesburgo, na África do Sul

O Mandela House Museum funciona diariamente, das 9h às 17h e a entrada custa ZAR 60 (menos de R$20). Estudantes e crianças de até 6 anos pagam ZAR 20 (cerca de R$5). Confira mais detalhes pelo site oficial.


Não viaje sem seguro viagem, hein?!

Contratar um bom seguro viagem para a África do Sul é a sua garantia de assistência especializada em caso de emergências médicas ou odontológicas, além de imprevistos como atraso de voo, extravio ou dano de bagagem e até perda de documentos.

Use um comparador online para economizar muito e pesquisar planos e seguradoras diferentes em um único lugar. A gente sempre usa o site da Seguros Promo.

Aproveite a oportunidade e ganhe até 10% de desconto usando o código TOPENSANDO05.

QUERO DESCONTO


Leia também: Dicas infalíveis para contratar seguro viagem mais barato


5. Experimente o buffet de almoço do Restaurante Sakhumzi

Depois de uma manhã cheia de história e passeio, que tal comer à vontade em um restaurante self-service que oferece comidas típicas por um preço fixo com direito à sobremesa.

O Restaurante Sakhumzi é praticamente uma instituição em Soweto e seu ambiente ao ar livre é perfeito para uma boa refeição.

O que fazer em Soweto, em Joanesburgo, na África do Sul

Olha só que coisa linda o meu prato com pap (o angu feito com farinha de milho branco), linguiça de porco, frango e outras delícias típicas da culinária sul-africana! Dá água na boca só de lembrar!O que fazer em Soweto, em Joanesburgo, na África do Sul


5. Visite a Igreja Regina Mundi

Da Vilakasi Street direto para a Igreja Regina Mundi, lugar que acolheu os estudantes durante o Levante de Soweto em 1976.

O que fazer em Soweto, em Joanesburgo, na África do Sul

A Igreja é muito importante na história da luta contra o Apartheid e ainda guarda em sua estrutura os buracos dos tiros desse confronto. Emocionante, vivo e transformador.

O que fazer em Soweto, em Joanesburgo, na África do Sul


6. Veja Soweto do alto das Orlando Towers

A próxima parada da nossa viagem por Soweto é perfeita para viajantes mais aventureiros em busca de um pouco mais de adrenalina. As Orlando Towers são verdadeiros cartões postais de Soweto e durante 56 anos foram usadas para gerar energia para a cidade.

O que fazer em Soweto, em Joanesburgo, na África do Sul

Hoje em dia, totalmente desativadas, se transformaram em um centro de aventura vertical onde você pode fazer bungee jump, se jogar em queda livre (dentro da torre), jogar paintball, fazer escalada ou base jumping.

Olha só a Sofia tirando onda… Ela tá dando risada mas ficou bem tensa, viu?! É bem alto e subir dentro dessa gaiola é bem tenso. Vá com coragem!

O que fazer em Soweto, em Joanesburgo, na África do Sul

Ficamos na opção de aventura mais ‘básica’, que foi subir até o alto da torre e curtir a vista de 360 graus de Soweto. Já tava bom demais pra mim!

O que fazer em Soweto, em Joanesburgo, na África do Sul

Você pode conferir todas as opções de aventura nas Orlando Towers e seus respectivos preços no site oficial.


7. Aprenda mais sobre a Freedom Charter na Walter Sisulu Square of Dedication

Um dos lugares que eu mais gostei de visitar em Soweto foi a Walter Sisulu Square of Dedication: museu a céu aberto em Soweto.

Também chamada de Freedom Square, foi exatamente aqui, onde hoje fica essa linda praça cheia de simbolismos interessantíssimos que, em junho de 1955, aconteceu o Congresso do Povo, que reuniu milhares de pessoas para elaborar uma ‘Carta da Liberdade para a África do Sul democrática’, a Freedom Charter, que se tornou a base da Declaração de Direitos e da Constituição da África do Sul.

O que fazer em Soweto, em Joanesburgo, na África do Sul

O passeio pela Walter Sisulu Square of Dedication é super interessante. Mais ainda se você puder contratar um guia pra te contar sobre as peculiaridades desse projeto tão especial.


Leia também: O que fazer em Joanesburgo


O que fazer em Soweto | No Mapa


Leia também: Aprenda a usar o Google My Maps para organizar os seus roteiros de viagem


Roteiro de 10 dias pela África do Sul

Quer saber mais sobre a nossa viagem pela África do Sul?! Dá uma olhada no roteiro completo de 10 dias na África do Sul de carro.

Passeio de tuk tuk em Soweto


Leia mais dicas de viagem para África do Sul


Contamos com o apoio do Visit Joburg para bolar nosso roteiro e organizar a logística em Joanesburgo.


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

  1. Oi, Alessandra! Que post excelente! Rico, informativo, detalhado. Parabéns! Todos esse lugares vc fez com o guia mencionado no início? Um beijo, Lara.

  2. Olá!! Vou para Áfica do Sul em setembro (2019). Estou lendo seus posts. Curti muito, vou copiar e salvar muita coisa. Vc se preocupa muito com os detalhes, as dicas. Muito bom. E adorei essas tigelas. vou querer uma, com certeza rsrs

  3. Olá Alessandra, tudo bem?

    Primeiramente, parabéns pelo post e por todas as informações, elas foram de grande ajuda!
    Estou com uma viagem planejada agora em Agosto para Joanesburgo e pretendo conhecer todos os lugares mencionados no Soweto, pretendo alugar um carro para conhecer o local.

    Vou viajar com um amigo, você acha arriscado nos aventurarmos sozinhos pelas ruas do Soweto, ou você acredita que vai valer mais a pena contatar o guia que você recomendou no post? Eu não sei o quanto nos custaria pagar um guia particular..

    Abraços,
    Danilo

    • oi Danilo, tudo bem?! Acho que vale a pena falar com ele sim. Ou, no máximo, fazer o tour de bike do Lebo’s. Para chegar até esses pontos que te falei não vai ser difícil não. Mas o guia consegue dar um panorama geral com mais informações. Nesse caso acho que vale a pena!

  4. Bom dia ou boa tarde ou boa noite conforme o tempo que cada um viu meu comentario. Antes de mais agradeco a Deus por ter me guiado ate este maravilhoso pais, e maravilhosa cidade de Jonesburgo, concretamnete Soweto, este la no ano passado em outubro, fiquei super animado, lindas paisagens, cidade meio calmo, adorei ver as ifrasestruturas como estadio orlando, bem como essas duas torres ( Orlando Towers), foi fantastico, adorei ainda comer um acho hamburgue gigantesco denominado (Kota) que so com um, ja estas muito bem saciado. Foi muito divertido com povo deste pais irmao, foi penas que teve muito poucos dias, mas em breve ainda meiados deste ano, estarei ai de volta em Soweto, Abracos

  5. Opa, não tinha ouvido falar ainda em Soweto, apenas em Joanesburgo mesmo. Achei muito interessante como essa cidade tem parte na história de luta contra a discriminação racial.
    Muito show esse roteiro de um dia, dá pra aproveitar bastante, hein? Com certeza agora vou querer conhecer lá quando eu for pra Joanesburgo. Pena esse lance dos motoristas de vans serem meio doidos no trânsito, hein?

  6. Já vi uns vídeos do pessoal saltando das torres e achei tenso pra caramba. Ficaria também só na vista lá do alto mesmo. Soweto deve ser uma experiência incrível mesmo.

  7. A África do Sul ainda está nos meus planos. E gostei muito das dicas sobre Soweto. O passeio de tuck tuck parece uma ótima pedida!

  8. Uma verdadeira aula de história! Pena que uma história muito triste. É difícil pensar que a segregação oficial dos negros na África do Sul durou até 1994. E hoje temos toda essa discussão aqui no Brasil se existe ou não preconceito contra os negros, se o sistema de cotas é necessário, etc. Sendo que fomos o último país do mundo a abolir a escravidão :(. Na verdade esses dias em um classe de Espanhol tive que ouvir de uma aluna, que se acha branca mas é parda, que pessoas brancas não tem raça pois são puras e que os negros são os mais preconceituosos. Triste!
    Parabéns pelo post, com certeza vai servir de guia para muita gente e para mim, quando finalmente eu conhecer a África do Sul. Um beijo para as duas!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM